A Insegurança Jurídica com a Indefinição do Repetro no Rio de Janeiro

04/05/2018 às 11:44
Leia nesta página:

Direito Tributário - Direito de Empresa - Projeto de Lei - Repetro - Petróleo e Gás

Apesar de todas as razões já apresentadas pelos representantes da indústria de óleo e gás aos autores do Projeto de Lei da ALERJ (que pretende alterar a internalização do Repetro no Estado), a situação tributária da prorrogação do incentivo fiscal no Rio de Janeiro permanece indefinida, com a votação em plenário tendo sido prorrogada várias vezes, gerando grave insegurança jurídica no setor.

Embora as empresas de óleo e gás já tenham se manifestado amplamente contrárias à alteração do regime de incentivo fiscal no Estado (já que a proposta da ALERJ poderá acarretar a perda de empregos a médio e longo prazo, fazendo com que os novos investimentos sejam realizados nos Estados que internalizarem o Repetro integralmente), os deputados favoráveis ao projeto parecem ignorar os apelos da indústria e dos trabalhadores do setor.

Ainda que se tenha definido uma proposta de substitutivo para o Repetro no Estado, contida no PL 3660/17, através de uma tabela com cobrança de ICMS escalonada, variando entre 3% para os campos maduros e para as empresas que produzam bens e serviços no Estado; 12% para as empresas fornecedoras com produção nacional, mas localizadas em outros Estados; e até 18% para as companhias com produção no exterior; tal proposta também não trará a esperada competitividade para o Rio de Janeiro.

Isso porque, como se sabe, quase nenhum equipamento da indústria de óleo e gás é produzido integralmente no Rio de Janeiro, de modo que a cobrança escalonada, além de não trazer o resultado proposto pelos deputados, ainda criará desigualdades tributárias dentro do próprio Estado, criando diferenças de investimentos conforme a região em que o equipamento será produzido ou explorado.

Não há dúvida de que a indefinição para a votação em Plenário do Repetro, prejudica os novos investimentos, além de trazer insegurança jurídica aos investidores interessados em ampliar os negócios no Estado. Apesar da arrecadação recorde de R$ 7,5 bilhões em algumas áreas na Bacia de Campos no último leilão, sabe-se que isso somente ocorreu porque ainda existe uma confiança do setor de petróleo de que a ALERJ acolherá o Repetro como um todo.

É urgente, portanto, uma definição sobre a questão, ou através do arquivamento definitivo do projeto ou a sua inclusão em pauta para votação em plenário, com a máxima urgência, para que a internalização integral ou não do Repetro seja efetivamente decidida pelos parlamentares eleitos pelo povo (os quais, esperamos, que, em sua maioria, sejam contrários ao projeto), a fim de se impulsionar a urgente retomada econômica da indústria petrolífera em todo o Estado.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Leandro Luzone

LEANDRO LUZONE é advogado, consultor jurídico e palestrante. Atua em direito civil e empresarial, direito dos negócios e em direito internacional. É sócio fundador da Luzone Advogados, escritório de advocacia empresarial, e da Luzone Capital, empresa de intermediação de negócios e assessoria em Fusões e Aquisições. Em sua atividade como advogado, Leandro Luzone assessora empresas brasileiras e estrangeiras com atividade no Brasil e no exterior. Com grande experiência global, Luzone estudou na Academia de Direito Internacional de Haia, na Holanda, e é membro da International Bar Association, com sede em Londres, Inglaterra. Luzone é ainda colaborador do Banco Mundial na área do direito societário e de investimentos no Brasil, orientando o banco na elaboração do famoso relatório Doing Business, que mede a regulamentação do ambiente de negócios em vários países do mundo. Autor de vários livros, incluindo “Patrimônio: Defenda o seu e o de sua Família”, Luzone é reconhecido por seus artigos e livros sobre educação jurídica destinados para pessoas e empresas dos mais diversos perfis.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos