Novos campos de pesquisa na História do Direito.

A Igreja e o direito da administração colonial portuguesa no Brasil

11/02/2019 às 18:16
Leia nesta página:

Hipóteses jushistoriográficas voltadas às novas pesquisas em História do Direito sobre a relação entre o direito canônico e o direito da administração colonial portuguesa no Brasil

A formação do direito público no antigo regime se fundamentou amplamente nos conceitos jurídicos do direito romano. O conceito de “jurisdição” foi especialmente importante para a relação entre os poderes do Estado e da Igreja. Por outro lado, as funções não propriamente jurisdicionais, como a tributação, o disciplinamento e mesmo a “polícia” foram mais diretamente influenciadas pela doutrina do direito canônico.

O “direito da igreja” ofereceu um molde intelectual e conceitual para a prática administrativa estatal essencial no antigo regime. Esta influência não se deu sem conflitos e as relações entre o “direito comum”, o direito real legislado e o direito canônico compuseram um ordenamento jurídico complexo que exige do historiador uma grande sensibilidade. A relação entre o direito canônico e o desenvolvimento administrativo do Estado no antigo regime foi especialmente complexa no mundo colonial.

Nas Américas, a capacidade material e política de ordenar a sociedade e as relações locais de poder estava longe de ser consolidada pela administração real. Ao longo da expansão colonial e de diferentes formas, a estrutura eclesiástica forneceu uma moldura através da qual se pode assegurar e desenvolver um “mínimo de estatalidade” nas colônias, base para o desenvolvimento de outras instituições.

As pesquisas em História do Direito hoje devem ser capazes de analisar em que medida o “direito da igreja” influenciou o “direito da administração colonial” portuguesa no Brasil. A pesquisa de fontes doutrinárias junto a regimentos, legislação e estatutos dos tribunais coloniais e da administração fazendária oferece novas perspectivas para a compreensão da influência da doutrina e disciplina do direito canônico sobre a formação da administração colonial portuguesa no Brasil.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos