O contraditório e a ampla defesa no processo administrativo disciplinar

Exibindo página 4 de 4
18/04/2018 às 19:00
Leia nesta página:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Constituição Federal assegura, em seu artigo 5, LV, que “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;”.

Com base neste princípio constitucional, verificou-se, no presente trabalho, sua devida observância e aplicação no processo administrativo disciplinar.

Fez-se um apanhado geral acerca da matéria, no primeiro capítulo, que trata da Administração Pública; no segundo capítulo, que cuida do processo disciplinar na Administração Pública, e, por fim, no terceiro, que versa sobre o entendimento dos Tribunais acerca do emprego do princípio da ampla defesa no processo administrativo disciplinar.

Desta forma, em virtude do estudo realizado, no primeiro capítulo verificou-se o conceito de Administração Pública no direito brasileiro, os princípios que devem ser seguidos pela Administração Pública, elencados no artigo 37 da Constituição Federal. Bem como os poderes e deveres do administrador público no desempenho de suas funções, e os poderes administrativos, meios com os quais o administrador atende seus objetivos.

No segundo capítulo, tratou-se do processo disciplinar na Administração Pública. A diferença entre processo e procedimento, classificação do processo administrativo disciplinar, o processo administrativo disciplinar em si, e por fim os princípios que regem o processo disciplinar. Aqui já menciona-se o princípio da ampla defesa, tema central deste estudo, e que foi abordado com maior profundidade no terceiro capítulo.

No último capítulo, demonstra-se o entendimento dos Tribunais quanto ao emprego do princípio da ampla defesa no processo administrativo disciplinar. Primeiramente, tratou-se do princípio da ampla defesa, especificamente aplicado ao processo administrativo disciplinar, como ele é observado nas fases do processo disciplinar, e mais algumas questões pertinentes ao tema.

Por fim, demonstrou-se o posicionamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina na observância da ampla defesa. Em seguida, o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça, e, na seqüência, o posicionamento do Supremo Tribunal Federal. Ressaltou-se que as jurisprudências destacadas foram escolhidas aleatoriamente em pesquisa feita aos sites dos Tribunais mencionados, sem um critério definido, apenas com o objetivo de demonstrar o posicionamento dos Tribunais quanto a observância do princípio da ampla defesa no processo administrativo disciplinar.

Assim, restou evidenciado o cumprimento inerente do objetivo geral e dos específicos, bem como da problemática proposta neste trabalho monográfico, que se age na devida comprovação do posicionamento dos Tribunais frente à obrigatoriedade da observância do princípio da ampla defesa no processo administrativo disciplinar. Todavia, embora pacífico tal entendimento, a Administração Pública por diversas vezes ainda deixa de atentar ao seu cumprimento, como comprovado em algumas das jurisprudências constantes no trabalho.

Ademais, ressalta-se que este trabalho não encerra o necessário destaque a essencialidade da observância da aplicação do princípio da ampla defesa no processo administrativo disciplinar, tal como exposto. Ao contrário, encontra-se o mesmo suscetível às críticas e sugestões da banca examinadora, bem como a estudos a serem realizados posteriormente.


REFERÊNCIAS

ALVES, Léo da Silva. Prática de Processo Disciplinar. Brasília: Brasília Jurídica, 2001.

ARAUJO, Edmir Netto de. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Saraiva, 2005.

BACELLAR JUNIOR, Romeu Felipe. Princípios Constitucionais do Processo Administrativo Disciplinar. São Paulo: Editora Max Limonad, 1998.

BRASIL, Constituição. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições técnicas, 2004.

BRASIL, Constituição federal, código comercial, código tributário nacional/ organizador do código comercial Vera Helena de Mello; organizador do código tributário nacional Roque Antonio Carrazza. 4 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

BRASIL. Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Disponível em: <http: //www.planalto.gov.br/>, Acesso em 28/09/2005.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 14 ed. Rio de Janeiro: Editora Lúmen Júris, 2005.

COLZANI, Valdir Francisco. Guia para Redação do Trabalho Científico. 2 ed. Curitiba: Juruá Editora, 2005.

CRETELLA JUNIOR, José. Curso de Direito Administrativo. 16 ed. Rio de Janeiro: Revista Forense, 1999.

CRETELLA JUNIOR, José. Prática do Processo Administrativo. 2 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1998.

DA COSTA, José Armando. Teoria e Prática do Processo Administrativo Disciplinar. 4 ed. Brasília: Brasília Jurídica, 2002.

DA FONSECA, Tito Prates. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Freitas Bastos, 1939.

DA SILVA, Edson Jacinto. Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar. Leme-SP: Editora de Direito, 1999.

DA SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 24 ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

DE MELLO, Celso Antônio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. 17 ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

DE MELLO, Oswaldo Aranha Bandeira. Princípios Gerais de Direito Administrativo. 1 ed. Rio: Forense, 1969.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 17 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

DOS ANJOS, Luís Henrique Martins e Walter Jone dos Anjos. Manual de Direito Administrativo. 2001.

FERRAZ, Sérgio e Adilson Abreu Dallari. Processo Administrativo. 1 ed. São Paulo: Malheiros, 2002.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

FIGUEIREDO, Lúcia Valle. Comentários à lei federal do processo administrativo (Lei nº 9.784/99). Belo Horizonte: Fórum, 2004.

FIGUEIREDO, Lúcia Valle. Curso de Direito Administrativo. 7 ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

HOUAISS, Antônio e Mauro de Salles Villar. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. 5 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 28 ed. São Paulo: Malheiros, 2003.

MUKAI, Toshio. Direito Administrativo Sistematizado. São Paulo: Saraiva, 1999.

PASSOLD, César Luiz. Prática da Pesquisa jurídica: Idéias e ferramentas úteis para o pesquisador do direito. 2 ed. Florianópolis: Editora OAB/SC, 1999.

ROZA, Claudio. Processo Administrativo Disciplinar & Ampla Defesa. Curitiba: Juruá, 2002.

SILVA, De Plácido. Vocabulário Jurídico. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1984.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, Jurisprudência. Disponível em: <http://www.stj.gov.br/>, Acesso em 01/10/2005.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, Jurisprudência. Disponível em: <http://www.stf.gov.br/>, Acesso em 05/10/2005.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA, Jurisprudência. Disponível em: <http://www.tj.sc.gov.br/>, Acesso em 26/09/2005.

ANEXOS

Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

Jurisprudências do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Jurisprudências do Superior Tribunal de Justiça.

Jurisprudências do Supremo Tribunal Federal.


Notas

1 “Pesquisar e identificar as partes de um fenômeno e colecioná-las de modo a ter uma percepção ou conclusão geral este é o denominado método indutivo”. (PASOLD, 1999, p.85)

2 Vale também destacar que a expressão Administração Pública, é utilizada de duas formas, em letra maiúscula (Administração Pública), quando se refere as pessoas e órgãos administrativos, e em letra minúscula (administração pública), quando trata da atividade administrativa em si mesma (MEIRELLES, 2003, p.58). No entanto para fins desta monografia não será utilizada qualquer distinção.

3 Ver item 1.2.5.

4 A identificação do local de publicação dos atos oficiais encontra-se, geralmente especificados na Constituição Federal, nas Constituições Estaduais, e nas Leis Orgânicas dos Municípios.

5 Art. 37, § 1, da CF: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

6 Lei 8.429/92. Caracterizam improbidade os atos que: art. 9, causem enriquecimento ilícito; art. 10, prejuízo ao erário; art. 11, atentam contra os princípios da Administração Pública.

7 Art. 70.

Parágrafo único, CF: “Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária”.

8 Alguns autores, como Maria Sylvia Di Pietro, não consideram a vinculação e a discricionariedade enquanto poderes, mas sim como características dos demais poderes administrativos.

9 Arbitrário: “que depende da vontade de quem age; sem regras” (Houaiss, 2004, p.57).

10 Abusivo: “uso exagerado, injusto ou errado” (Houaiss, 2004, p.06).

11 Art. 84, IV, CF: “Sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução”

12 O poder disciplinar (que será tratado no próximo item) decorre do poder hierárquico.

13 Esse estudo tratará adiante mais afundo da questão do processo disciplinar. As diferenças em relação ao processo judicial, seu procedimento, eventuais punições etc.

14 Cabe lembrar que “Processo administrativo disciplinar, [...], é o meio de apuração e punição de faltas graves dos servidores públicos e demais pessoas sujeitas ao regime funcional de determinados estabelecimentos da Administração” (MEIRELLES, 2003, p.666). Assim, a expressão servidor público deve ser entendida em sentido amplo, estando contemplados todos os agentes públicos que estiverem sujeitos a regime funcional da Administração Pública.

15 de ofício, por dever de ofício, em razão do ofício.

16 Ver item 2.4.2.

17 ver item 1.3.1 do 1 capítulo.

18Discrime. do latim discrimen (que separa, separação), é o vocábulo que se usa na mesma significação de linha divisória ou limites entre dois prédios ou imóveis (SILVA, 1984, p.182).

19 Art. 5, LV – aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

20 Lembrando que a hierarquia no processo disciplinar foi tratada no item 2.3.1 do segundo capítulo.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos