Parecer Jurídico de Pedido de Remoção de Servidor Público - Mato Grosso.

A deferimento ou indeferimento do pedido caberá exclusivamente ao Presidente, que tendo por parâmetro o interesse, Conveniência e Oportunidade.

Exibindo página 2 de 2
12/01/2018 às 11:18
Leia nesta página:

DO INTERESSE PÚBLICO E DA EXISTÊNCIA DE VAGA

A lei 8.275/04, foi clara ao estabelecer que em sede de Remoção, ao Administrador caberá observar o interesse da Administração e a existência de vaga para deferir ou indeferir o pedido.

Assim sendo, o Administrador público seja ele Chefe da unidade local de execução, Gerente Regional de Supervisão ou o próprio Presidente deste Valoroso Instituto Sanitário, ao Despachar ou Decidir com base no Interesse da Administração, deverá verificar o que é melhor para a Sociedade e para o Estado.

Em se tratando o Pedido Apresentado, temos que levar em conta alguns dados.

O Primeiro Diz respeito à natureza do Cargo do Requerente, que é o de (FEDAF) Fiscal Engenheiro Agrônomo. Neste quesito fomos verificar o Lotacionograma, assim definido:

QUADRO 1 - Relação Nominal de Servidores e Unidades com especialidade de atuação em Agronomia – Regional de Barra do Garças.

O Primeiro Dado, que podemos subtrair da tabela é o fato de o Requerente ser o único Engenheiro Agrônomo da Região que engloba os Municípios de: Torixoréu, Ponte Branca, Araguainha e Riberãozinho.

Seqüencialmente, verificamos a localização e contorno dos Municípios atendidos pelo Requerente, veja:

Figura 1 – Imagem Obtida pelo Google Maps - referente ao trajeto Araguainha à Torixoréu.

Deste segundo estudo, depreendemos as seguintes informações:

Quadro 2 – Relação Município/Área Plantada/Propriedade.

MUNICÍPIO, ÁREA PLANTADA, Área Total do Município, PROPRIEDADE

Torixoréu, 12.664 ha, 2.390 Km², 36 propriedades, 

Ribeirãozinho, 19.267 ha, 623,453 Km², 43 propriedades

Ponte Branca, 107 ha, 6.904,71 Km², 1 propriedades

Araguainha, 570 ha, 688.676 Km², 2 propriedades

Deste breve estudo, verifica-se que o Servidor é necessário na Região e não em uma localidade específica, isto se deve pela necessidade de deslocar-se rotineiramente para exercitar o seu Mister de Fiscalização imperiosamente nos quatro municípios Torixoréu, Riberãozinho, Ponte branca e Araguainha pela simples razão de ser o Único Fiscal Agrônomo.

Mas para sediar o Domicílio, entendemos como base nas informações colacionadas, que os Municípios de Eleição seriam por Conveniência e oportunidade Riberãozinho ou Ponte Branca, pois ambos estão localizado em área de entroncamento o que facilitaria o atendimento em toda a Região.

 A necessidade da administração Pública é tão notória/inegável, que outros FEDAF’s poderão, a critério deste Ente Público, ser redistribuídos para atender a demandas atuais ou futuras. Vez que, verificou-se processualmente, apenas este Servidor Requerente para atuar em uma área de aproximadamente 10.606,839 Km².

 DA EXISTÊNCIA DE VAGA

Compulsando as informações existente no Banco de Dados desta URS de Barra do Garças, verificamos que não existe outro FEDAF – Agrônomo no Município de XXXX.

Todavia, sobre a EXISTÊNCIA DE VAGA cabe à Coordenadoria de Gestão de Pessoas do INDEA – COGESP, a palavra final sobre tal matéria.

DA NECESSÁRIA MANIFESTAÇÃO DA URS/BARRA DO GARÇAS.

 Tempestivamente, advertimos com base no Manual de Cessão e Remoção dos Servidores Públicos Efetivos do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso (1ª Ed. Out/15). Que faz necessário, a manifestação da URS sobre o Pedido.


 DA RESERVA FINAL.

Diante do exposto, esta Assessoria entende pela POSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO NÃO HAVENDO IMPEDIMENTO DE ORDEM LEGAL À CONCESSÃO DO SOLICITADO.

A Manifestação pelo deferimento ou indeferimento do pedido caberá exclusivamente ao Ilustríssimo Senhor Presidente do INDEA/MT, que tendo por parâmetro o interesse da Administração, observando a Conveniência e Oportunidade, irá proceder a sua decisão.

É o Parecer. Assim penso.


DA CONCLUSÃO

A análise ficou adstrita a Aspectos jurídicos e Formais, o que não exclui a área técnica de manifestar-se sobre a Conveniência e Oportunidade do Pedido.

É o parecer, salvo melhor juízo, ora submetido à douta apreciação superior.

À consideração do ilustre Gerente Regional de Supervisão de Barra do Garças.

Após, favor encaminhar para o Ilustríssimo Senhor Presidente do INDEA.

Para decisão Final.

Sem Mais.

Respeitosamente.

 

Em ____/ ____/______ 

advogado

oab

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Galvão Marques

Advogado Público do Estado de Mato Grosso com especialização em Direito Penal e Processual Penal, Público, Eleitoral, Militar, Notarial e Registral. Foi advogado da Secretaria de Estado de Agricultura e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso. Cirurgião-Dentista especialista em Endodontia, Implantodontia e prótese sobre Implantes. Membro do Colégio Brasileiro de Implantodontia. 1º Ten. Dentista do Exército tendo servido no Batalhão da Guarda Presidencial e Hospital das Forças Armadas. É membro da Câmara de Defesa Civil, Câmara de Aquicultura Conselheiro de Segurança Conselho de Agricultura e Câmara de Alimentação Escolar de Barra do Garças e da JARI/MT. Acadêmico de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica enfase em Eng. Eletrônica, Eng. Eletrotécnica e Eng.de Telecomunicações.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos