Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/64273
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Não consigo mais pagar as prestações do imóvel que comprei. E agora?

Veja que há alternativas para esta situação.

Não consigo mais pagar as prestações do imóvel que comprei. E agora? Veja que há alternativas para esta situação.

Publicado em . Elaborado em .

O número de imóveis leiloados tem triplicado e ainda há muita gente que não domina o assunto, não sabem exatamente quais são as razões pra isso acontecer ou como se programar e se prevenir para evitar que seu imóvel seja levado a leilão.

Se você estiver inadimplente e não tiver condições de regularizar a situação, é possível tentar um acordo com o fornecedor e até mesmo pedir o reembolso de parte do valor já pago. Porém, é necessário entender e analisar muito bem o caso antes de tomar qualquer decisão.

O artigo 53 do Código de Defesa do Consumidor, estabelece que: "Nos contratos de compra e venda de móveis ou imóveis mediante pagamento em prestações, bem como nas alienações fiduciárias em garantia, consideram-se nulas de pleno direito as cláusulas que estabeleçam perda total das prestações pagas em benefício do credor que, em razão do inadimplemento, pleitear a resolução do contrato e a retomada do produto alienado".

Os proprietários que tenham seus imóveis envolvidos nessas situações tem direito a ampla defesa e ao contraditório, direitos emanados da Constituição Federal. A cada caso concreto, o procedimento para exercitar o seu direito de defesa é diverso, mas para a validade do processo que culmina com o leilão do imóvel, há necessidade de se respeitar e cumprir à risca todos os ditames legais. Caso contrario, o leilão padece de nulidade.

Além do medo de perder o imóvel por ausência no pagamento das prestações, há outras dívidas que geram dúvidas, impostos por exemplo. Nós juntamos informações sobre as possibilidades de perda de imóveis para ajudar e esclarecer em um FAQ que você consegue baixar clicando aqui.


Autor

  • Hoffman & Silva

    Hoffman & Silva Advocacia teve sua primeira fundação em 1989, por Elizabeth Imaculada Hoffman de Jesus, logo após sua formação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o intuito de aplicar seus conhecimentos em prol do direito e da justiça.

    O escritório atua na área civil, trabalhista, assessoria jurídica, famílias e sucessões sempre com o máximo empenho e dedicação para com os seus clientes. Reflexo disso é a ausência de qualquer tipo de reclamação ou representação do conselho de ética dos advogados.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.