Está em vigor, desde o dia 29 de março de 2005, a Lei nº 11.106/05, que alterou diversos dispositivos do Código Penal Brasileiro. Dentre as alterações, importa discutir aquela que não mais considera o "adultério" como fato criminoso.

Entenda-se que não se trata de render uma homenagem ao adultério, mas de reconhecer que a família e o matrimônio são hoje perfeitamente protegidos pelo ordenamento jurídico de outra forma, em outra seara.

Inicialmente, faz-se uma singela reflexão acerca do que seja crime. "Crime é um fato definido em lei como tal". Para que uma conduta seja tida como criminosa o legislador haverá de se perguntar qual seria seu reflexo em dado momento histórico de determinada sociedade. Tal fato ainda é considerado uma ofensa grave à sociedade? Essa ofensa atinge a interesses relevantes? A resposta a esses questionamentos é que haverá de nortear o legislador.

Dessa forma, o direito penal apenas se preocupa com aqueles fatos que ofendam mais gravemente a sociedade. Conveniente que apenas fatos graves sejam considerados crimes e, como tal, sejam reprimidos com sanções severas, a exemplo da pena de prisão. Não que o adultério não seja um fato ofensivo. Ocorre que essa ofensa permeia a esfera da MORAL, saindo da objetividade do direito penal.

Mas o que é "adultério"? o Dicionário Aurélio o define com "infidelidade conjugal; amantismo, prevaricação". Para os estudiosos do Direito Penal o extinto crime de adultério se consumaria com a prática do inequívoco ato sexual. E traição, o que é? Esse é ato muito mais amplo que o adultério.Traição é deslealdade, infidelidade no amor.

Apesar de não mais ser tido como crime o fato "adultério", o cônjuge traído pode ainda se ver, de certa forma, compensado pelo dano moral sofrido. Não mais com a prisão do cônjuge ofensor, mas com a diminuição no seu patrimônio (o que pode configurar uma sanção ainda mais eficaz). Ora, o "crime de adultério" tinha uma pena simbólica prevista para o culpado que variava de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses de detenção. Essa pena não surtia efeito algum e nunca se via alguém efetivamente condenado. Agora, se o cônjuge infiel se ver compelido a pagar indenização ao traído, isso com certeza será mais eficaz.

A possibilidade de haver indenização deriva de mandamento constitucional que diz ser inviolável a honra das pessoas, sendo assegurado o direito à indenização pelo dano moral decorrente de sua violação (art. 5º, X, CF). Assim, considerando que a traição gera dor e sofrimento, sentimentos que abalam a pessoa traída, é perfeitamente cabível que o judiciário seja acionado, assegurado-lhe o direito à indenização.

A traição configura violação dos deveres do casamento (dever de fidelidade recíproca, dever de respeito e consideração mútuos etc – art. 1.566, CC) e, como tal, dá fundamento ao pedido de separação judicial por culpa, desde que a violação desses deveres torne a vida conjugal insuportável (art. 1.572, CC). Entretanto, para essa breve exposição, importa apenas observar que o cônjuge traído tem pleno direito ao ressarcimento por dano moral. Esse pedido é juridicamente possível: responde pela indenização o cônjuge responsável exclusivo pela separação, porque viola a honra do cônjuge inocente quando o trai.

Para se ver indenizado, o cônjuge inocente deverá ingressar com ação de separação judicial litigiosa e, de conformidade com essa, pedir a indenização (pedido cumulado com o de separação ou pedido posterior de indenização). Não se vislumbra um pedido de indenização sem a separação! Ora, se o cônjuge ofendido deseja manter o casamento com o ofensor, isso, por imperativo lógico, não revelaria um dano moral suscetível de reparação. Nessa hipótese teria havido perdão e, perdoado o ofensor, não se mostraria adequado o pedido de indenização.

Feito o pedido, o juiz fixará o valor da indenização, levando em conta extensão do dano, considerado diante do caso concreto. Veja que a indenização por dano moral tem, além de uma função reparatória, um caráter pedagógico (de maneira a impedir a prática reiterada do ato socialmente reprovável), e, tal como entende o Superior Tribunal de Justiça, o valor da indenização por dano moral não pode contrariar o bom senso, mostrando-se exagerado ou irrisório, distanciando das finalidades da lei.

Não se trata de reparar a dor, a mágoa, o sofrimento, posto que esses não têm valor patrimonial. O que se objetiva com a reparação patrimonial é apenas o abrandamento da dor, já que o produto da indenização poderia propiciar alguma distração ou bem-estar, mesmo que passageiro, ao ofendido (função reparadora da indenização). Ademais, como já explanado, compelir o culpado a reparar dano moral causado representa para a sociedade uma demonstração de que o Estado não tolerará ofensa à honra de outrem (função pedagógica da indenização).

Finalmente, não se quer aqui dar à indenização caráter de instrumento de vingança chancelado pelo poder judiciário. O que se buscou esclarecer é que a mesma é um direito constitucionalmente assegurado àquele que sofreu dano moral.



Informações sobre o texto

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SANTOS, Simone Moraes dos. Adultério, traição e dano moral. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 11, n. 936, 25 jan. 2006. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/7871. Acesso em: 20 jun. 2021.

Comentários

17

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Tratamento de Dados do Jus.

Regras de uso
  • 0
    Default avatar generic normal

    Usuário descadastrado

    Olá, há algumas semanas, encontrei-me com um grupo de hackers que me ajudaram a fazer uma transferência bancária com sucesso são hackers. E ele pode lidar com qualquer coisa relacionada a HACKING. .. contate-os para qualquer um de seus trabalhos de HACKING em [email protected] esteja livre de todas as suas preocupações sobre qualquer coisa relacionada à pirataria. Ouso dizer que eles são os melhores e verdadeiros hackers que já vi. [email protected]
    OFERECE OS SEGUINTES SERVIÇOS;
    O cartão de crédito da conta é creditado em poucas horas.
    Bitcoin Beu preciso de um hacker para me ajudar a hackear minha nota universitáriaLOCK ACCOUNT para cobrar em algumas horas
    Ajudamos você a se inscrever no ILLUMINATI para torná-lo mais rico
    Venda de cartões multibanco, cartões em branco e cartões de crédito.
    Vítimas rastreando locais em uma hora
    Mudanças nas notas do hacker
    Hack de Whatsapp e Facebook em uma hora
    Western Union e MoneyGram MTCN Hack
    Transações de cartão de crédito online grátis
    Invadindo computadores individuais ...
    Hackear conta PayPal verificada
    credencie a conta sem deixar vestígios
    Hacking Android e iPhone
    Vender documentos da faculdade com facilidade
    servidores hacker
    todos os bancos de dados hackeados
    Criação de carteira de motorista
    Números de telefone Vendas no Reino Unido, Canadá, etc.
    Mudança de diplomas universitários em uma hora
    Hacking todas as contas de mídia social em uma hora
    Blogs WordPress
    dispositivos de controle remoto hackeados.
    O site parou de hackear um
    limpar ficha criminal em poucas horas sem deixar vestígios
    de hackers queimados.
    IP não rastreável e mais
    Para mais perguntas, entre em contato conosco agora em [email protected] trial irá certamente convencê-lo......

  • 0
    Default avatar generic normal

    Usuário descadastrado

    VOCÊ ESTÁ PROCURANDO HACKERS ONLINE, AMIGOS DARE. SE VOCÊ PRECISA DE SERVIÇOS DE HACKING GENUÍNOS E PROFISSIONAIS, CONTATE-OS EM: = [email protected] WHATSAPP = +17248034300
    Eles são um grupo profissional de hackers com base na Europa, Ásia, Austrália, América do Norte e América do Sul. Eles são os melhores hackers e desenvolvedores de software para penetrar em qualquer site, todos os outros hackers entram em contato com eles para obter o melhor software de Algoritmo. Seus serviços são 100% garantidos também com seu software de penetração impossível de rastrear. Eles oferecem os seguintes serviços;
    -SPYWARE PARA TODAS AS CONVERSAS NA MÍDIA SOCIAL
    -Western Union MTCN e Moneygram hackeados
    -Eu conheço a pirataria de cartas
    -A eliminação da pontuação de crédito antiga
    -As qualificações universitárias mudam
    -Banco de contas bancárias
    Exclusão de registros criminais
    -Facebook hack
    -Twitters hack
    contas de email pirateadas
    - Grandes mudanças pirata
    -Site travou hack
    -server travou hack
    -Skype hack
    -Banco de dados pirata
    - Hack do Word Press Blogs
    - Pirata de computadores individuais
    - Dispositivos de controle pirateados remotamente
    -Burner Numbers hack
    -O pirata de contas verificadas do PayPal
    - Qualquer hack de conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    - Interceptação de e-mail
    - cartão de crédito para transações online gratuitas
    - Cartão de vendas em caixas eletrônicos e cartão de crédito em branco
    - IP intratável, etc.
    Contate-os diretamente em = [email protected] WHATSAPP = +17248034300
    você nunca irá se arrepender de nenhum de seus serviços de interceptação de mensagens de texto na Internet
    e-m. Amigos, recomendo que confiem em mim.....

  • 0

    Antonio

    Minha mulher tem me traído, ja peguei conversas dela no whatsapp com o amante, o que devo fazer para que ela seja obrigada a sair de casa?
    A casa está alugada no nome do pai dela.
    Eu gravei as conversas do whatsapp para usar de prova caso precise

Veja todos os comentários