Capa da publicação Avaliação de empresas em apuração de haveres judiciais
Artigo Destaque dos editores

Avaliação de empresas em apuração de haveres judiciais

Exibindo página 4 de 4
17/08/2020 às 12:00
Leia nesta página:

  3 CONCLUSÃO 

Este trabalho procurou demonstrar, de forma geral, os principais aspectos relacionados à avaliação de empresas em apuração de haveres judiciais, dentro dos métodos possíveis de aplicação a este tipo de perícia.

Ao avaliar uma empresa, por determinação judicial, o perito trabalha com métodos quantitativos, entretanto, as avaliações incorporam premissas subjetivas, não estando exclusivamente fundamentadas nas técnicas das ciências exatas.

A elaboração do balanço de determinação ou balanço especial em apuração de haveres judiciais é obrigatória segundo nossa legislação pátria. Nessa demonstração o Perito Contábil procura avaliar a empresa na data-base, a valor de mercado, que serve como base essencial à demonstração e cálculo dos haveres que cabem ao sócio retirante ou aos herdeiros do sócio pré-morto.

O Balanço de determinação, que apura o valor da empresa de forma mais ampla possível, incluindo ativos tangíveis e intangíveis, inclusive com o reconhecimento do goodwill, é um avanço da legislação brasileira, sendo uma importante metodologia de apuração de haveres, pois embora parta dos resultados contábeis, supera as limitações básicas da contabilidade societária.

Na elaboração do balanço de determinação, o perito deve buscar um valor econômico justo para a empresa avaliada. Em decorrência disto, é possível a aplicação do balanço de determinação juntamente com o fluxo de caixa descontado, método amplamente utilizado em negociações de fusões e aquisições, que melhor revela a situação econômica e a capacidade de geração de riqueza de uma empresa.

A tarefa mais complexa para o perito avaliador é determinar o valor do goodwill não adquirido, que será evidenciado no balanço de determinação, que pode ser apurado via fluxo de caixa descontado, que apura o valor da empresa de forma global, refletindo o valor dos intangíveis, que contribuíram para a geração de lucros e fluxos de caixa futuros.

Assim, concluímos que o balanço de determinação apura o valor de mercado de cada item patrimonial de forma individual, que de forma complementar entre si, pode se utilizar o método de fluxo de caixa descontado, para se avaliar a empresa como um todo, evidenciando com isto, todos os intangíveis principalmente o goodwill.

Desta forma, o valor de uma empresa pode ser apurado pelo fluxo de caixa descontado, sendo a diferença deste valor para o valor total dos ativos líquidos identificáveis, o valor do goodwill a ser identificado no balanço de determinação.


REFERÊNCIAS

BRASIL. Súmula STF no 265, de 13 de dezembro de 1963. Disponível em: <http://www.stf.gov.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudencia.asp?s1=265.NUME.%20NAO%20S.FLSV.&base=baseSumulas>. Acesso em: 19.mar.2008.

______. Normas Brasileiras de Contabilidade. Resolução CFC no 732/92, de 22 de outubro de 1992. NBC T 4 – Da Avaliação Patrimonial.

______. Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil brasileiro. Diário Oficial da União. Brasília, p. 1, 11.jan.2002.

______. Lei no 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404/1976. Diário Oficial da União. Brasília, 28.dez.2007.

DAMODARAN, Aswath. Avaliação de investimentos – Ferramentas e Técnicas para a Determinação do Valor de Qualquer Ativo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

_____. A face oculta da avaliação. São Paulo: Makron Books, 2002.

ESTRELA, Hernani. Apuração de haveres de sócio. Rio de Janeiro: José Konfino, 1960.

FALCINI, Primo.  Avaliação econômica de empresas: técnica e prática. São Paulo: Editora Atlas, 1995.

FASB. Financial Accounting Standards Board. Statement of Financial Standards no 141: Business Combination. June, 2001.

HOOG, Wilson Alberto Zappa, Moderno Dicionário Contábil: da Retaguarda à Vanguarda. 2a ed. Curitiba: Juruá, 2005.

______. Resolução de Sociedade: avaliação do patrimônio na apuração de haveres. 3a ed. Curitiba: Juruá, 2007.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; Teoria da contabilidade. 5a ed. São Paulo: Atlas, 1997.

MANOBE, Massonori. Contribuição à mensuração e contabilização do goodwill não adquirido. Tese (Doutoramento) – Faculdade de Economia e Administração. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1986.

MARTELANC, Roy; PASIN, Rodrigo; CAVALCANTE, Francisco. Avaliação de Empresas: um guia para fusões & aquisições e gestão de valor. São Paulo: Pearson/Financial Times, 2005.

MARTINS, Eliseu. Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

MÜLLER, Aderbal N; TELÓ, Admir Roque. Modelos de avaliação de empresas. Revista da FAE Business School. Curitiba, v. 6, no 2, maio/dez, 2003.

NEIVA, Raimundo A. Valor de mercado da empresa. 2a Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de. Avaliação de Sociedades: Apuração de Haveres em Processos Judiciais. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

PAULO, Edilson. Et Al. As Práticas dos Peritos Contadores na Apuração de Haveres. RBGN Revista Brasileira de Gestão de Negócios. São Paulo, v. 8, no 22, set/dez, 2006.

PEREZ, Marcelo Monteiro; FAMÁ. Rubens. Avaliação de Empresas e Apuração de Haveres em Processos Judiciais: uma análise segundo a Teoria de Finanças.  Seminário em Administração, 6.2003. São Paulo. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/Semead/6semead/finan%E7as/05Fin%20-20Avalia %E7ao%20Apura%E7ao%20Processos.doc>. Acesso em: 18.mar.2008.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

SÁ, Antonio Lopes de. Perícia Contábil. São Paulo: Atlas, 1994.

______. Fundo de Comércio: Avaliação de Capital e Ativo Intangível. Curitiba: Editora Juruá, 2007.

SANTOS, José Luiz dos. Ativos Intangíveis: Fonte de Vantagem Competitiva. Revista Contexto. Porto Alegre, no 10, 2o semestre, 2006.

SCHMIDT, Paulo; SANTOS, José Luiz dos. FERNANDES, Luciane Alves. Avaliação de Empresas. São Paulo: Atlas, 2006.

______;______. Avaliação de ativos intangíveis. São Paulo: Atlas, 2002.

VAZ, Alcides. Perícias contábeis judiciais e extrajudiciais. Manual Prático – IOB, 1993.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Carlos Martins

Contador, atua como Perito-Contábil há mais de 20 anos, em processos cíveis e trabalhistas, inclusive em avaliação de empresas para apuração de haveres. Cadastro Nacional de Peritos Contábeis nº 6250. E-mail: [email protected]

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MARTINS, Carlos. Avaliação de empresas em apuração de haveres judiciais. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 25, n. 6256, 17 ago. 2020. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/66741. Acesso em: 29 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos