Meio ambiente: o estudo de impacto ambiental aplicado no ordenamento jurídico e na defesa dos recursos ambientais

Exibindo página 1 de 4
06/08/2018 às 17:57
Leia nesta página:

O presente artigo teve como foco principal a análise do Estudo de Impacto Ambiental sob um espectro jurídico, assim como foi apreciado de acordo com a necessidade de ser aplicado em prol da defesa de uma natureza sadia e sustentável.

1- INTRODUÇÃO 

O tema da pesquisa é Meio Ambiente, sendo trabalhado de modo específico o Estudo de Impacto Ambiental e sua aplicação no ordenamento jurídico e na defesa, prevenção e proteção aos recursos ambientais. Será respondido no decorrer do presente trabalho, o problema o qual é a importância do Estudo de Impacto Ambiental no combate a degradação do meio ambiente?

Ao levantar tal problema, se faz necessário abordar outras questões importantes, tais como: o que é o Estudo de Impacto Ambiental e quais são suas finalidades? Qual a natureza do Estudo de Impacto Ambiental? Quais os casos que são abrangidos pelo Estudo de Impacto Ambiental? Quais os órgãos competentes para executá-lo?

O objetivo principal da presente pesquisa é verificar a importância da realização e utilização do Estudo de Impacto Ambiental. Os objetivos específicos são: pesquisar o que é o Estudo de Impacto Ambiental e quais são suas finalidades; averiguar qual é a natureza do Estudo de Impacto Ambiental; constatar quais os casos são abrangidos pelo Estudo de Impacto Ambiental; certificar quais são os órgãos competentes para executá-lo.

A presente pesquisa justifica-se por questões cruciais as quais envolvem o meio ambiente tendo em vista que ele é o resultado de uma integração de todo um conjunto de elementos naturais e culturais os quais abrangem uma natureza real e artificial, assim como os bens culturais correlatos, ou seja, o meio ambiente é a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que proporcionem de certo modo o desenvolvimento equilibrado da vida em todas suas acepções.

Todavia, esse desenvolvimento equilibrado não ocorre como o esperado sendo necessária para sua manutenção a utilização de medidas preventivas com a finalidade de preservação, recuperação e revitalização do meio ambiente. Importante frisar que a qualidade do meio ambiente em que nós vivemos influi diretamente na nossa qualidade de vida.

É sabido que a realidade do meio ambiente não é das melhores face as grandes alterações climáticas e impactos negativos existentes. Para solucionar tal problemática necessário se faz realizar mobilizações e ações governamentais com foco no cidadão no que diz respeito a adoção de práticas que visem e garantam a sustentabilidade.

No entanto, existem outras medidas fora a conscientização da população que podem ser providenciadas, como por exemplo, as ações legais do Poder Público que visam através da obediência às normas de cunho ambiental, proteger o meio ambiente.

São diversos os meios que o Poder Público capitaneado pelo Direito Ambiental possui no intuito de resguardar o meio ambiente, e dentre esses, está o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Este é um ato administrativo de controle preventivo de atividades de particulares no exercício de seus direitos.

Desta forma, percebe-se que o Estudo de Impacto Ambiental como instrumento de controle ambiental é um instrumento destinado a verificar a observância das normas de Direito Ambiental pelos seus destinatários uma vez que este imprime enorme condicionamento às atividades humanas, objetivando resguardar a qualidade do meio ambiente.


2- NOÇÕES BÁSICAS DO MEIO AMBIENTE

2.1- Aspectos Gerais

São várias as idéias e sentidos associados ao meio ambiente. O meio ambiente mais conhecido por todos como natureza, é um lugar onde o seu significado é observar, preservar e apreciar. Outra sugestão de significado ao meio ambiente é aquele que o relaciona a ter recursos geradores de matéria prima e energia.

O meio ambiente de um ser vivo é representado por tudo aquilo que o rodeia e influi sobre ele. É constituído por fatores bióticos e fatores abióticos. Os fatores bióticos são os outros seres vivos com quem compartilha o meio ambiente, tanto da mesma espécie como de outras espécies. Os fatores abióticos são os fatores do ambiente físico que influem sobre o ser vivo: a temperatura, a umidade, o relevo do terreno, etc. (FIORILLO, 2009, p. 20)

No entanto, o meio ambiente não é visto apenas como a natureza intocada, um pedaço da Terra onde o ser humano é separado da natureza, mas como qualquer espaço, mesmo onde há a interação com o ser humano, suas modificações ao meio, sua cultura. A espécie humana é mais uma espécie fazendo parte do conjunto das espécies vivas da Terra.

Com isso, é que podemos dizer que o meio ambiente, apresenta pelo menos quatro significativos aspectos. São eles: artificial, cultural, natural e do trabalho.

O meio ambiente artificial é o espaço urbano, ou seja, é aquele construído ou alterado pelo ser humano, sendo constituído pelos edifícios urbanos, que são os espaços públicos fechados, e pelos equipamentos comunitários, que são os espaços públicos abertos, como as ruas, as praças e as áreas verdes. Embora esteja mais relacionado ao conceito de cidade o conceito de meio ambiente artificial abarca também a zona rural, referindo-se simplesmente aos espaços habitáveis, visto que nele os espaços naturais cedem lugar ou se integram às edificações urbanas artificiais. A respeito desse tipo, afirma Celso Antônio Pacheco Fiorillo:

Como já tivemos a oportunidade de ressaltar, o meio ambiente artificial é compreendido pelo espaço urbano construído, consistente no conjunto de edificações (chamado de espaço urbano fechado), e pelos equipamentos públicos (espaço urbano aberto). Dessa forma, todo o espaço construído, bem como todos os espaços habitáveis pelo homem compõem o meio ambiente artificial.

O meio ambiente natural é o contraste do ambiente construído, que compreende os espaços e elementos que são fortemente influenciados pelos seres humanos, considerando que o natural envolve unidades ecológicas que funcionam como sistemas naturais, sem intervenção humana em massa, incluindo toda a vegetação, os microrganismos, solo, rochas, a atmosfera e os fenômenos naturais que ocorrem dentro de suas fronteiras, bem como recursos naturais e os fenômenos físicos que não têm fronteiras bem definidas, como o ar, água e clima, assim como a energia, a radiação, carga elétrica, e do magnetismo, não provenientes da atividade humana. Sobre esse assunto Celso Antônio Pacheco Fiorillo preceitua “O meio ambiente natural ou físico é constituído pela atmosfera, pelos elementos da biosfera, pelas águas, pelo solo, pelo subsolo, pela fauna e flora.” (FIORILLO, 2009, p. 20)

Adentrando a idéia de meio ambiente cultural, o seu estudo baseia-se na proteção do patrimônio cultural que é composto pela universalidade de bens representativos da cultura do país. Tais bens são tanto de natureza material, a exemplo dos lugares, objetos e documentos de importância para a cultura, quanto imaterial, a exemplo dos idiomas, das danças, dos cultos religiosos e dos costumes de uma maneira geral. Embora comumente possa ser enquadrada como artificial, a classificação como meio ambiente cultural ocorre devido ao valor especial que adquiriu. O meio ambiente cultural também se constitui pelo patrimônio histórico, artístico, arqueológico, paisagístico, manifestações culturais, populares, dentre outros.

Por fim, o meio ambiente do trabalho, diversamente das outras divisões acima abordadas, relaciona-se de forma direta e imediata com o ser humano trabalhador no seu cotidiano, em sua atividade laboral exercida em proveito de outrem, ou seja, se trata das condições existentes no local de trabalho atinente à qualidade de vida do trabalhador uma vez que lhe é garantido a promoção da salubridade e a incolumidade física e psicológica, independente de atividade, do lugar ou da pessoa que a exerça. Sobre o meio ambiente do trabalho, pensa José Afonso da Silva:

É um meio ambiente que se insere no artificial, mas digno de tratamento especial, tanto que a Constituição o menciona explicitamente no art. 200, VIII, ao estabelecer que uma das atribuições do Sistema Único de Saúde consiste em colaborar na proteção do ambiente, nele compreendido o do trabalho. O ambiente do trabalho é protegido por uma série de normas constitucionais e legais destinadas a garantir-lhe condições de salubridade e de segurança.

Já para a ordem jurídica, pode-se conceituar meio ambiente de maneira globalizante, conforme podemos observar na definição de José Afonso da Silva (2010, p. 18):

O meio ambiente é, assim, a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. A integração busca assumir uma concepção unitária do ambiente, compreensiva dos recursos naturais e culturais.

2.2- Relação com o Ordenamento Jurídico

Importante analisar de início um pequeno contexto histórico para elucidar a referida relação.  O estudo do meio ambiente sempre foi chamado de ecologia, palavra advinda da Grécia através dos termos oikos (casa) e logia (estudo). Essa palavra é utilizada desde o século XIX, como ramo da biologia. Por sua vez, o estudo do meio ambiente, juridicamente falando, é algo relativamente recente, tendo em vista que até pouco tempo atrás sequer havia lei que tratasse do Direito Ambiental. A preocupação com a preservação do meio ambiente e os efeitos que a sua degradação poderia causar se intensificou ao longo dos anos, chamando a atenção da comunidade internacional, fazendo surgir, consequentemente, diversas formas de reuniões internacionais, ao longo do mundo, que passaram a ser realizadas, no intuito de se adotar medidas efetivas de proteção ambiental, tais como a Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente em Estocolmo no ano de 1972 e a Conferência das Nações Unidas no Rio de Janeiro no ano de 1992, dentre outras. (FIORILLO, 2009, p. 27)

No Brasil,  em 1981, é criada a Lei 6.938 que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente, que prevê, como objetivo geral, a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental. Essa mesma lei traz em seu bojo através do artigo 3º, I, o conceito de meio ambiente o qual está assim expresso:

Art. 3º, caput, da lei 6.938/81: Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;

Nota-se, com a análise do artigo acima colacionado, que o conceito engloba os elementos vivos ou não da natureza, como também aqueles que abrigam qualquer tipo de vida,o que inclui espaços artificiais, ou seja, espaços criados pelo homem.

 Aparece ainda, o Decreto 9.649 de 27 de maio de 1998, que trata da organização do Poder Público, dividido em órgãos destinados a cuidar de questões intimamente associadas ao meio ambiente a exemplo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), e do o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Era perceptível o emergente Direito Ambiental o qual estabelecia novas diretrizes de conduta e definições claras para o meio ambiente, assim como qualificava as ações dos agentes modificadores e provia mecanismos para assegurar a proteção ambiental. A população passou a compreender melhor a importância da preservação ambiental. O direito, que já vinha prevendo leis protetivas, passou a ampliar ainda mais essa proteção dando ênfase, principalmente, à aplicação dos princípios fundamentais e específicos de direito ambiental. Essa noção também foi detectada por Carlos Gomes de Carvalho:

A amplitude dos problemas ecológicos hodiernos leva-nos, necessariamente, a considerar a ecologia e a proteção dos recursos naturais renováveis, o amparo à fauna e à flora, a defesa do ambiente saudável, sob uma multiplicidade de enfoques. Neste sentido, não é mais uma questão que interessa apenas aos cientistas, aos biólogos, aos químicos, aos botânicos, aos naturalistas etc, mas, com idêntico relevo e importância, passa a ser uma preocupação que adentra ao âmbito do político – institucional, do econômico, do social, do filósofo e ético e, last but not least, do jurídico.

Destarte, tornou-se inevitável a adoção do Direito Ambiental como direito fundamental por diversos países e pelo Brasil com o avanço da importância e impacto das questões ambientais. E o tema consagrou-se definitivamente em 1988 a Constituição Federal se referiu em diversos dispositivos ao meio ambiente, recepcionando e atribuindo a este o sentido mais abrangente possível. Inclusive a Carta Magna de 1988, possui um capítulo destinado à proteção do meio ambiente. Diante disso a doutrina brasileira de direito ambiental passou, com fundamentação constitucional, a dar ao meio ambiente o maior número de aspectos e de elementos envolvidos. Assim dispõe nossa Carta Magna:

Art. 225, caput da Constituição Federal: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Outro ponto interessante sobre acerca da preocupação com o ambiente é que a sua função social é de interesse e responsabilidade do Poder Público e do proprietário em prol coletividade. Assim de acordo com Roxana Cardoso Borges[4]:

A função ambiental da propriedade é, assim, uma atividade do proprietário e do Poder Público exercida como poder-dever em favor da sociedade, titular do direito difuso ao meio ambiente. O direito subjetivo, desta forma, deve conciliar-se com a função da propriedade. É a função administrativa que obriga o Estado a intervir em situações jurídicas individuais, e a função ambiental está aí incluída.

Concluímos após a análise desta relação que o Direito ambiental é um ramo de direito autônomo, com princípios específicos que possui um objeto específico de tutela, o meio ambiente.

2.3- Desenvolvimento Sustentável

De modo geral entende-se por desenvolvimento sustentável um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Esta concepção começa a se formar e difundir junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies.

Fazendo referência direta ao meio ambiente, o desenvolvimento sustentável deve compatibilizar a atuação da economia com a preservação do equilíbrio ecológico. Para se alcançar o desenvolvimento sustentável, a proteção do meio ambiente deve integrar o processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente em relação a ele. Logo, torna-se compreensível o seu fim que é harmonizar e descobrir um ponto de equilíbrio entre atividade econômica e utilização apropriada e coerente dos recursos naturais, preservando-os para as gerações atuais e subseqüentes.[5]

No entanto, deve existir um grande cuidado para não confundir desenvolvimento sustentável com crescimento econômico uma vez que ambos são distintos. O desenvolvimento que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais, que as atividades econômicas são incentivadas em detrimento ao esgotamento dos recursos naturais do país, é insustentável e está fadado ao insucesso. Já em sentido inverso, o desenvolvimento sustentável está relacionado à qualidade, ao invés da quantidade, com a redução de matéria-prima e produtos culminando em mudanças nos padrões de consumo e do nível de conscientização fazendo brotar a idéia de que “deve ser mantida e, sempre que possível, restaurada ou melhorada a capacidade da Terra para produzir recursos vitais renováveis.” (SILVA, 2010, p. 60)

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Amaury Santos Marinho Junior

Delegado Adjunto na DHPP-ARAGUAÍNA-TOCANTINS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Aprimoramento da minha cultura jurídica.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos