Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/59116
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Advogado empreendedor: Cuidados com a apresentação pessoal

O advogado também deve empreender

Advogado empreendedor: Cuidados com a apresentação pessoal. O advogado também deve empreender

Publicado em . Elaborado em .

Cuidar a aparência pessoal é fundamental para o desenvolvimento profissional.

A profissão advocática tem características próprias tão consistentes a ponto de estabelecer um Código de Ética severamente regulamentador, restringindo os atos do profissional sob condições específicas e por conceitos próprios. É por sinal uma profissão igual a qualquer outra que está sujeita às condições adversas e normas naturais do mercado/sociedade, o que faz repensar a forma de atuação. E como qualquer outro profissional o Advogado deve ser antes um empreendedor.

O primeiro passo a ser observado neste contexto diz a respeito do marketing pessoal, não se limitando apenas na apresentação profissional. É fundamental que seja trabalhada a postura, aparência pessoal, a qualidade da escrita, a forma de comunicação clara e objetiva aos clientes sem um linguajar técnico, o relacionamento com os colegas, gestos e expressões e policiar a forma de tonalidade e a articulação da voz.

Isso faz parte da aparência profissional e do marketing pessoal. Vejamos que esses atos não estão restritos apenas no ambiente ou na relação de trabalho, esses requisitos devem permanecer inseridos no dia-a-dia pessoal mesmo que distingue claramente da profissão. Dessa forma, numa partida de futebol ou num dos bares da capital, o profissional deve se comportar como tal, levando contigo todas as composturas exigidas e praticadas no ambiente e nas relações de trabalho para assim não frustar as expectativas daqueles que desse comportamento espera.

Para manter a boa imagem profissional, é fundamental ao advogado causar as primeiras boas impressões aos futuros clientes e aqueles que possivelmente um dia virá a ser, e da mesma forma com os colegas. Conhecer a etiquetagem, saber se vestir de forma adequada e se comportar de maneira compatível com os diferentes ambientes, ser solidário, natural e simples, demonstra simpatia e domínio da profissão e nas relações interpessoais, uma vez que  deste profissional é esperado tais condutas.

Por final, é melhor  evitar o erro do que posterior ter que corrigi-lo por ingerência anterior. Uma imagem queimada fica mais cara para repor do que construí-la na forma correta desde o início.

Leia também. Você vai gostar de:

10 razões pelo qual o Advogado deve blogar

6 alternativas gratuitas ao Evernote

Rodrigues de Sousa

Marketing jurídico e especial

www.sisbran.com


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.