Alterações previdenciárias na covid-19

08/04/2020 às 11:46
Leia nesta página:

DIreito previdenciario, corona virus, auxilio por incapacidade temporaria, COVID-19, legislação previdenciaria na quarentena

Nesse periodo de mudanças legislativas no Direito Previdenciário, frente a COVID-19, irei abordar as principais alterações até o presente momento tendo em vista que todos os dias estamos com mudanças nesse conteudo. Estou abordando as principais até o momento:

1- Resolução 438/2014 - quando a agencia do INSS estiver fechada tem que manter a DER (data de entrada do requerimento). Se o seu requerimento for dado entrada em abril de 2020 na época da pandemia, e o processo ficar paralizado será respeitado a data de entrada.

2- Portaria 373, de 16 de março de 2020 - Há a interrupção de 120 dias da prova de vida. A comprovação de vida é feita a cada 12 meses, e está interrompida desde março de 2020 até junho de 2020.

3- Portaria 375 - Os atendimentos da agencia do INSS estão suspensos.

4- Portaria 8024 - As pericias presenciais estão suspensas até 30/04/2020, pois todo e qualquer atendimento presencial esta suspenso no COVID-19. As pericias serão feitas INDIRETAMENTE pelo médico perito do INSS. O segurado envia o atestado medico atraves de seu advogado ou sozinho pelo portal digital MEU INSS ou INSS digital (advogado cadastrado tem acesso).Por enquanto ainda não temos a aba de colocar o atestado médico atual. Temos que esperar alguns dias para isso acontecer. Mas a demanda de pericias medicas são online agora e diferentes.

Como deve ser feito o atestado medico em tempo de corona virus? O atestado medico deve mencionar a CID 10.B34.2 - para corona virus e deve ter o carimbo do medico. O atestado deve ser bem especifico para que não seja indeferido pelo medico perito do INSS. Agora a pericia é indireta e não exige a presença do periciado. E quem teve sua pericia cancelada agora será remarcada.

Portaria 412 - Reabilitação profissional está suspensa.

O governo está antecipando o 13º salario para aposentados e pensionistas do INSS. Será pago em abril de 2020 e maio de 2020.

O pedido de prorrogação da pericia deve ser automatico, as pericias devem acontecer em maio de 2020, caso não haja mais prorrogações.

Resolução 438/2014 - Data de entrada do requerimento - DER

Poderá ser agendado o auxilio doença com ou sem senha no MEU INSS

No INSS Digital tudo é mais rápido, pode anexar tudo, portando é melhor que estejam assistidos por advogado especialista em Previdenciario para que seu processo seja mais rapido e eficaz.

É importante afirmar que os prazos estão SUSPENSOS, mas os advogados, juizes, funcionarios da Justiça estão trabalhando home office. Não tem audiencia, mas tem sentença e despachos nos processos.

Por fim, o perito do INSS deve informar que o segurado está INCAPACITADO para o trabalho por tantos meses. Auxilio doença agora é beneficio por incapacidade.

Portanto, diante desse cenário atual os advogados podem atender seus clientes por video chamada, e podem trabalhar no MEU INSS e INSS Digital. A area previdenciária está toda digital, já estavamos trabalhando de forma digital. Podemos advogar home office sem sofrer alterações. Continuamos nosso trabalho para que haja esperança e que esse tempo de quarentena acabe o mais rapido possivel.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos