Estatuto dos animais é aprovado em Portugal

Leia nesta página:

Código Civil português passa a conferir proteção jurídica especial aos animais. No Brasil, projeto semelhante avança na Câmara.

O Presidente da Assembleia da República de Portugal recebeu nesta quinta-feira, 5 de janeiro, a redação final do conjunto de propostas legislativas tendentes a criar um estatuto jurídico dos animais.

Situações como a responsabilidade pelo animal nos processos de divórcio, a indenização em caso de lesão ou morte de pets e a impenhorabilidade destes, passam a ter previsão expressa. Alterações ao Código Penal também estão previstas.

Sob a influência do biodireito, propostas legislativas que atribuem uma proteção jurídica diferenciada aos animais também avançam no Brasil.

Após casos de maus-tratos ganharem notoriedade, foi aprovado no Senado brasileiro o PL nº 351/15 que busca inserir um inciso IV ao art. 83 do Código Civil, para dizer que "os animais não serão considerados coisas". Na Câmara, o projeto tramita sob nº 3670/2015.

Também no Senado tramitam os PL nº 438/2013 e 45/2014, alteradores da chamada Lei Arouca, que buscam proibir a utilização de animais na pesquisa e no desenvolvimento de produtos cosméticos e de higiene pessoal.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Julian Henrique Dias Rodrigues

Advogado em exercício no Brasil, em Portugal e na União Europeia. Licenciado pela Faculdade de Direito de Curitiba desde 2008, é pós-graduado em Direito Constitucional pela Fundação Escola do Ministério Público do Paraná, em Direito do Desporto pela Universidade Castelo Branco, e em Direito da Medicina pela Universidade de Lisboa. Mestrando em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Integrou a Comissão de Direito do Desporto da Ordem dos Advogados do Brasil (PR), e diversos Tribunais de Justiça Desportiva. Atuou como assessor de magistrado junto ao Tribunal de Justiça do Paraná.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos