Sua proposta comercial tem lógica?

Leia nesta página:

Quando um espaço mental não é preenchido com um traço essencial ou informação, nosso cérebro tende a não reconhecer, de maneira adequada, o conceito que está diante dele, ou seja, ele fica confuso! Então, como fazer seu cliente entender o que você pode fazer por ele?

Teste prático:

O QUE É O QUE É: TEM RABO, QUATRO PATAS, BIGODE E UMA BOLINHA COM PINTINHAS AMARELINHAS?

Substantivo é aquilo que por si só designa a própria substância, ou seja a essência, a matéria. É um termo com origem no latim “substantivu” que significa “substancial”.

Substantivo e proposta

A palavra proposta nada mais é que um substantivo da solução (produtos+serviços) que sua empresa oferece.

Como você acha que sua mente armazena estruturas ou representações para reconhecimento de substantivos?

Por exemplo, quando pensamos num animal (um gato!), certos espaços mentais devem ser preenchidos com traços essenciais para que se consiga ter reconhecimento, como por exemplo: quatro patas, rabo, bigode e orelhas pontudas - lembrando que alguns traços sempre são mais importantes que outros.

Você percebe, no exemplo acima, que quando um espaço mental não é preenchido com um traço essencial ou informação, nosso cérebro tende a não reconhecer, de maneira adequada, o conceito que está diante dele? Ou seja, ele fica confuso!

Esta é uma das razões pela qual diversas propostas são rejeitadas, demoram a ser aceitas ou ficam indo e voltando, em intermináveis revisões. Ao não preencher todos os espaços mentais necessários para que o cliente tivesse a perfeita compreensão lógica de da proposta que recebeu o negócio acaba morrendo ou não tendo o resultado esperado, nem por você, e nem pelo seu cliente.

Quando as lacunas existem e nossos produtos/serviços podem ajudá-lo a reduzí-las, surge uma oportunidade de venda.

IDENTIFIQUE LACUNAS DO CLIENTE

Acontece que,  assim como você viu no exemplo acima, o cliente deseja ver na proposta que o vendedor compreendeu corretamente onde a sua empresa está e, principalmente, onde vai chegar, ao adquirir sua solução. Isto é: a proposta apresentada precisa preencher os objetivos específicosdaquela sua necessidade.

De maneira geral, uma proposta para solução de venda complexa, precista ter:

FOTOGRAFIA OU ESCOPO ATUAL

É preciso que o cliente veja que você compreendeu, de maneira clara, a situação vivenciada por ele no momento da análise da empresa antes de fazer a proposta.

OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS

A sua proposta precisa demonstrar, de maneira clara ao cliente, o que ele vai conseguir, corrigir (ou evitar) ao adquirir sua solução.

MÉTODO DE TRABALHO

Deixe bem claro como será sua abordagem, o plano, os produtos e os serviços que serão utilizados, para atingir o objetivo desejado

QUALIFICAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Demonstre a sua capacidade e de sua equipe para fazer o que você propõe. O cliente  precisa ter evidências de seu conhecimento prévio (teórico e prático) em implementar a metodologia sugerida.

INVESTIMENTOS E CUSTOS

Além do valor da proposta, custos extras que ele terá com transportes, hospedagem e alimentação, devem estar elencados, mesmo que não possam ser mensurados. O cliente precisa saber do montante que terá que pagar, pois isto reflete diretamente na metodologia utilizada e na sua qualificação para o serviço.

QUAIS BENEFÍCIOS

O cliente vai precisar saber quais benefícios receberá ao selecionar sua empresa e a abordagem metodológica proposta e porque ele deve optar pelos custos associados a essa escolha (Não confunda com objetivos).

Segurança Jurídica

O cliente precisa entender que tudo o que está sendo oferecido será entregue e está de acordo com o regramento jurídico. Por isso garantias, equipe e outros vínculos devem ser expressos de maneira clara. procure um advogado de sua confiança que entenda de vendas complexas.

Procure um advogado!

Lembre que a mente de seu cliente precisa detectar essas informações em sua proposta

Conclusão "lógica"!

Ou seja, ele precisa entender que você o compreendeu e que a solução que você está ofertando vai ajudá-lo a melhorar uma situação real, dentro do negócio dele e, que talvez ele nem soubesse que estava vivenciando.

Por fim, independentemente dos nomes dados aos componentes elencados, lembre que a mente de seu cliente precisa detectar essas informações em sua proposta. Isso criará o vinculo necessário para gerar bons negócios.

Sucesso!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Laval Advocacia - Especializada em pessoas

Como Trabalhamos O nosso objetivo é produzir o melhor resultado para os nossos clientes. Embora não possamos garantir vitórias, podemos assegurar o nosso empenho. Somos insistentes e atentamos aos detalhes. Temos aversão à zona de conforto, adoramos desafios e causas difíceis. Equipe Multidisciplinar É cada vez mais raro que as demandas jurídicas sejam bem enfrentadas e resolvidas por uma única especialidade do Direito. Por isso, trabalhamos em equipe, não acreditamos em heróis solitários e com isso mantemos o foco nas necessidade do cliente. Seu tempo respeitado Entendemos que o seu tempo é fundamental. Um resultado positivo, mas tardio, é a negação do melhor resultado. Entendemos o sentido de urgência de cada demanda e a necessidade de manter os nossos clientes totalmente informados. Técnica e Arte A advocacia é, acima de tudo, arte. Não consegue aceitar padrões fechados e dados de antemão. Para nós, cada caso tem a sua peculiaridade, requer uma estratégia própria de enfrentamento. É preciso criatividade, encontrar e articular os argumentos, ponderar como e quando apresentá-los, escolher bem as palavras e refinar a estratégia. A técnica nos faz compreender o Direito e a arte o modo de usá-lo. A conjugação da técnica e da arte produz o resultado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos