A expectativa para o julgamento de correção dos débitos da Fazenda Pública no STF

03/10/2019 às 12:08
Leia nesta página:

O retorno do julgamento dos Embargos Declaratórios opostos no RE 870.947/SE e o esperado veredicto final do Tema 810 pelo STF.

Hoje, 03 de outubro de 2019, o Supremo Tribunal Federal retomará o julgamento dos Embargos Declaratórios apresentados no Recurso Extraordinário 870.947/SE, que trata do índice de atualização monetária a ser aplicada nos débitos da Fazenda Pública.

Em setembro de 2017, o Plenário da Corte Suprema decidiu, no debatido Tema 810, pela aplicação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial – IPCA-E, ao invés da Taxa Referencial – TR, no período anterior à expedição dos requisitórios de pagamento.

Naquele julgamento foi reconhecida a inconstitucionalidade do artigo 1º-F, da Lei 9.494/97, com a nova redação da Lei 11.960/09. Esse dispositivo foi considerado lesivo ao direito de propriedade (art. 5º, XXII, CF), ao disciplinar a atualização monetária das condenações impostas à Fazenda Pública, consoante a remuneração oficial da caderneta de poupança (TR), por não corresponder com a evolução inflacionária.

O entendimento firmado segue a convicção do julgado do STF nas ADIs 4.425 e 4.357, onde restou declarada a inconstitucionalidade da TR, não contemplando, porém, os precatórios já expedidos.

Em face da importante decisão proferida em 09/2017, nos autos do RE 870.947/SE, foram apresentados Embargos Declaratórios por diversos Estados e instituições. Buscam esses Entes a modulação dos efeitos da decisão em decorrência de suposto risco de dano financeiro aos Entes Públicos.

Tal manejo recursal começou a ser julgado em meados de dezembro/2018, quando suspenso em razão do pedido de vista do Ministro Alexandre de Moraes, retomando o julgamento em 20/03/2019. Nesse momento foi novamente suspensa a sessão plenária em razão de pedido de vistas dos autos, desta vez do Ministro Gilmar Mendes.

Apesar do pedido de vistas, alguns Ministros anteciparam seus votos quanto à modulação dos efeitos em relação aos valores devidos pelos entes fazendários no intervalo de março/2009, até março/2015, o que permitiria a aplicação da TR como índice de correção monetária nesse ínterim. Destaca-se que o período foi proposto pelo relator do RE 870.974/SE, Ministro Luiz Fux, no seu voto, em razão da modulação dos efeitos aplicada nas ADIs 4.425 e 4.357, sendo seguido pelo Ministro Luís Roberto Barroso. Já os Ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Marco Aurélio, Rosa Weber, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski entendem pela não modulação dos efeitos.

Não obstante os argumentos apresentados no recurso integrativo possam dar ensejo à pretensa modulação, a situação não parece plausível, tampouco adequada, porquanto restringir os efeitos da decisão do Plenário é o mesmo que corroborar com uma violação ao direito de propriedade, incentivando, via de consequência, uma postura irrazoável da Fazenda Pública.

Ademais, a ratio decidenti da modulação nos autos da ADI 4.357 diverge totalmente da situação apresentada no Tema 810, eis que no primeiro julgamento tem-se a discussão da aplicabilidade do indexador de correção monetária a fatos já constituídos, quando na presente situação a modulação objetiva fixar um termo inicial de eficácia da decisão nos processos ainda em trâmite.

Em verdade, antes mesmo da alteração apresentada na Lei 11.960/09, tem-se o IPCA-E como índice oficial para as correções monetárias do Judiciário. Ressalta-se que a ideia da utilização deste indexador é justamente evitar a perda do valor de mercado da importância devida pelo Ente Público, o que, por conseguinte, resguarda o direito à propriedade das milhares de pessoas que sofreram danos do Estado e aguardam a conclusão de seus julgamentos.

Além do mais, a modulação proposta provocará inevitável insegurança jurídica, sob a falácia de se tentar de evitar desfalque aos cofres públicos. Ocorre que o ônus por ora sustentado não pode recair sobre os particulares, pois utilizar a TR na correção dos débitos fazendários acarretará um déficit exorbitante no patrimônio dos credores, penalizando substancialmente a ordem econômica.

Finalmente, em que pese a jurisprudência do próprio STF entenda que a existência de decisão de mérito proferida em regime de repercussão geral autoriza o julgamento imediato de processos sobre o mesmo tema, independentemente da publicação ou do trânsito em julgado do acórdão paradigma, o Ministro Luiz Fux, em razão dos Embargos Declaratórios apresentados, conferiu efeito suspensivo à decisão.

Por tal razão, os Tribunais Pátrios seguem mantendo os feitos que versam sobre o assunto sobrestados e, com isso, bilhões de débitos fazendários permanecem obstados de pagamento, prejudicando uma vasta parcela da sociedade que por vezes está há décadas aguardando a prestação jurisdicional.

Em conclusão, tem-se gigantesca expectativa para esta data de hoje no retorno do julgamento pela Corte Máxima, sendo este dia de extrema relevância para a sociedade. Não obstante a morosidade habitual do Judiciário em julgar os processos, que seguem suspensos e se arrastando ao longo do tempo, ainda poderá o cidadão recair num novo suplício com a iminente possibilidade de modulação de efeitos, que atingirá diretamente o patrimônio financeiro com os créditos recompostos de forma desonrosa aplicando um índice abaixo da inflação.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Ana Lydia de Almeida Seabra

Advogada sócia em Martorelli Advogados. Especializada em Direito Tributário (IBET). Cursando MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor (PUC-RS). Cursando LLM em Direito Contratual (FAPAN). Membro da Associação dos Tributaristas de Alagoas (ATRIAL). Vice-Presidente da Comissão de Apoio Profissional da OAB/AL. Coordenadora de Inclusão Feminina no Esporte da Caixa de Asssistência dos Advogados de Alagoas - CAA/AL. E-mail: [email protected]

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos