Introdução
Você pode saber a matemática básica das porcentagens: divida o número que você quer encontrar por 100 para obter a porcentagem. Mas e se você precisar encontrar, digamos, o aumento ou a diminuição da porcentagem entre dois números? Aqui é onde as coisas podem ficar um pouco mais complicadas.
Não se preocupe, porém! Nós o protegemos. Neste artigo, vamos lhe mostrar como calcular aumentos e diminuições percentuais passo a passo. Você será capaz de lidar com qualquer problema porcentual que surja no seu caminho em pouco tempo!
Passos para o cálculo da porcentagem da pensão alimentícia com base no salário mínimo
Porcentagem é uma maneira simples de medir a progressão. É uma ferramenta valiosa para manter um registro de mudanças, seja no seu negócio ou na sua vida pessoal, ou, principalmente, quando o assunto é jurídico, porquanto os tribunais, como é cediço, usam de diversas bases de cálculos, sendo, uma delas, o próprio salário mínimo nacional vigente, conforme preceitua o art. 533, § 4º do Código de Processo Civil de 2015.
Calcular a porcentagem é relativamente fácil. Basta dividir o número que você quer calcular pela quantidade original e multiplicar o resultado por 100. Por exemplo, se você tem 50 itens em uma caixa, dentre os quais 5 estão quebrados, e você quer calcular a porcentagem desses 5, é simples, divida a quantidade dos itens defeituosos pelo total de itens, ou seja, 5/50 e multiplique o resultado por 100 (sempre multiplique por 100). Isso vai resultar em 10%.
Para calcular o percentual sobre o salário mínimo, você pode seguir outra lógica, basta dividir o percentual desejado por 100, e depois multiplicá-lo pelo valor do salário mínimo de referência. Exemplo: você precisa descobrir quanto é 25% do salário mínimo de 2022, qual seja, R$1.212,00. Para isso, basta dividir 25 por 100, que resultará em 0,25, e multiplicar esse valor por 1.212,00, que resultará em R$303,00. Pronto!