Karl Marx e Immannuel Kant.

A racionalidade e o criticismo de Kant e a luta de classes de Marx

27/05/2018 às 12:43
Leia nesta página:

Kant e Marx trazem em suas obras conceitos e ideias que auxiliam na compreensão da humanidade e sua iinter-relação com o Direito. Não compreendê-los é deixar de lado pensadores que são cruciais para interpretar o Direito e sua relação com o Estado.

Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo prussiano, foi fundador da “Filosofia Crítica” na qual procurou explicar como é o funcionamento do mecanismo de apreensão e compreensão da realidade que permite ao homem saber ser inserido em um universo. Kant é considerado como o principal filósofo da era moderna. Ele é revolucionário em sua teoria por colocar o homem não como objeto do conhecimento, mas como sujeito do conhecimento. (BITTAR, 2001). Conforme afirma Bittar (2001 p. 260), “o homem na doutrina kantiana governa-se combatendo em leis inteligíveis (puramente racionais) e naturais (empíricas e sensíveis) ”, sendo Kant um marco central no campo da ética. Sua contribuição na construção do Estado de Direito positivo foi crucial, pois para ele, o Direito reduz-se a disciplinar as ações externas dos homens e a tornar possível sua existência. Todo homem é um fim em si mesmo, um sistema particular capaz de governar-se a si próprio de acordo com a orientação da máxima decorrente do imperativo categórico, por ser o homem, um de natureza racional, esse ser que tem como princípio o domínio de si, a vontade aparece como autônoma e liberta de qualquer heterogenia, e se a vontade consiste em certa causalidade, então a qualidade desta é a liberdade, com base nesta liberdade que se causa a adequação do homem ao imperativo, e isto resulta em felicidade. De acordo com Kant, todos os homens estão dotados, só pelo fato de serem racionais, e ao qual deverão conduzir suas condutas. O agir livre é o agir moral; o agir moral é o agir de acordo com o dever; o agir de acordo com o dever é fazer de sua lei subjetiva um princípio de legislação universal, inscrita em toda a natureza. Sobre o fim do Estado, Bittar traz que o Estado deve assegurar aos cidadãos o gozo dos seus direitos, mas não deve ingerir-se nas atividades e interesses individuais, a sua função é basicamente assegurar a liberdade. A necessidade de paz para o Estado é a limitação às liberdades individuais, emergente na teoria de Kant a noção de paz perpétua, somente atingida se consolidada a formação de uma federação que seria uma associação entre Estados, sem perda de soberania.

Dentre as principais críticas de Marx (1818-1883) estão: constituição dos proletários em classe, derrubada da supremacia burguesa, conquista do poder político pelo proletariado. Suas obras que merecem destaque são “O capital”, de 1867; “Crítica da filosofia do direito de Hegel”, de 1843; “Teses sobre Feuerbach, de 1845 “O Manifesto comunista”, de 1848; e “A ideologia alemã”,  de 1845/1946. Suas obras trazem o homem sendo reconhecido como força produtiva, como ser econômico e historicamente engajado. O percurso intelectual marxista retrata acentuada preocupação de colocar a sua obra a serviço da classe do proletariado, na qual defende a ideia de que as forças produtivas são o resultado da energia posta em prática pelos homens e pelas condições em que esses homens se encontram pelas forças produtivas já alcançadas anteriormente já criadas: força essa que é resultado da geração anterior. A noção motor da história é a luta de classes, que se antepõem às alterações dos meios de produção e as forças produtivas, que desfilam no curso da história, mas os sujeitos concretos envolvidos em relações econômicas, trabalhando, produzindo, modificando a natureza, instrumentos e técnicas, redefinindo espaços de produção e reconceituando as formas de dominação, de exploração e de enriquecimento. A humanidade do século XX não pode ser lida, e muito menos entendida sem que se atente a repercussão que o marxismo trouxe para a política mundial: direitos constitucionais sociais (como exemplo a Constituição da República Federativa do Brasil); divisão do mundo em blocos; Guerra Fria; legislação trabalhista; tomando consciência de que as reivindicações dos ativistas marcam a nossa história. O materialismo histórico dialético proposto por Marx, trazido na obra de Bittar (2001) explica que somos o que as condições materiais determinam que sejamos, ou seja, somos produto das relações, e nossa forma de ser e pensar nasce dessa relação. Também somos históricos porque política e sociedade não surgem de decretos divinos, ou ao acaso, mas surgem e dependem da ação concreta dos homens (BITTAR, 2001).

Referências

BITTAR, Eduardo C. B. Bittar; ALMEIDA, Assis de Almeida. Curso de Filosofia do Direito. São Paulo: Atlas, 2001.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Claudinei Flávio Ferreira

Atua há 15 anos na área de Recursos Humanos, tendo atuado também como docente nas disciplinas de Relações Humanas e Gestão de Pessoas. Formado em Administração de Empresas com Habilitação em Recursos Humanos e MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Uniasselvi e Anhanguera). Atualmente, cursando Direito, na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, acredita que somente a EDUCAÇÃO foi, é, e sempre será o mais importante instrumento de transformação social.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos