Artigo Destaque dos editores

A responsabilidade patrimonial do Estado por conduta comissiva e o direito de regresso

Exibindo página 5 de 5
23/02/2007 às 00:00
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

           A responsabilidade patrimonial do Estado ocorre quando seus agentes, nessa qualidade, causam danos (morais ou materiais) aos administrados, mediante condutas lesivas (quer por atos ilícitos, quer por atos lícitos). Assim, fica o Poder Público obrigado a reparar o dano.

           Com o passar dos tempos, o Estado se tornou responsável para com seus administrados, ante as condutas de seus agentes. Diante de condutas comissivas dos agentes públicos que causem danos nos particulares, a Constituição Federal adotou a responsabilidade objetiva, obrigando as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviço público a repararem, patrimonialmente, os particulares lesionados, sem a necessidade de estes comprovarem culpa ou dolo do responsável pelo evento danoso. Outrossim, previu a Lei Maior o direito de regresso, que significa o dever de o Estado cobrar do agente público o valor despendido com o administrado, na hipótese de ter agido com dolo ou culpa.

           O problema tem que ver com a aplicação da denunciação da lide, que visa a efetivar a ação regressiva dentro da própria ação indenizatória contra o Estado. Como se observou, é controverso seu cabimento. Com efeito, foi possível entremostrar que não deve ser cabível a denunciação, pois traz sérios prejuízos ao terceiro lesado, além de frustrar a responsabilidade objetiva.

           Destarte, foram fundamentais o estudo e a pesquisa da responsabilidade estatal, já que o Poder Público, mediante os comportamentos de seus agentes, desrespeita as garantias e liberdades dos particulares, causando-lhes danos.

           A monografia em comento teve como fonte a Constituição Federal atual, as Constituições anteriores, diversas legislações, a doutrina e a jurisprudência. Na doutrina, buscou-se o entendimento de diversos doutrinadores, notadamente o de administrativistas.

           No presente trabalho monográfico, objetivou-se analisar e dar ênfase à responsabilidade do Estado por condutas comissivas causadoras de lesões nos administrados, bem como analisar o direito de regresso e a denunciação da lide.

           A tipologia da pesquisa, segundo a utilização dos resultados, foi pura, conduzindo o conhecimento do pesquisador para uma nova tomada de posição; e, segundo a abordagem, foi qualitativa, aprofundando-se na compreensão das ações e relações humanas e nas condições e freqüências de determinadas situações sociais. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi exploratória, aprimorando idéias, buscando maiores informações sobre o tema em estudo.

           A monografia em epígrafe dispôs-se de quatro capítulos. No primeiro, tratou-se da responsabilidade patrimonial do Estado; no segundo, da responsabilidade do Estado por conduta comissiva, entremostrando sua importância; no terceiro, da reparação do dano sofrido pelo administrado; e no quarto, por fim, tratou-se do direito de regresso, oportunidade em que se estudou a denunciação da lide, demonstrando-se os posicionamentos favoráveis e desfavoráveis, quanto ao seu cabimento na responsabilidade objetiva do Estado.


NOTAS

  1. Alguns autores, como, por exemplo, Hely Lopes Meirelles (2006), preferem o termo "Administração Pública", ao invés de "Estado", frisando a finalidade de não confundir as condutas realizadas pelo Poder Executivo com as praticadas pelos demais Poderes (Legislativo e Judiciário). Diverso é o entendimento de Maria Sylvia Zanella Di Pietro (2006), a qual prefere o termo "Estado", aduzindo que esse ente é pessoa jurídica de direito público, ao passo que a Administração Pública não tem personalidade jurídica, não sendo titular de direitos e obrigações na seara cível. Em que pese essa controvérsia, parece assistir razão a Maria Sylvia Zanella Di Pietro (2006), razão pela qual se utilizou, nesta monografia, o termo "Estado". Ademais, a responsabilidade patrimonial aqui estudada não trata das condutas dos agentes do Poder Legislativo nem do Poder Judiciário, senão haveria menção expressa no título desta monografia.
  2. Essa lei regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, instituindo normas para licitações e contratos da Administração Pública, e dá outras providências.
  3. Mais adiante, será vista a responsabilidade objetiva do Estado no ordenamento jurídico brasileiro, oportunidade em que será devidamente explicitado o dispositivo constitucional em referência.
  4. Na entrega de bem imóvel para satisfazer a indenização, a composição amigável pode exigir lei autorizadora, conforme lembra Diogenes Gasparini (2005).
  5. Caso haja interesse da União, participando do processo judicial, a competência será da Justiça Federal.
  6. Veja-se que o dispositivo legal ainda se refere aos Procuradores da República, eis que a Lei n° 4.610/65 entrou em vigor na vigência da Constituição de 1946, que rezava, no art. 126, parágrafo único, que a União era representada em Juízo pelos Procuradores da República, podendo a lei cometer esse encargo, nas Comarcas do interior, ao Ministério Público local. Como a atual Constituição, conforme o art. 131, diz que Advocacia-Geral da União é a instituição que, com o auxílio de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo, deve-se interpretar o art. 1º em comento conforme a Constituição. Assim, onde consta Procurador da República, deve-se ler Advocacia-Geral da União.

REFERÊNCIAS

          Livros

          CAHALI, Yussef Said. Responsabilidade civil do Estado. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 1996.

          CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 9. ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2002.

          CARVALHO NETO, Inacio de. Responsabilidade do Estado por ato de seus agentes. São Paulo: Atlas, 2000.

          DIDIER JR., Fredie. Curso de direito processual civil: teoria geral do processo e processo de conhecimento. 6. ed. Salvador: JusPodivm, 2006.

          DINIZ, Maria Helena. Código civil anotado. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

          DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 19. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

          FIGUEIREDO, Lúcia Valle. Curso de direito administrativo. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 1995.

          FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de direito constitucional. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

          FRIEDE, Reis. Comentários ao código de processo civil. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996.

          GASPARINI, Diogenes. Direito administrativo. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

          LEAL, Antônio Luiz Câmara. Da prescrição e da decadência. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1978.

          MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 32. ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

          MELLO, Celso Antônio Bandeira. Curso de direito administrativo. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

          SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 24. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

          THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil. 37. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

          TOLEDO PINTO, Antonio Luiz; WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CÉSPEDES, Livia. Vade mecum Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2006.

          VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil: parte geral. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004).

          ZANCANER, Weida. Da responsabilidade extracontratual da Administração Pública. São Paulo: RT, 1981.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

          Periódicos

          BRASIL. Constituicão Politica do Imperio do Brazil, de 25 de março de 1824. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2005.

          ____________. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 24 de fevereiro de 1891. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2005.

          ____________. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de julho de 1934. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2006.

          ____________. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 10 de novembro de 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao37.htm>. Acesso em: 26 out. 2006.

          ____________. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 18 de setembro de 1946. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2005.

          ____________. Constituição da República Federativa do Brasil, de 24 de janeiro de 1967. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2006.

          ____________. Decreto-lei nº 20.910, de 06 de janeiro de 1932. Regula a prescrição qüinqüenal. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2006.

          ____________. Decreto-lei nº 4.597, de 19 de agosto de 1942. Dispõe sobre a prescrição das ações contra a Fazenda Pública e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2005.

          ____________. Lei 3.071, de 01 de janeiro de 1916. Código Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/L3071.htm>. Acesso em: 10 set. 2006.

          ____________. Lei n° 4.619, de 28 de abril de 1965. Dispõe sobre a ação regressiva da União contra seus agentes. Disponível em . Acesso em: 03 out. 2006.

          ____________. Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Disponível em: . Acesso em: 04 out. 2006.

          ____________. Lei n° 9.494, de 10 de setembro de 1997. Disciplina a aplicação da tutela antecipada contra a Fazenda Pública, altera a Lei nº 7.347, de 24 de julho de 1985, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9494.htm>. Acesso em: 23 set. 2006.

          ____________. Superior Tribunal de Justiça. Agravo regimental no recurso especial n° 573816, da terceira turma, Brasília, DF, 08 de março de 2005. Disponível em: http://www.stj.gov.br/SCON/jurisprudencia/doc.jsp?livre=AGRESP+573816&&b=ACOR&p=true&t=&l=10&i=1>. Acesso em: 24 set. 2006.

          ____________. Superior Tribunal de Justiça. Recurso especial n° 403126, da segunda turma, Brasília, DF, 21 de agosto de 2005. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2006.

          ____________. Superior Tribunal de Justiça. Recurso especial n° 606224, da primeira turma, Brasília, DF, 15 de dezembro de 2005. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2006.

          ____________. Superior Tribunal de Justiça. Recurso especial n° 189224, da segunda turma, Brasília, DF, 15 de maio de 2001. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2006.

          ____________. Superior Tribunal de Justiça. Súmula nº 37. São cumuláveis as indenizações por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2006.

          ____________. Superior Tribunal de Justiça. Súmula nº 39. Prescreve em vinte anos a ação para haver indenização, por Responsabilidade civil, de sociedade de economia mista. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2006.

          ____________. Supremo Tribunal Federal. Agravo regimental no recurso extraordinário n° 357.291-1, da primeira turma, Brasília, DF, 09 de maio de 2006. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2006.

          ____________. Supremo Tribunal Federal. Recurso extraordinário n° 220906, da primeira turma, Brasília, DF, 15 de setembro de 1981. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2006.

          ____________. Supremo Tribunal Federal. Recurso extraordinário n° 206.711-3, da primeira turma, Brasília, DF, 25 de junho de 1999. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2006.

          ____________. Supremo Tribunal Federal. Recurso extraordinário n° 78569, do tribunal pleno, Brasília, DF, 16 de novembro de 2002. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2006.

          ____________. Supremo Tribunal Federal. Recurso extraordinário n° 113587, da segunda turma, Brasília, DF, 18 de fevereiro de 1992. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2006.

          ____________. Supremo Tribunal Federal. Súmula nº 556. É competente a justiça comum para julgar as causas em que é parte sociedade de economia mista. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2006.

          CEARÁ (Estado). Constituição do Estado do Ceará, de 5 de outubro de 1989. Disponível em: . Acesso em: 04 out. 2006.

          FORTALEZA (Município). Lei Orgânica de Fortaleza, de 05 de abril de 1990. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2006.

          RIO GRANDE DO SUL (Estado). Tribunal de Justiça. Agravo de instrumento n° 70015552623, da décima primeira câmara cível, Porto Alegre, RS, 02 de junho de 2006. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2006.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ronnie Leal Campos

Procurador Federal. Especialista em Direito Público pela UNB.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CAMPOS, Ronnie Leal. A responsabilidade patrimonial do Estado por conduta comissiva e o direito de regresso. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 12, n. 1332, 23 fev. 2007. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/9524. Acesso em: 29 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos