Petição Destaque dos editores

Mandado de segurança para assegurar participação em licitação

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

DOS FUNDAMENTOS DA REFORMA DA DECISÃO AGRAVADA
PARA CONCESSÃO DA MEDIDA LIMINAR

PERICULUM IN MORA / FUMUS BONIS JURIS

Cretella Júnior visualiza a liminar no mandado de segurança de uma forma interessante. Observa ele: "Se o mandado de segurança é o remédio heróico que se contrapõe à auto-executoriedade, para cortar-lhes os efeitos, a medida liminar é o pronto socorro que prepara o terreno para a segunda intervenção, enérgica (como é evidente), porém, mais cuidadosa do que a primeira. (Comentários às leis do mandado de segurança, cit., pág. 188)

Para a concessão da liminar devem concorrer dois requisitos legais, ou seja, a relevância dos motivos em que se assenta o pedido da inicial - fumu bonis juris - aqui consubstanciado nas disposições legais supra citadas, e a possibilidade da ocorrência de lesão irreparável ao direito do impetrante (periculum in mora).

O periculum in mora, está consubstanciado por sua vez na tentativa da Agravante em participar do certame, porém está sendo cerceado diante da imutabilidade dos itens anteriormente impugnados e agora questionados judicialmente. Assim, considerando que da forma em que está disposto o objeto, não é possível ao Agravante ter a certeza de que este objeto será entregue para a concessão; considerando que é direito da Agravante participar da licitação respeitado o princípio da legalidade; considerando que já esta marcado pela Agravada o dia 10 de novembro, as 11:00 horas, para o início da licitação, logo não mais restando qualquer tempo hábil para outras medidas e finalmente, considerando que a impugnação oferecida pela Agravante não foi acatada, fica evidente, data venia, o periculum in mora, pois se o despacho que indeferiu a liminar não for reformada, e a licitação nº. 03/97 for iniciada, tornar-se-á ineficaz a medida, pois a Agravante não poderá participar do certame nas atuais condições, por não haver viabilidade técnica de se preparar uma proposta, não restando outra alternativa que não seja a suspensão do certame até que seja feito melhor juízo sobre o objeto, conforme a lei 8666/93, artigo 40 e ao princípio da legalidade, artigo 37 do Pergaminho Constitucional.

Isto posto, após sábia e douta apreciação de V.Exs.ª., exímios julgadores, é que requer que se ponha um basta nesta situação abusiva, criada contra legis, pelo Dr. Presidente da Comissão de Licitação 03/97 da Empresa Municipal de Urbanização e Saneamento, que vem mantendo ilegalmente os itens 2.2 e 2.3 da licitação, mesmo estes sendo contrários a lei, concedendo liminar para suspensão do certame licitatório (concorrência nº 03/97), e no mérito, requer outrossim, a reforma da decisão de fls 44/46 do juiz a quo da 6ª Vara Cível de Niterói, para confirmar a liminar por ventura concedida, haja vista, a relevância do pedido e a possibilidade de dano irreparável conforme linhas acima traçadas.

Em tempo, se V.Ex.ª., entender correto conceder a Medida Liminar, requer seja intimado imediatamente a Agravada, por ofício dirigida a seu representante legal, para que responda no prazo de 10 dias.

Que V.Ex.ª digne-se mandar requisitar informações ao douto juiz a quo da 6ª Vara Cível de Niterói.

Seja recebido e processado o presente recurso de conformidade com o disposto nos artigos 524 e seguintes do Código de Processo Civil.

Requer por fim a juntada de inteiro teor do mandamus.

Aguarda deferimento.

Rio de Janeiro, 07 de novembro de 1997.

David Zangirolami (OAB/RJ 80.049)

Anisley Alves de O. Imbuzeiro (OAB/RJ 93.848)


    Íntegra do despacho exarado pelo Desembargador Dr. Sérgio Cavalieri Filho,
    publicado no DO de 14/11/97

    "O PRESENTE RECURSO CHEGOU À SECRETARIA DA CÂMARA NA SEXTA FEIRA (DIA 07) POR VOLTA DAS 18:00 HS QUANDO O ILUSTRE DESEMBARGADOR SORTEADO COMO RELATOR JÁ HAVIA SE RETIRADO DO TRIBUNAL. EM FACE DO PEDIDO DE LIMINAR E DA URGÊNCIA ALEGADA, O PROCESSO FOI SUBMETIDO À MINHA APRECIAÇÃO NA QUALIDADE DE EVENTUAL SUBSTITUTO DO DES. RELATOR.

    CUIDA-SE DE AGRAVO DE INSTRUMENTO CONTRA DECISÃO DO JUÍZO DA 6ª VARA CÍVEL DE NITERÓI QUE, EM AÇÃO MANDAMENTAL ALI EM CURSO, VISANDO ANULAR CLÁUSULAS DO EDITAL DE LICITAÇÃO Nº. 03/97, INDEFERIU A MEDIDA LIMINAR DESTINADA A SUSPENDER O CERTAME LICITATÓRIO MARCADO PARA O DIA 10 DO CORRENTE MÊS.

    DISPÕE O ARTIGO 41, § 1º, DA LEI Nº 8666/93, QUE "QUALQUER CIDADÃO É PARTE LEGÍTIMA PARA IMPUGNAR EDITAL DE LICITAÇÃO POR IRREGULARIDADE NA APLICAÇÃO DESTA LEI, DEVENDO PROTOCOLAR O PEDIDO ATÉ CINCO DIAS ANTES DA DATA FIXADA PARA A ABERTURA DOS ENVELOPES DE HABILITAÇÃO..." EMBORA NÃO SEJA AINDA POSSÍVEL, NESTA FASE PROCESSUAL, AFERIR A PROCEDÊNCIA OU NÃO DA IMPUGNAÇÃO FEITA PELA AGRAVANTE, É FORÇOSO RECONHECER QUE VEM REVESTIDA DE SERIEDADE E, CASO NÃO DEFERIDA A LIMINAR, RESTARÃO PREJUDICADOS O PRESENTE AGRAVO E O MANDADO DE SEGURANÇA ONDE FOI PROLATADA A DESCISÃO AGRAVADA.

    POR OUTRO LADO, A RESPOSTA DADA PELA COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO (FLS. 52) À IMPUGNAÇÃO FEITA PELA AGRAVANTE NA ESFERA ADMINISTRATIVA, REVELA-SE EXTREMAMENTE LACÔNICA, DEIXANDO SEM RESPOSTA AS QUESTÕES QUE FORAM ALI SUSCITADAS.

    SENDO ASSIM, PARECE-ME PRUDENTE O DEFERIMENTO DA LIMINAR, NÃO OBSTANTE AS RAZÕES EXPENDIDAS NA DESCISÃO AGRAVADA, PARA O FIM DE SER SUSPENSO O CERTAME LICITATÓRIO ATÉ O JULGAMENTO DESTE AGRAVO, SE O EMINENTE DES. RELATOR DESTE PROCESSO NÃO VIER A ENTENDER DE FORMA DIFERENTE.

    OFICIE-SE À AUTORIDADE IMPETRADA REMETENDO-SE CÓPIA DESTA DESCISÃO E AO DOUTO JUÍZO A QUO.

    A SEGUIR, VOLTEM OS AUTOS CONCLUSOS AO EMINENTE DES. RELATOR PARA DECIDIR COMO DE SEU ENTENDIMENTO.

    RIO DE JANEIRO, 07 DE NOVEMBRO DE 1997

Assuntos relacionados
Sobre os autores
David Zangirolami

advogado no Rio de Janeiro

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ZANGIROLAMI, David ; IMBUZEIRO, Anisley Alves O.. Mandado de segurança para assegurar participação em licitação. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 3, n. 25, 24 jun. 1998. Disponível em: https://jus.com.br/peticoes/16122. Acesso em: 26 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos