Psiquiatria nas penitenciarias brasileiras

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Constatou-se no presente trabalho de conclusão de curso baseando-se nas questões expostas que a legislação brasileira não se encontra apta a lidar com indivíduos acometidos pela psicopatia, e abordou o desafio de buscar uma solução equilibrada entre pena de prisão e medida de segurança, respeitando os preceitos e limitações da Constituição Federal em  sua alínea “b” do inciso XLVII do artigo 5°.

Ficou evidente que deve-se abdicar de conceitos já enraizados sobre ressocialização, haja vista que a psicopatia é tratada de forma equivocada pelo Direito Penal, de tal modo que a mesma não se manifesta no mundo como se fossem sintomas, mas sim por comportamentos que são antissociais, como a ausência de alguns sentimentos, dentre eles estão: o arrependimento, a empatia e o aprendizado (leia-se sanção penal), que são vagos na mente do psicopata, pois os mesmos não reagem da forma que se espera. Contudo, são seres dotados de um sistema cognitivo e volitivo perfeito e íntegro, conscientes de seus atos e possuem motivação para agir conforme esse entendimento.

Procuramos verificar os meios vigentes acerca do tratamento para esses indivíduos e foi concluído que o modo como a punição é conduzida, é carente de eficácia real. Levando em conta que existe uma deficiência na estrutura física das penitenciárias e psicológica das pessoas que são postas para lidar com estes indivíduos, é certo que não serve como forma de punição aos psicopatas somente o cárcere, uma vez que estes indivíduos possuem níveis altíssimos de reincidência em um pequeno espaço de tempo.

É necessário uma maior preocupação em relação ao modo como são punidos os psicopatas delinquentes, o que reflete a ânsia da sociedade de se ver protegida de sujeitos como esses, exigindo, de modo emergencial, a adoção de políticas criminais mais incisivas, e dessa forma, abolindo a ideia de que ‘prender mais’ significa algo bom, pois o sistema penitenciário brasileiro está bem longe de ser efetivo em diversos aspectos. Só que o problema discutido não é exclusivamente do Direito Penal, visto que a inércia alcançou imensa proporção, e necessita de uma rede de medidas políticas, sociais e administrativas.          

O grande erro detectado é que o tratamento utilizado para com o psicopata, nos dias atuais, é o mesmo que se dá a todo e qualquer preso. O mais viável seria equilibrar a observância ao princípio fundamental da Dignidade da Pessoa Humana sem deixar, ao mesmo tempo, de amparar a sociedade, de modo que a mesma não se sinta insegura em relação ao ordenamento jurídico vigente (cada vez que um indivíduo diagnosticado como psicopata voltar ao convívio social).

Não há o que se falar em inimputabilidade que verifica-se no artigo 26, caput, do Código Penal brasileiro, posto que, não há que se falar em doença mental ou transtorno mental, capaz de qualificar o psicopata como inimputável. No mesmo artigo, em seu parágrafo único,  traz a existência dos semi-imputáveis, aqueles agentes acometidos de perturbação de saúde mental com capacidade reduzida. Nesse momento, o legislador facultou ao magistrado duas opções de sanção, que pode ser a pena reduzida ou medida de segurança, mas não levou em conta que o a psicopatia é um transtorno de personalidade e não mental.

Novamente destacando a importância do PCL-R de Hare, cabe ressaltar que, além de "medir" o grau de psicopatia, o método é utilizado como instrumento principal "para separar os que apresentam tal condição (de reincidência) daqueles que não a apresentam, com vistas a não prejudicar a reabilitação dos chamados criminosos comuns". A aplicação desta avaliação nas penitenciarias brasileiras é de suma importância, posto que, proporcione aos profissionais responsáveis, uma melhor compreensão e identificação de cada detento com suas singularidades.

Como já observava Michel Foucault, o qual acrescenta que, de modo geral, "as prisões devem ser concebidas como local de formação para um saber clínico para os condenados". Portanto, de acordo com tudo o que foi disposto, entende-se que, lamentavelmente, as particularidades desses criminosos, além de pouco compreendidas, são mal manejadas, apresentando-se como válvula de escape pra justificar diversos crimes e punir de forma errônea.


REFERÊNCIAS

AGUIAR, Alexandre Magno Fernandes Moreira. A Urgente Necessidade de uma Política Criminal para os Psicopatas. Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id = 10907. Acesso em nov 2018.

BANHA, Nathalia Cristina Soto. A resposta do Estado aos crimes cometidos por psicopatas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XI, n. 59. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5321>. Acesso em nov 2018.

BRITO, Emanuele Seicenti de. Lei 10.216 de 2001: Reforma Psiquiátrica e os Direitos das Pessoas com Transtornos Mentais no Brasil,  Saúde e Direito Sem Fronteiras, 2014. Disponível em: http://saudedireito.org/2014/05/26/lei-10-216-de-2001-reforma-psiquiatica-e-os-direitos-das-pessoas-com-transtornos-mentais-no-brasil/. Acesso em nov 2018.

GARRIDO. Vicente. Psicopata: Um Camaleão na Sociedade Atual. Rio de Janeiro: Paulinas, 2007.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. A Condição Urbana: ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

HARE, R. D. (2004). Manual Escala Hare PCL - R: critérios para pontuação de psicopatia - revisados. Versão brasileira: Hilda Morana. São Paulo: Casa do Psicólogo.

LEI 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 abr. 2001. Seção 1.

MORANA, Hilda. Versão em Português da Escala Hare (PCL-R). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (1993). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artmed.

PIEDADE JUNIOR, Heitor, Personalidade Psicopática, Semi-Imputabilidade e Medida de Segurança. Rio de Janeiro: Forense, 1990.

PIRES, Maiara, Os desafios do Judiciário referente aos crimes cometidos por psicopatas, In: Cepein, 2015. Disponivel em: https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqPics/1511402331P663.pdf. Acesso em nov 2018.

PITANGA, Sádia Consuêlo Candido, PSICOPATAS NA PRISÃO, IN: WEBARTIGOS, 2010. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/psicopatas-na-prisao/86704. Acesso em nov 2018.

RAMACHANDRAN, V.S., 1951 – O que o cérebro tem para contar: desvendando os mistérios da natureza humana; tradução Maria Luiza X. de A. Borges. – 1.ed – Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mente Perigosas: o psicopata mora ao lado. 2ª ed. – São Paulo : Globo, 2014.

TINOCO, Dandara, Estudo encontra anomalias no cérebro de psicopatas e conclui que eles não entendem punições, In: O Globo Sociedade, 2015,Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/estudo-encontra-anomalias-no-cerebro-de-psicopatas-conclui-que-eles-nao-entendem-punicoes-15168940. Acesso em nov 2018.

Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Karen Rosendo de Almeida Leite Rodrigues

ADVOGADA, PROFESSORA UNIVERSITÁRIA, PESQUISADORA

ROBERTA MORAES MOTA

GRADUANDA EM DIREITO DA UNINORTE MANAUS

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos