Divergência sobre a possibilidade da apilicação do indulto no sursis

Leia nesta página:

Diante de toda a análise da situação hipotética acima, vejamos que é possível a aplicação do indulto para a pessoa beneficiada com a suspensão condicional do processo (Sursis processual).

1.    INTRODUÇÃO

A princípio, não pode confundir o indulto natalino com a saída temporária. Nesse sentido, o indulto, é concedido pelo Presidente da República, por meio de um decreto, e não apenas de forma individual, ou seja, para uma só pessoa e sim para a coletividade. O indulto é o perdão da pena, podendo ter ele sua redução parcial e até total, havendo a extinção.

O presente artigo tratará do indulto natalino, no sentido de haver ou não a possibilidade de sua aplicação para a pessoa beneficiada com a suspensão condicional do processo (Sursis processual).

Por óbvio, o requerente desse benefício deve preencher os requisitos objetivos para a obtenção do Indulto, nos termos do Decreto Presidencial número 9.246, de 21 de dezembro de 2017, apresentando todas as documentações comprobatórias para fazer jus a esse direito.

2.    O SURSIS E O INDULTO NATALINO

Sabemos que na fase de execução penal, para haver a concessão de um certo benefício é necessário ter cumprido certos requisitos. O objeto em questão desse artigo científico é no tocante ao Sursis, ou seja, se seria ou não um regime de cumprimento de pena e se caberia a aplicação do indulto natalino, vejamos uma hipótese:

Em uma situação hipotética onde o pleiteante (cumprindo pena pelo crime de ameaça) do benefício está cumprindo Sursis nos moldes do quanto preconizado pelo artigo 77 e seguinte do Código Penal. Porém, a execução penal do mesmo teve início na data de 28/03/2017, sendo certo que o solicitante atende ao quanto disposto no art. 1, inciso II, do Decreto Presidencial n° 9.246 de 21/12/2017, ou seja o art. 1, em seu inciso II, estabelece que:

“Artigo 1º: O indulto natalino coletivo será concedido às pessoas nacionais e estrangeiras que, até 25 de dezembro de 2017, tenham cumprido:

II - um terço da pena, se não reincidentes, e metade da pena, se reincidentes, nos crimes praticados com grave ameaça ou violência a pessoa, quando a pena privativa de liberdade não for superior a quatro anos”

Nota-se, que o período de prova do Sursis de 02 (dois) anos, temos que da data do início do cumprimento (28/03/2.017) até a data prevista no decreto referido acima (25/12/2.017), restou transcorrido o período de tempo superior a 1/3 (um terço) do período de prova imposto. Vale ressaltar, que se o pleiteante não estiver encaixado nos moldes do rol impeditivo do artigo 3° do decreto e artigo 4º, vejamos o inciso III, do artigo do 8°, do decreto:

“Artigo 8º: Os requisitos para a concessão do indulto natalino e da comutação de pena de que trata este Decreto são aplicáveis à pessoa que:

III - tenha sido beneficiada com a suspensão condicional do processo. Portanto, uma vez expedido o decreto presidencial de indulto natalino, os juízes das varas das execuções penais são obrigados a acatá-lo"

3.    CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante de toda a análise da situação hipotética acima, vejamos que é possível a aplicação do indulto para a pessoa beneficiada com a suspensão condicional do processo (Sursis processual). No mais, o STF, em decisão da lavra do saudoso Ministro Teori Zavascki, quando do julgamento dos HC n° 123827, 123828 e 123973, decidiu no sentido de que o SURSIS se trata de regime de cumprimento de pena, possuindo natureza de sanção pena e no HC n° 80203 foi reconhecido que o sursis é forma de cumprimento de execução penal.

Além de preencher os requisitos para obtenção desse benefício, há de se declarar e pleitear pela extinção de punibilidade prevista nos termos do art. 107, inciso II, 3ª figura, do Código Penal.

Vale ressaltar, que esse posicionamento é minoritário, vez que prevalece o entendimento de que o Sursis não teria caráter de pena, logo não seria possível a aplicação de indulto.

4.    REFERÊNCIAS

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm>

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9246.htm>

Disponível em: <https://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/25262335/medida-cautelar-no-habeas-corpus-hc-123827-rj-stf>

Disponível em: <https://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/25262336/medida-cautelar-no-habeas-corpus-hc-123828-rj-stf>

Disponível em: <http://m.stf.gov.br/portal/noticia/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=292335>

 

 

Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Fabia Cardeal

Estagiária em direito do trabalho

Marislei

Trabalha na USP-RP

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos