Fazer uma gestão fiscal e tributária eficiente é importantíssimo para o crescimento de uma empresa no mercado. Com planejamento e segurança, é possível colocar o negócio nos trilhos, cumprindo todas as obrigações legais para evitar que a empresa sofra punições físicas e tributárias, garantindo total transparência nas finanças.
Estar por dentro de toda a legislação brasileira é importante para cumprir com todos os requisitos tributários e fiscais. Essa também é uma maneira de diminuir custos, permitindo uma otimização dos gastos para reduzir impostos da empresa.
O que é gestão tributária?
A gestão tributária dá conta de toda a administração de encargos tributários do negócio, ou seja, o pagamento de impostos. Cada produto possui seus encargos, desde a fabricação até a venda, e por isso é importante mapear os impostos para que a empresa pague tudo o que lhe é devido e consiga lucrar com as vendas.
Saber lidar com questões tributárias é importante para aproveitar algumas brechas e oportunidades da legislação brasileira, conseguindo obter isenções e benefícios fiscais.
Se a sua empresa presta serviços no exterior, ela pode pedir a isenção de tributos como PIS e COFINS. Também há a possibilidade de isenção do ISS (imposto sobre serviços) para a exportação de serviços, além da isenção de ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) na exportação de produtos.
O que é gestão fiscal?
Uma boa gestão fiscal ajuda a prevenir que a empresa sofra punições por conta do descumprimento de obrigações tributárias. Dessa forma, a gestão fiscal é um conjunto de ações que permite que a empresa possa cumprir todas suas obrigações legais e não tenha problemas com o fisco.
Entre as obrigações principais, uma gestão fiscal eficiente consegue organizar o pagamento de tributos de qualquer gênero para evitar que a empresa acabe atrasando ou esquecendo do pagamento de alguma taxa ou imposto.
Também é função da gestão fiscal melhorar o controle financeiro da empresa, otimizando o fluxo de caixa. Isso pode ser feito com o registro de todas as transações financeiras por meio da emissão de notas fiscais.
Ter um planejamento fiscal montado ajuda a empresa a reduzir suas cargas tributárias e a conseguir aproveitar outros benefícios, tais como a obtenção de crédito para o negócio. A gestão fiscal é responsável por escolher o melhor modelo tributário para a empresa e acompanhar seu crescimento no mercado.
Dicas para fazer uma gestão tributária e fiscal efetiva
Existem diversas ações simples que podem ajudar na organização tributária e fiscal de um negócio. Confira algumas delas abaixo.
Faça e siga o planejamento financeiro do negócio
Todo negócio precisa de um planejamento financeiro para se desenvolver no mercado. Esse planejamento também é importante para entender como a empresa deve se portar no mercado para honrar o pagamento dos encargos tributários.
Organizar documentos
A empresa precisa organizar todos os documentos para facilitar auditorias internas e ter a base financeira de forma organizada, dando mais transparência e segurança para o andamento do negócio.
Ações preventivas
É importante desenvolver ações preventivas que visem facilitar a gestão dos impostos e taxas do negócio, como fazer auditorias internas periodicamente. Dessa maneira, a empresa não correrá riscos de tomar decisões que afetem suas obrigações legais.
Aproveite os benefícios fiscais
Com um planejamento financeiro e tributário organizado, é possível encontrar e usar os benefícios fiscais a favor da empresa. Essa é uma forma de economizar com impostos, aproveitando todas as isenções e descontos possíveis. Assim, além de se organizar para cumprir suas obrigações, a empresa também economiza dinheiro.
Automatize atividades
Para quem é leigo em relação a questões tributárias e fiscais, uma boa saída é abusar da tecnologia. Já existem diversos aplicativos e softwares que podem ser usados para automatizar funções como emissão de notas fiscais.
Outra dica é contar com o auxílio profissional para evitar que qualquer erro aconteça por conta do desconhecimento dos profissionais da empresa. Então, se for preciso, busque um profissional de contabilidade para organizar e cuidar de toda a parte tributária e fiscal do negócio.