Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/69400
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Corrupção como crime impossível

Corrupção como crime impossível

Publicado em . Elaborado em .

Sei que você não parou para pensar, mas corrupção pode ser vista como crime impossível.

O Brasil estava na desonrosa 140ª posição do ranking mundial de liberdade econômica da Heritage Foudation, mas, como desgraça pouca é bobagem, caímos para 157ª, em 2018. Enquanto isso o MPF gasta dinheiro publico com a campanha pouco eficiente das 10 medidas – que agora já estão em mais de 50 medidas. O Brasil ainda tá na mais profunda merda, mas o Deltan Dallagnol está dando palestra por até 35 mil reais, segundo a Folha de São Paulo[1].

Os jovens do MPF querem tratar peculato com mais severidade que homicídio, a mesma lógica do código penal soviético. Para o ESTADO TOTALITÁRIO SOVIÉTICO, peculato era algo seríssimo, pois eles, o ESTADO TOTALITÁRIO, eram a vítima, mas homicídio era bobagem: a vida foi banalizada: mataram 20 milhões. 3 Milhões só na UCRÂNIA, em 1932-1933, no Holodomor. Sem perceber, os jovens do MPF replicam essa ideologia de combate ferrenho à corrupção como panaceia.

Trago más notícias: combater corrupção em um país que é o 157º no ranking da liberdade econômica é como enxugar gelo. Doutor Eugênio Aragão tinha razão quando disse que os jovens da LAVA JATO não sabem nada de economia e que corrupção é uma graxa na economia. Ele só esqueceu de falar uma coisa: isto só é verdade em países socialistas, como o Brasil, sem liberdade econômica alguma, em que impera uma simbiose parasitária entre empresas, Estado e licitações. “Licitações”, que nome curioso, significa “tornar lícito” a roubalheira? Às vezes me pergunto!

Trago boas notícias: a solução para a corrupção é a liberdade econômica.

Vejamos os 10 primeiros países do Corruption Perceptions Index 2017[2]: 1) Nova Zelândia; 2) Dinamarca; 3) Finlandia; 4) Noruega; 5) Suíça; 6) Singapura; 7) Suécia; 8) Canadá; 9) Luxemburgo e 10) Holanda. Quatro deles estão no top 10 da liberdade econômica[3], outros 4 estão no TOP 20 e os outros dois estão na posição 23 e 26. O Chile é o primeiro colocado da América Latina no Corruption Perpections Index

De brinde, além de combater a corrupção, a liberdade econômica sobe o IDH, dos 10 primeiros da corruption perception index, 5 ou 6 estão no TOP 10 do IDH[4].

Conclusão combater a corrupção num país fechado é enxugar gelo, corrupção em um país aberto é crime impossível por impropriedade absoluta do objeto: como você vai fazer um peculato se o bem não é público? É impossível. Lembre-se: peculato e corrupção são Crimes contra a Administração PÚBLICA. Cometê-los em um país livre é impossível como assassinar um defunto. Não creio em outra forma de acabar com a corrupção, enquanto houver ser humano, haverá crimes, todos os crimes, enquanto houver um grande Estado, haverá muita corrupção.


REFERÊNCIAS

[1] https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2018/08/palestra-de-deltan-dallagnol-pode-chegar-a-r-35-mil.shtml

[2] https://www.transparency.org/news/feature/corruption_perceptions_index_2017#table

[3] https://www.heritage.org/index/ranking

[4] http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idh-global.html



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.