Não sabe como calcular a porcentagem da pensão alimentícia?

Aqui está sua resposta!

23/12/2022 às 09:36
Leia nesta página:

Introdução

Você pode saber a matemática básica das porcentagens: divida o número que você quer encontrar por 100 para obter a porcentagem. Mas e se você precisar encontrar, digamos, o aumento ou a diminuição da porcentagem entre dois números? Aqui é onde as coisas podem ficar um pouco mais complicadas.

Não se preocupe, porém! Nós o protegemos. Neste artigo, vamos lhe mostrar como calcular aumentos e diminuições percentuais passo a passo. Você será capaz de lidar com qualquer problema porcentual que surja no seu caminho em pouco tempo!

Passos para o cálculo da porcentagem da pensão alimentícia com base no salário mínimo

Porcentagem é uma maneira simples de medir a progressão. É uma ferramenta valiosa para manter um registro de mudanças, seja no seu negócio ou na sua vida pessoal, ou, principalmente, quando o assunto é jurídico, porquanto os tribunais, como é cediço, usam de diversas bases de cálculos, sendo, uma delas, o próprio salário mínimo nacional vigente, conforme preceitua o art. 533, § 4º do Código de Processo Civil de 2015.

Calcular a porcentagem é relativamente fácil. Basta dividir o número que você quer calcular pela quantidade original e multiplicar o resultado por 100. Por exemplo, se você tem 50 itens em uma caixa, dentre os quais 5 estão quebrados, e você quer calcular a porcentagem desses 5, é simples, divida a quantidade dos itens defeituosos pelo total de itens, ou seja, 5/50 e multiplique o resultado por 100 (sempre multiplique por 100). Isso vai resultar em 10%.

Para calcular o percentual sobre o salário mínimo, você pode seguir outra lógica, basta dividir o percentual desejado por 100, e depois multiplicá-lo pelo valor do salário mínimo de referência. Exemplo: você precisa descobrir quanto é 25% do salário mínimo de 2022, qual seja, R$1.212,00. Para isso, basta dividir 25 por 100, que resultará em 0,25, e multiplicar esse valor por 1.212,00, que resultará em R$303,00. Pronto!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Yohanan Ferreira Breves

Auxiliar Jurídico | Assistente Jurídico | Analista Jurídico; Intimamente ligado com tecnologia (Inteligência Artificial e Proteção de Dados); Voluntário na Defensoria Pública do Distrito Federal; Pós-graduando em Direito do Trabalho.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos