HABEAS CORPUS TRÁFICO DE ENTORPECENTES

17/11/2017 às 10:14
Leia nesta página:

Habeas corpus impetrado junto ao STJ com a finalidade de substituir a pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos. A ordem foi concedida!

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO COLENDO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA.

Ref: Apelação Criminal de nº 0000000-000-000

                                   José Roberto Telo Faria, brasileiro, divorciado, advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo, sob o nº 207.840 com escritório profissional cujo endereço consta no rodapé deste, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 647 e seguintes do Código de Processo Penal, impetrar:

ORDEM DE HABEAS CORPUS COM PEDIDO DE MEDIDA LIMINAR,

                                   Em favor de TÍCIO DE TAL, brasileiro, solteiro, supervisor, portador da Cédula de Identidade com o R.G. de nº 0000.000-00 SSP/SP, atualmente cumprindo pena na Penitenciária 1 de Franco da Rocha/SP.

                                   Contra Acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que não deu provimento ao recurso do Ministério Público do estado de São Paulo, condenando o paciente à pena de 01 (um) ano e 08 (oito) meses de reclusão em regime inicial fechado, deixando de substituir a pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos.

                                   Superior Tribunal de Justiça,

                                   Colenda Turma,

                                   Douto Procurador da República,

                                   O paciente foi denunciado e processado pelo Juízo da 7ª Vara Criminal Central da Comarca da Capital (São Paulo), por infração ao artigo 33, "caput", da Lei nº 11.343/06, e nas do artigo 12, da Lei nº 10.826/03, porque no dia 25 de fevereiro de 2013, guardava para fornecimento ao consumo de terceiros, uma porção de cocaína, com peso de 9,2 kg e guardava também 5 cartuchos calibre 12, sem autorização legal.

                                   Ao final, no processo de origem, o juiz sentenciante, julgou a ação procedente em parte, desclassificando a imputação inicial para a prevista no artigo 28 da Lei nº 11.343/06 (advertência dos efeitos da droga), absolvendo o paciente das demais acusações com fundamento no artigo 386, incisos III e VII do Código de Processo Penal.

                                    Inconformado com a decisão monocrática, foi interposto recurso de apelação pelo Ministério Público junto ao Egrégio Tribunal de Justiça, ocasião em que a sentença foi reformada,  sendo o  paciente condenado à pena de 01 ano e 08 meses de reclusão em regime fechado, mais prestação pecuniária à título de multa.

                                   Ocorre que, ao condenar o paciente à pena de 01 (um) ano, 08 (oito) meses de reclusão, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou a substituição de pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, razão pela qual impetra-se a presente ordem objetivando que a pena privativa de liberdade seja substituída pela restritiva de direitos a ser definida pelo Juízo das Execuções Criminais. Extraímos, trechos do Acórdão exarado no édito condenatório:

“ (...) Favoráveis a esse réu as circunstâncias judiciais, ora fixa- se a correspondente sanção básica conforme o mínimo cominado (cinco anos de reclusão e pagamento de quinhentos dias-multa).Ausentes agravantes ou atenuantes, mantém-se esse quantum.

Na terceira fase, por fim, é de rigor a aplicação do fator de  redução previsto no parágrafo 4º do artigo 33 da Lei Antidrogas, posto ser esse acusado primário e apresentar bons antecedentes, assim como inexistir prova a respeito da dedicação dele a atividades criminosas ou participação correspondente em organização da espécie.

Desse modo, e à luz do artigo 42 desse diploma, porque não tão  expressiva a quantidade de tóxico sob exame (próxima a dez gramas), ora diminui-se essa pena à ordem de dois terços (fração máxima).Assim, faz-se definitiva a sanção imposta a esse sentenciado, nesta feita, em um (1) ano e oito (8) meses de reclusão e pagamento de multa a ser calculada em cento e sessenta e seis (166) dias no menor valor unitário.

Não se deslembra, por oportuno, ser possível deferir-se  cumprimento da pena privativa de liberdade em regime inicial distinto do fechado a condenados pelo cometimento de tráfico de drogas, bem ainda, conforme o caso, se lhes conceder substituição dessa sanção por alternativa.

Portanto, acolhe-se o sustentado pelo Ministério Público (descrito  resumidamente no relatório deste voto) e, assim, ora condena-se TÍCIO DE TAL a um (1) ano e oito (8) meses de reclusão, regime inicial fechado, e pagamento de multa a ser calculada em cento e sessenta e seis (166) dias no menor valor unitário, haja vista infração ao artigo 33, caput, da Lei 11.343/2006”.(g.n)

                                   Excelências, o Plenário do Supremo Tribunal Federal, no julgamento do HC 97.256/RS (Rel. Min. Ayres Britto, DJe 16.12.2010), reconheceu a inconstitucionalidade parcial do art. 44 da Lei 11.343/2006, afastando o óbice legal à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos nos crimes de tráfico

                                   Excelências, mostra-se possível, diante das circunstâncias do caso, apreensão de “ menos de 10 gramas de cocaína” , que o regime inicial apropriado seja, o aberto, porém, a decisão atacada fixou o regime fechado e negou a substituição da pena privativa de liberdade.

                                   O paciente já se encontra cumprindo pena definitiva, porém,  considerando o quantum de pena fixado qual seja, 01 (um) ano e 08 (oito) meses de reclusão , bem como a ausência de qualquer circunstância judicial desfavorável e o fato de se tratar de paciente não reincidente, à luz dos ditames preconizados nos artigos 33 e 44 do Código Penal, entendemos cabível a fixação imediata de regime aberto para cumprimento da pena, bem como a substituição da pena privativa de liberdade pela restritivas de direitos, a serem definidas pelo Juízo da Execução.  Em igual sentido, já se posicionou O Supremo Tribunal Federal:

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

PENA REGIME DE CUMPRIMENTO. Não se tratando de réu  reincidente, ficando a pena no patamar de quatro anos e sendo as circunstâncias judiciais positivas, cumpre observar o regime aberto e apreciar a possibilidade de substituição da pena privativa da liberdade pela restritiva de direitos artigos 33 e 44 do Código Penal. TRÁFICO DE DROGAS PENA SUBSTITUIÇÃO DA RESTRITIVA DA LIBERDADE POR LIMITADORA DE DIREITOS INCONSTITUCIONALIDADE DO ARTIGO 44 DA LEI Nº 11.343/2006. A cláusula vedadora da substituição da pena restritiva de liberdade por limitadora de direitos, presente imputação do crime de tráfico de drogas artigo 44 da Lei nº 11.343/06 , é inconstitucional. Precedente: Habeas Corpus nº 97.256/RS, Pleno, relator ministro Carlos Ayres Britto, acórdão publicado no Diário da Justiça de 16 de dezembro de 2010. (HC 113.360, Relator(a): Min. MARCO AURÉLIO, Primeira Turma, julgado em 10/11/2015, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-058 DIVULG 30-03-2016)

                                   Dessa forma, serve a presente ordem para  modificar o regime de cumprimento de pena, SUBSTITUINDO-SE A PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE PELA RESTRITIVA DE DIREITOS a ser fixada pelo Juízo das Execuções Criminais, já que presentes os requisitos doas artigos 44 e 59 do Código Penal, assim reconhecidos no Acórdão lavrado pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

                                   É o pleito da defesa!

                                   São Paulo, 28 de novembro de 2016.

                                   Assinado digitalmente.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Roberto Telo Faria

Advogado Criminalista, Bacharel em Direito pela Universidade de Guarulhos (2002); Pós Graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal pela FMU (2015); Secretário Adjunto da Comissão do Tribunal do Júri da OAB/SP - Sub Seção de Santo Amaro (2011).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos