Capa da publicação O nazifascismo tropical de um governo brasileiro
Capa: Adriano Machado / Reuters

O nazifascismo tropical de um governo brasileiro

31/03/2021 às 20:23
Leia nesta página:

O presente artigo é uma reflexão da conjuntura político-social do Brasil, de sua crise humanitária, na condução da pandemia e a política de forte influência nazifascista pelo Governo Federal.

A TRAGÉDIA ANUNCIADA E ESCARRADA.

Que o Brasil é um país de peculiaridades únicas, disso não tenhamos dúvidas. Também podemos salientar que nossa história política é carregada por atos golpistas e ditaduras, a própria republica foi construída assim.

Porém com o passar dos anos, a democracia mesmo que de forma tímida, continuava um percurso de estabilização no país desde a promulgação da Constituição Federal em 1988 até os anos de 2013, quando começaram as primeiras manifestações, na época contrarias ao governo da presidente Dilma Rousseff, que infelizmente não soube compreender e entender o que estava-se a insurgir deste ponto de partida.

Adiante tivemos as manifestações daqueles que se tornariam fieis bastiões do atual mandatário e sua necropolítica, alimentados por uma classe média ressentida entre outras figuras que saíram das profundezas do esgoto brasileiro, a dita extrema-direita. Após isto, a situação ficou tal qual um carrinho de rolimã desgovernado em uma ladeira abaixo, que culminou em um golpe e a acessão do horror e da misantropia brasileira conhecida como Bolsonarismo, que nos desgoverna numa política focada principalmente na morte, na barbárie e na devastação de qualquer principio civilizatório conquistados com muita dificuldade pelo povo brasileiro, como filhos que somos da Revolução Francesa de 1799.

Mas toda esta tragédia agravada por uma pandemia que o mundo não vislumbrava desde o início do século XX, estava realmente escancarada tratando-se de Bolsonaro?

A resposta é tão clara, quanto dizer que o Impaled Nazarene[1] é uma banda de metal extremo. Bolsonaro sempre fez questão de exacerbar sua agressividade e seu radicalismo em toda sua trajetória política dia muito.

Nos anos 90, em uma entrevista disse que o regime militar brasileiro deveria ter matado trinta mil pessoas[2] ou mesmo suas outras falas, quando literalmente disse que se o filho for gay, bastaria espanca-lo para voltar a ser “normal”.[3]


é possível classificar Bolsonaro e seu governo como um governo Nazifascista?

Totalmente plausível, mas não aos moldes do Nazismo e o Fascismo Europeu, visto que o Bolsonarismo, ao contrário de seus semelhantes oriundos do Velho Mundo, não possui mentores intelectuais, como no caso do fascismo italiano com Benito Mussolini e Giovanni Gentile ou o Nazismo Alemão de Adolf Hitler e Alfred Rosenberg. O Bolsonarimos é, assim como o Nazismo, um movimento sincrético muito mais calcado nas reações meramente misantrópicas e sem qualquer didática intelectual, visto que, o próprio Bolsonaro é uma figura intelectualmente desprovida de capacidades primárias, como boa parte de seus asseclas, o que de certa forma é uma vantagem, visto que suas falas primárias e obtusas envolvem parte considerável de uma sociedade bestializada e irracional como tem se comportado a sociedade brasileira nos últimos tempos.


quais atos de governo podem ser considerados como de um governo nazifascista?

Particularmente diante da conduta no tratamento de políticas humanitárias, visto que muito de seus Ministros e membros nestas e outras áreas, se comportam como meras marionetes dos desejos do mandatário, como exemplo o Ministro da Saúde. Logo, tais ações nos dão tranquilidade para inclusive comparar o atual momento da tragédia brasileira com alguns momentos trágicos na história da ditadura Nazista.

No início de 2021, praticamente um ano após a grave crise sanitária que o país vem passando, e após inúmeras aparentes tentativas de sabotagem por parte do próprio governo, o Estado brasileiro do Amazonas se viu diante de um horror, em suas devidas proporções, digno dos horrores presenciados em Auschwitz, o mais conhecido campo de concentração nazista, e não é nenhum exagero, visto que existem inúmeras particularidades envolvendo os dois casos.

Na Alemanha Nazista, judeus, comunistas, russos, polacos entre outras etnias e desafetos políticos do regime, eram executados nas câmaras de morte com o auxílio de um gás obtidos através da evaporação do pesticida Zyklon B. Já em Manaus, a falta de oxigênio por culpa do descaso principalmente do governo federal, foi responsável pela morte de inúmeros amazonenses, especialmente manauaras, atento que o epicentro da crise da falta de gás Oxigênio deu-se na capital Manaus{C}[4].

É nítido que em ambos os casos a conduta destes governos, mesmo que em momentos distintos, compartilham o cerne de esfacelo, seja pela ação ou pela omissão.


CONCLUSÃO

Bolsonaro nunca negou sua origem beligerante-caótica e nunca escondeu que seu governo teria como foco vilipendiar todo ou qualquer ato civilizatório conquistado com muito sacrifício no país. Além disso, ele conseguiu mostrar o que existe de pior e mais cretino na sociedade brasileira, expôs o pior do ser humano e conseguiu uma proteção quase messiânica daqueles que comungam com seu modo de pensar e hoje aparelham instituições de Estado que deveriam ser responsáveis por garantir o mínimo de civilidade e ordem social. Porém, o que assistimos é um show de horrores, onde o próprio ato existencial humano torna-se um desafio diário, sempre com cenas que por mais spoilers possíveis ao longo do mandato, sempre são vistos com uma “Surpresa” infantilizada, por aqueles que parecem ter ignorados os sinais de que teríamos a barbárie governando um país, dado o histórico escancarado de Bolsonaro.

Como comunista que sou, e com o comportamento do país e grande parte de suas instituições na atualidade, não me surpreendo que este artigo possa no futuro, ser um dos poucos registros de minhas memorias, pois sabe-se lá, se eu não poderei ser vítima de uma Gestapo/Dops/SNI ou mesmo Lawfare por parte daqueles que odeiam a democracia com todas as suas forças.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

E se existe um Deus, que tenha piedade de nós, e faça justiça para todas as vítimas que sucumbiram a prostração de boa parte da sociedade civil organizada, pois infelizmente, ainda temos um Judiciário/Ministério Público/Legislativo/Sociedade Civil/Mídia/Elite Empresarial, que vê muito mais problemas em “pedaladas fiscais” de uma Presidente, do que as mais de 260 mil mortes por conta da necropolitica de um governo facistoide[5].

Retrocedemos novamente, para a idade das trevas.         

 

 

REFERÊNCIAS: 

Celso de Mello compara Brasil a Alemanha nazista e diz que apoiadores de Bolsonaro 'odeiam' democracia. G1. 01 de junho. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/06/01/celso-de-mello-ve-semelhanca-entre-brasil-atual-e-alemanha-nazista-e-diz-que-apoiadores-de-bolsonaro-odeiam-democracia.ghtml> Acesso em: 05 de março de 2021.

Direitos Humanos: moral e ética. In: STOLZ, Sheila; MARQUES, Clarice Pires Marques; MARQUES, Carlos Alexandre Michaello (Orgs.). Disciplinas Formativas e de Fundamentos: Fundamentos em Direitos Humanos. Coleção Cadernos de Educação em e para os Direitos Humanos. v.7. Rio Grande: FURG, 2013f.p. p.51-61.

Nazismo no Brasil multiplica-se durante governo de Bolsonaro. Diário de Notícias. 09 de Novembro. 2020. Disponível em: <https://www.dn.pt/mundo/nazismo-no-brasil-multiplica-se-durante-governo-de-bolsonaro-13006445.html> Acesso em 05 de março de 2021.

Mensagem do governo com alusão ao nazismo agride vítimas do Holocausto, diz rabino. BBC. 11 de maio. 2020. <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52626218> Acesso em: 05 de março de 2021.


{C}[1] Impaled Nazarene é uma banda finlandesa de black metal formada em 1990.

{C}[2] Nos anos 90, Bolsonaro defendeu novo golpe militar e guerra. Folha. 3.jun.2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/06/nos-anos-90-bolsonaro-defendeu-novo-golpe-militar-e-guerra.shtml Acesso em 05 de março de 2021.

{C}[3] “Ter filho gay é falta de porrada”, diz Bolsonaro. Geledés. 07.março.2014. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/ter-filho-gay-e-falta-de-porrada-diz-bolsonaro/> Acesso em 05 de março de 2021.

{C}[4] A sucessão de erros que levou à crise de oxigênio em Manaus. Poder360. 19.jan.2021. Disponível em: <https://www.poder360.com.br/coronavirus/a-sucessao-erros-manaus-dw/> Acesso em 05 de Março de 2021.

{C}[5] Covid Saúde. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br> Acesso em 05 de março de 2021.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Vinicius Viana Gonçalves

Possui Bacharelado em Direito pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (FARG), Pós-Graduação em Ciências Políticas pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Pós-Graduação em Ensino de Sociologia pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP), Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos e Mestrado em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Também possui formação como Técnico em Comércio Exterior pela Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (Rio Grande/RS), Tecnologia em Logística pela Faculdade de Tecnologia (FATEC/UNINTER). Como pesquisador, foi membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos (NUPEDH) e do Grupo de Pesquisa Direito, Gênero e Identidades Plurais (DIGIPLUS), ambos vinculados ao PPGDJS/FURG. Também atuou como pesquisador vinculado ao Programa Educación para la Paz No Violencia y los Derechos Humanos, no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos (Centro de Investigación y Extensión en Derechos Humanos) da Facultad de Derecho da Universidad Nacional de Rosario (Argentina), sob coordenação do Professor Dr. Julio Cesar Llanán Nogueira, com financiamento da PROPESP-FURG/CAPES.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos