RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Leia nesta página:

Notas sobre Resolução de Conflitos.

Sobre o conceito de conflito Chiavenato (2005) afirmou:

"As pessoas nunca têm objectivos e interesses idênticos. As diferenças de objectivos e interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito. O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana. Constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração. A palavra conflito está ligada ao desacordo, discórdia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo. Para que haja conflito, além da diferença de objectivos e interesses, deve haver necessariamente uma interferência deliberada de uma das partes - seja o indivíduo seja o grupo - tenta alcançar seus próprios objectivos interligados com outra parte, a qual interfere na sua busca de atingir os objectivos. A interferência pode ser ativa (mediante ação para provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos) ou passiva (mediante omissão). Assim, o conflito é muito mais do que um simples desacordo ou divergência: constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar os seus objectivos, O conflito pode ocorrer no contexto de relacionamento entre duas ou mais partes: pode ocorrer entre pessoas ou entre grupos e organizações. Também pode ocorrer entre mais de duas partes ao mesmo tempo."

Válido é ressaltar que a comunicação esteja associada à linguagem e interação, de forma que representa a transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor. Temos o emissor (quem transmite) e receptor (aquele que recebe e interpreta).

De fato, as informações, segundo forma e maneira, podem gerar conflitos. Basta apenas basear-nos no conceito de Fake News, que são informações dispostas com detalhes, porém, por serem falsas produzem resultados catastróficos.

Na à administração de conflitos a análise estrutural do conflito avalia cinco parâmetros, isoladamente, para a compreensão do comportamento dos atores envolvidos na situação, são eles: as predisposições; as previsões; as pressões; as forças em jogo nas negociações; e o quadro de referência.

Não obstante,Prates (2014) afirma que tal abordagem é utilizada para:

  • Interferir nos recursos compartilhados, por meio de sistemas de recompensa formais e de incentivos para recompensar o desempenho conjunto e combinado de dois ou mais grupos, criando um objetivo comum;
  • Reduzir a diferenciação dos grupos, identificando objetivos comuns entre os membros e também por meio do reagrupamento de indivíduos, fazendo com que os grupos conflitantes se tornem membros de uma unidade maior;
  • Reduzir a interdependência, buscando separar os grupos tanto fisicamente quanto estruturalmente. Neste caso os grupos conhecem suas incompatibilidades, mas a distância e o baixo nível de interdependência reduz consideravelmente a possibilidade de conflito.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas2ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

__________.  Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações (3 ed., p. 579). Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LIKERT, Rensis & LIKERT, Jane G. Administração de Conflitos: Novas Abordagens. São Paulo: Mc Graw Hill, 1979.

PRATES, Wlademir Ribeiro. Gestão de Conflitos. Portal Ciências e Negócios. 04 de Setembro de 2014.

Sobre a autora
Hayume Camilly Oliveira de Souza

Educadora Social, Bacharela em Administração Pulica pela UNEMAT, graduanda no 4 período de Bacharelado em Direito na UNEMAT, Especialista em Gestão de RH, Especialista em Direito do Trabalho, e Pós- Graduanda em Interpretação e Tradução de LIBRAS, ambos pela FAMART.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos