A responsabilidade penal da pessoa jurídica por danos ambientais

24/04/2019 às 16:35
Leia nesta página:

O presente trabalho tem como cerne a responsabilidade penal da pessoa jurídica por danos causados ao meio ambiente.

Introdução

 

O Direito surge para reformular o comportamento da sociedade humana frente à natureza, com a criação de normas jurídicas dispostas a prevenir, reprimir e evitar a devastação ambiental.

Além disso, as normas jurídicas protegem o meio ambiente em quatro aspectos: o meio ambiente natural, o meio ambiente artificial, o meio ambiente cultural e o meio ambiente do trabalho. Contudo, isso é insuficiente para preservá-lo, posto que ainda sofre com os danos ambientais, praticados na sua grande parte pelos entes coletivos que, muitas vezes, provocam alterações irreparáveis no ecossistema.

Assim, a legislação brasileira passou a responsabilizar a pessoa jurídica civil, penal e administrativamente pelas condutas danosas praticadas contra o meio ambiente fechando assim o cerco aos devastadores.

Nesse diapasão, a presente pesquisa busca investigar a responsabilidade penal da pessoa jurídica diante das condutas ilícitas causadoras de danos ao meio ambiente.

Portanto, na sociedade moderna, visualiza-se a participação cada vez maior dos entes coletivos nos crimes ambientais praticados, causando prejuízos incomensuráveis ao meio ambiente. Assim, urge, pois, reconhecer a responsabilização penal da pessoa jurídica.

 

1 A pessoa jurídica no ordenamento jurídico brasileiro

 

A pessoa jurídica surgiu para suprir uma deficiência humana, pois o ser humano, apesar de possuir capacidade jurídica, percebeu que isoladamente era incapaz de realizar certos fins que ultrapassassem suas forças e os limites da vida individual. Desse modo, passou a unir forças com outros homens para realizar determinados empreendimentos, conseguindo por meio dessa união, uma polarização de atividades em torno do grupo reunido.

Na visão de Fiorillo (2016), historicamente o surgimento da pessoa jurídica está associado ao desenvolvimento do capitalismo. No início da Baixa Idade Média a Itália dominava comercialmente o mediterrâneo, monopolizando a distribuição dos produtos orientais no continente europeu. Cidades como Champagne e Flandres eram importantes entrepostos comerciais, pois nelas se realizavam feiras enormes com a participação de comerciantes de toda a Europa os quais vinham por rotas terrestres e fluviais para fazerem o comércio.

Ressalta Antunes (2014), não houve uma preocupação em propiciar um desenvolvimento sustentável. Ao contrário, a lógica era o consumo dos recursos naturais existentes como se fossem inesgotáveis.

 

2 Aspectos legais da Responsabilidade penal da Pessoa Jurídica

 

A responsabilidade penal da pessoa jurídica pela prática de crimes ambientais ainda gera bastantes discussões doutrinárias, apesar de sua aplicação já está consolidada no ordenamento jurídico brasileiro. A parte mais tradicional da doutrina não admite tal responsabilidade, sustentando esse posicionamento no dogma de origem Romano Germânico do Societas Delinquere no Potest, segundo o qual, e consubstanciado na Teoria Da Ficção Legal de Savigny, a pessoa jurídica não possui uma personalidade própria, logo é abstrata, intangível e irreal. Portanto, incapaz de manifestar sua vontade.

Dessa forma seria impossível que a mesma praticasse uma conduta a qual gerasse efeitos penais, pois para isso ocorrer é necessário o atributo de vontade e culpabilidade. Critica-se essa posição afirmando que a pessoa jurídica não pratica conduta. De fato, isso não corre, acontece que quando o art. 225, § 3º regularizou a aplicação do referido instituto na legislação brasileira e posteriormente, o art. 3º da Lei 9.605/98 não mencionam em nenhum momento a expressão “conduta praticada pela pessoa jurídica”.

Destarte, a responsabilidade penal da pessoa jurídica ocorre em decorrência de suas próprias atividades. Afasta-se a relevância da discussão sobre a capacidade ou não do ente jurídico na prática de uma conduta, ele exerce uma atividade e através dela poderá ofender o meio ambiente.

Logo, a pessoa jurídica tem uma personalidade, pois é titular de direitos e obrigações, como consequência tem vontade própria, o que torna viável a caracterização da atividade.

Trata-se indiscutivelmente de questão polêmica, reconhecer ou não a possibilidade de responsabilização penal da pessoa jurídica. Contudo numa interpretação mais apurada do texto legal entende-se que a responsabilização é subsidiária. Ou seja, somente será aprovada a sanção penal, quando não houver possibilidade de haver sanções cíveis e administrativas. Assim quando a Lei 9.605 reafirma em seu texto a ideia da responsabilização podem-se concluir dois fatores importantes: existe sim capacidade penal da pessoa jurídica, mas há uma dupla imputabilidade, ou seja, admite-se conjuntamente a responsabilização da pessoa física.

Quando conseguem, as multas administrativas e as reparações civis impostas são aplicadas com atraso e o seu montante, frente à capacidade financeira de tais pessoas jurídicas, não desestimula a degradação ambiental, vez que tais encargos financeiros são incluídos no cálculo dos custos inerentes à própria atividade empresarial.

No entanto, esse panorama muda completamente com a responsabilidade penal da pessoa jurídica em razão do efeito estigmatizante a sua imagem que uma sentença penal condenatória causa junto à sociedade mundial, o que torna a vida financeira do ente coletivo bem mais difícil. Por esse motivo, atualmente, tornou-se uma realidade o fato de as sociedades empresariais, diante da importância mundial que carrega a questão ambiental, realizarem acordos com o Poder Público para formalizar termos de ajustamento de conduta aderindo voluntariamente ao que exigem as normas ambientais.

 

Conclusão

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

 

Foi possível concluir que a multa não leva em consideração os valores necessários para a reparação do dano cometido contra o meio ambiente, embora aplique-se o valor máximo permitido. Pois, a pena não se mostra significante frente aos grandes desastres ambientais proporcionados. Para evitar isso, sugeriu-se considerar a multa fundada no faturamento mensal da empresa, pois provavelmente desencorajaria práticas delituosas, visualizando a rentabilidade destas e a morosidade para que o pagamento seja efetuado.

     À amplificação de um tema tão polêmico, não poderia ficar estrita a uma tese que retira a capacidade por não encontrar na pessoa jurídica elementos psíquicos que caracterizem a imputabilidade. A consciência e vontade do ente moral, portanto esta intrinsecamente associada a da pessoa física, qualificando a ação ou omissão das duas, Entende-se moralmente e normativamente a dupla imputabilidade dos entes.

 

Referências

 

 

ANTUNES, P. B. Direito Ambiental. 7. Ed. Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2014.

 

FIORILLO, C. A. P. Curso de Direito Ambiental brasileiro: revisada, atualizada e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2016.

 

WAINNER, A. H. Revista de Direito Ambiental. São Paulo: RT, 2008.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Michele Amorim

Advogada, com licenciatura plena em Letras – Português pela Universidade Federal do Piauí, Pós-graduada em Ciências Criminais pela Escola do Legislativo Wilson Brandão, Pós-graduada em Direito Constitucional pela Escola do Legislativo Wilson Brandão, Pós-graduada em Direito Tributário pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEMP), e Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Estácio – CEUT.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos