Ação de alimentos em desfavor da genitora

06/06/2017 às 11:04
Leia nesta página:

Trata-se de Ação de Alimentos proposta pelo genitor, que possui a guarda dos filhos, em face da genitora, funcionária pública.

EXCELENTÍSSIMA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE, DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE ()

(), menor absolutamente incapaz, portadora do RG nº () (SSP/MG), inscrita no CPF nº () e V(), menor relativamente incapaz, portador do RG nº () (SSP/MG), inscrito no CPF nº () e neste ato representada e assistido, respectivamente, por seu genitor, (), brasileiro, separado judicialmente, mecânico, portador do RG nº (), inscrito no CPF nº (), residente e domiciliado na rua (), CEP: (), nesta cidade de (), por intermédio de suas advogadas (procuração anexa), com endereço profissional na Rua (), onde receberá ulteriores intimações, observando-se o procedimento especial da Lei nº 5.478/68 e com fundamento no artigo 1.696 do Código Civil e artigos 528 e seguintes do Código de Processo Civil, vem, perante Vossa Excelência, propor: AÇÃO DE ALIMENTOS em desfavor de (), brasileira, separada judicialmente, professora, inscrita no CPF sob o nº (), residente e domiciliada na Rua (), nesta cidade de (), conforme a seguir expõe.


DA JUSTIÇA GRATUITA

Os requerentes não possuem condições de pagar as custas e despesas do processo sem prejuízo próprio ou de sua família, conforme declaração de hipossuficiência anexa, sob égide no Código de Processo Civil, art. 98 e seguintes e pelo artigo 5º, LXXIV da Constituição Federal. Desse modo, fazem jus à concessão da gratuidade de Justiça.


DOS FATOS

Os requerentes são filhos da requerida, conforme faz prova as certidões de nascimento anexas. Cumpre esclarecer que o representante legal dos requerentes era casado com a requerida e conviveram há mais de 1 (um) ano, sob o regime de comunhão parcial de bens.

Assim, sobreveio a separação litigiosa em 05 de maio de 2009, tendo em vista a convivência insuportável entre ambos, determinando que a guarda dos filhos caberia à mãe, sendo estipulado que o pai contribuiria com a prestação de alimentos aos filhos.

No entanto, em 22 de março de 2017, foi celebrado um acordo, baseado no Princípio do Melhor Interesse da Criança e do Adolescente, em que ficou determinada que a guarda passaria a ser exercida na modalidade compartilhada.

Contudo, a custódia física dos filhos ficaria sob a responsabilidade do genitor. Ora Excelência, diante dos fatos expostos, sendo a genitora funcionária pública, percebendo salário fixo, nada mais justo que a mesma contribua para a manutenção mínima dos seus filhos, já que não lhe cabe mais a guarda física dos menores. Dessa forma, diante da necessidade em que se encontram, os requerentes propõem a presente Ação de Alimentos.


DO DIREITO

O dever de prestação alimentícia dos pais está expressamente previsto na Constituição Federal, em seu artigo 229, “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.”

O Código Civil, por sua vez, confere a quem necessita de alimentos, o direito de pleiteá-los, em especial entre pais e filhos, nos termos do artigo 1.696, “O direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta de outros”.

Ademais, o Código Civil esclarece que trata-se de necessidade do alimentando, conforme preconiza o artigo 1.695 do Código Civil, tendo em vista que os menores não possuem condições suficientes para prover o seu sustento. Dessa forma, está verificada a obrigação da requerida em contribuir com a manutenção dos filhos, pois constata-se que os requerentes são adolescentes e que possuem diversas necessidades, tais quais, despesas escolares, médicas e alimentares, entre outras.

Lado outro, os alimentos provisórios devem ser fixados desde logo, haja vista o aumento das despesas do representante, reflexo da condição de detentor da guarda dos requerentes, nos termos do artigo 4º da Lei 5.478/68 “Ao despachar o pedido, o juiz fixará desde logo alimentos provisórios a serem pagos pelo devedor, salvo se o credor expressamente declarar que deles não necessita”.

Diante do exposto, para que seja efetuada a mais lídima justiça, requerem a concessão da prestação de alimentos.


DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requerem:

1. A concessão dos benefícios da gratuidade da Justiça em sua integralidade, nos termos da declaração de hipossuficiência econômica inclusa, e consoante preconiza o Código de Processo Civil, artigos 98 e seguintes;

2. A citação da requerida para comparecer à audiência de conciliação e mediação;  

3. Seja a sua intimação, conforme preceitua o Código de Processo Civil, artigo 186, § 2º, para comparecer à audiência de conciliação e mediação;

4. Sejam arbitrados alimentos provisórios no valor mensal correspondente a 40% (quarenta por cento) do salário mínimo;

5. A intimação do Ministério Público;

6. A produção de todos os meios de prova admissíveis em direito, e em especial, depoimento pessoal da requerida, sob pena de confesso, testemunhal, pericial e documental;

7. A procedência do pedido inicial, com a condenação da requerida ao pagamento de alimentos aos requerentes, no valor mensal correspondente a 40% (quarenta por cento) do salário mínimo, ou seja, R$ 374,80 (trezentos e setenta e quatro reais e oitenta centavos);

8. A condenação da requerida no pagamento das custas/despesas processuais e honorários de sucumbência.

Atribuem à causa do valor de R$4.497, 60 (quatro mil, quatrocentos e noventa e sete reais e sessenta centavos).

Pedem o deferimento.

Cidade, data.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Caroline Cristina Campos

Bacharel em direito pela Unifenas na cidade de Alfenas/MG. Formada no final do ano de 2016, advogada atuante.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos