O princípio da proporcionalidade no direito penal constitucional

Exibindo página 5 de 5
03/09/2018 às 09:19
Leia nesta página:

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                  

O presente artigo iniciou-se contextualizando a discussão da aplicação do Princípio da Proporcionalidade como fator integrativo do Direito Penal e norteador de um Direito Penal Constitucional, haja vista que não há grandes estudos que apresentem os contornos e sistematização da aplicação do referido princípio em âmbito criminal.

Nos capítulos da tese utilizando-se da metodologia jurídico-teórica e raciocínio hipotético-dedutivo buscou-se sistematizar e estabelecer os referidos contornos através de uma análise minuciosa do Princípio da Proporcionalidade através do seu principal precussor Robert Alexy.

No capítulo inaugural e no seguinte extrai-se que o Princípio da Proporcionalidade, embora não previsto expressamente na Constituição da República de 1988 é inerente ao Estado Democrático de Direito e sua aplicação no campo penal é ampla e imprescindível, posto que o Direito Penal possui a importante função de proteger os bens jurídicos fundamentais à manutenção e desenvolvimento de uma sociedade, com a imposição de penas extremamente gravosas aos indivíduos.

Nessa ótica, todo o processo de seleção de bens jurídicos, das penas e o processo de efetiva aplicação das sanções penais deve obediência ao Princípio da Proporcionalidade, posto que no Estado Democrático de Direito a intervenção penal somente restará legitimada quando visar tutelar de forma subsidiária bens jurídicos e a punição penal se revelar socialmente adequada.

Desse modo, o processo de seleção de bens jurídicos merecedores de tutela penal, através do devido processo legislativo, deve sempre obedecer ao Princípio da Proporcionalidade de modo que, revela-se intolerável a criminalização de condutas quando há outros meios menos gravosos de pacificação social.

Ademais, o Princípio da Proporcionalidade realiza um importante papel instrutivo da interpretação das normas legais conferindo sistematicidade e integridade ao Direito Penal e, ainda, possui a nobre missão de corrigir eventuais vicissitudes do processo legislativo criminal marcado pela seletividade, imediatismo e espetacularização.

Nos tópicos 4, 5 e 6 abordou-se a aplicação do Princípio da Proporcionalidade em matéria penal sistematizando em três momentos distintos, mas que se interpenetram e, cujos atores principais são diversos.

No primeiro momento, pela dimensão da necessidade, o Princípio da Proporcionalidade impõe ao legislador, mas não só a ele, através de um devido processo, a tarefa de realizar um juízo de ponderação racional para a definição dos bens jurídicos e a imposição das respectivas sanções.

A dimensão da necessidade também tem como ator todo e qualquer hermeneuta que no momento da aplicação do Direito Penal deve ter como parâmetro os direitos fundamentais previstos na Constituição da República.

Assim, a dimensão da necessidade acompanha a aplicação do Direito Penal durante todo o percurso desde o processo legislativo, o processo judicial até o efetivo cumprimento da pena.

A dimensão da adequação, por sua vez, pode ser dividida em duas fases uma primeira atribuída, em regra, ao legislador que realiza um juízo abstrato de adequação da pena criminal ao fim da pena de prevenção.

No segundo momento, de aplicação do Direito Penal, encontra-se, em regra, a jurisprudência e doutrina que realizam um juízo de adequação concreto a partir de dados constatados na realidade social na aplicação da pena em outros casos.

Por fim, a dimensão da proporcionalidade em sentido estrito funciona como parâmetro hermenêutico e integrador do Direito Penal conferindo sistematicidade, posto que o legislador ao tipificar uma nova conduta deve verificar se a pena imposta é coerente com as demais existentes para casos semelhantes no sistema penal.

Acrescente-se que tal dimensão é aplicada também pelo hermeneuta ao aplicar o Direito Penal de modo a afastar a aplicação de sanções penais desproporcionais.

Assim, o Princípio da Proporcionalidade é o fundamento da tipificação de condutas, de imposição de penas e da aplicação concreta das sanções penais de modo que a sistematização da aplicação do referido princípio em matéria penal é imprescindível para eliminar os subjetivismos, conferindo racionalidade à aplicação.

Ante o exposto, conclui-se que a sistematização da aplicação do Princípio da Proporcionalidade em matéria penal perpassa pelas três dimensões do referido princípio que se complementam e guardam relação com os institutos jurídicos penais da tipicidade, dos fins da pena e da execução penal, servindo como fundamento para a construção de um Direito Penal Constitucional. 


REFERÊNCIAS

AGUIAR, Leonardo Augusto de Almeida. Da teoria do “labeling approach”. Disponível em: <URL: http://direito.newtonpaiva.br/revistadireito/professor/professores05.asp>. Acesso em: 18 mar. 2018.

ALEXY, Robert. Sistema jurídico, princípios jurídicos y razón practica. Derecho y razón practica. México: Fontamara, 1993a.

ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1993b.

ANIYAR DE CASTRO, Lola. Criminologia da reação social. Tradução de Éster Kosovski. Rio de Janeiro: Forense, 1983. p. 15.

BARATTA, Alessandro. Funções instrumentais e simbólicas do direito penal: lineamentos de uma teoria do bem jurídico. Revista Brasileira de Ciências Criminais. São Paulo, [1994?]. 2 v. p. 23.

BARRO, Alberto Jorge de Correia. Direito penal constitucional. São Paulo: Edição eletrônica. Saraiva, 2012. cap. 4.1. Não paginado.

BARROSO, Luís Roberto. O novo direito constitucional brasileiro: contribuições para a construção teórica e prática da jurisdição constitucional no Brasil. Belo Horizonte: Fórum, 2018. p. 168.

BATISTA, Nilo. Introdução crítica ao direito penal brasileiro. 11. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2007. p. 25-26.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Edição eletrônica. Ed. Ridendo Castigat Mores. Disponível em: < http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/delitosB.pdf>. Acesso em 10 jan. 2018.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. p. 340.

BRASIL. Planalto. DECRETO LEI Nº 2.848, DE 07 DE DEZEMBRO DE 1940. Código penal, Brasília, DF, dez. 1940. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm >. Acesso em: 10 mar. 2018.

BRASIL. Planalto. LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997. Código de trânsito brasileiro, Brasília, DF, set. 1997. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm>. Acesso em: 20 mar. 2018.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Habeas Corpus 124.306/RJ. Relator p/acórdão: Min. Luís Roberto Barroso – Primeira Turma. Diário de justiça eletrônico, Brasília, 16, mar. 2017. Disponível em: <http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=12580345 > Acesso em: 29 mar. 2018.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. RE 418.376-5. Relator p/acórdão: Min. Joaquim Barbosa – Tribunal Pleno. Diário de justiça eletrônico, Brasília, 23, mar. 2007. Disponível em: <http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=412578 > Acesso em: 29 mar. 2018

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADPF 442. Relatora: Min(a). Rosa Weber– Plenário. Diário de justiça eletrônico, Brasília, 23, mar. 2018. Disponível em: < http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/AudnciaPblicaADPF442.pdf > Acesso em: 30 mar. 2018.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. AI no HC 239.363-PR; Relator: Min. Sebastião Reis Júnior. Corte Especial. Diário de justiça eletrônico, Brasília, 10, mai. 2015. Disponível em:

<Https://ww2.stj.jus.br/jurisprudencia/externo/informativo/?acao=pesquisar&processo=239363&operador=e&b=INFJ&thesaurus=JURIDICO>. Acesso em: 14, mai. 2018.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

CARVALHO NETTO, Menelick de. A Constituição da Europa. In: Sampaio, José Adércio Leite. Crise e Desafios da Constituição: perspectivas críticas da teoria e das práticas constitucionais brasileiras. Belo Horizonte: Del Rey, 2003. p. 282.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 4. ed. Coimbra: Almedina, 1998. p. 228.

DIAS, Jorge Figueiredo. Direito penal. 2. ed. Coimbra: Coimbra, 2012. 1 v.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. p. 204

GALUPPO, Marcelo Campos. Os princípios jurídicos no Estado Democrático de Direito: ensaio sobre o modo de sua aplicação. Brasília. 1999. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&ved=0CDEQFjAB&url=http%3A%2F%2Ffiles.integradodireito.webnode.com.br%2F200000022-b0868b1805%2FOS%2520PRINCIPIOS%2520JUR%25C3%258DDICOS%2520DO%2520ESTADO%2520DEMOCR%25C3%2581TICODE%2520DIREITO.pdf&ei=EjuTUrP4E8yIkQfn-oEw&usg=AFQjCNHf4iGRwBD_Ovv9TSpN33IrJfBcww>.  Acesso em: 04 abr. 2018.

GOMES, Luiz Flávio. Beccaria (250 anos) e o drama do castigo penal – civilização ou barbárie. Edição eletrônica. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. Não paginado.

GRECO, Rogério. Código penal comentado. 7. ed. Niterói: Editora Impetus, 2013. p. 107.

JESCHECK, H. H. Tratado de derecho penal. Trad. da 4. ed. José Luis Mnazanares Samaniego. Granada, Comares, 1993. p. 351

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Sistema Integrado de Bibliotecas. Orientações para elaboração de trabalhos científicos: projeto de pesquisas, tese, dissertações, monografias, relatório entre outros trabalhos acadêmicos, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT). 2.ed. Belo Horizonte: PUC Minas, 2016. Disponível em: <www.pucminas.br/biblioteca>. Acesso em: 21 ago. 2017.

POPPER, Karl. Lógica das ciências sociais. Tradução de Martins, Estevão de Rezende; Apoio Acquarone Filho, Cláudio Muniz; Moraes e Silva, Vilma de Oliveira. 3. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004. p. 91

QUEIROZ, Paulo de Souza. Funções do direito penal. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. p. 40

REALE JÚNIOR, Miguel. Instituições de direito penal. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2012. p. 29

ROXIN, Claus. Derecho penal – Parte general. Tomo. I. Fundamentos. La Estructura de la Teoría Del Delito. Traducción y notas Diego-Manuel Luzón Pena, Miguel Diaz y Garcia Conlledo e Javier de Vicente Remesal. Madrid: Editorial Civitas, S. A., 1997, p. 85.

STRECK, Lênio Luiz. A dupla face do princípio da proporcionalidade: da proibição de excesso (Übermassverbot) à proibição de proteção deficiente (Untermassverbot) ou de como não há blindagem contra normas penais inconstitucionais. Revista da Ajuris, Ano XXXII, nº 97, marco/2005, p.180

 ZAFFARONI, Eugenio Raúl. BATISTA, Nilo. Direito penal brasileiro – I. 4. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2003. p. 44

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Sanges Morais

Advogado militante; Graduado em Direito pela PUC MINAS; Pós-graduando em Direito Penal pela Faculdade Internacional Signorelli; Pós-graduando em Direito Processual pela PUC MINAS; Destaque Acadêmico PUC MINAS curso de Direito 2º semestre 2012; Destaque Acadêmico PUC MINAS curso de Direito 1º semestre 2013; Destaque Acadêmico PUC MINAS curso de Direito 1º semestre 2014; Destaque Acadêmico PUC MINAS curso de Direito 2º semestre 2014; Estagiário na Turma Recursal dos Juizados Especial Federal.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos