Tudo de Caso Lojas Americanas
As Lojas Americanas solicitaram recuperação judicial após a revelação de um rombo contábil bilionário, com o objetivo de renegociar dívidas e evitar a falência. Esse procedimento busca reestruturar a empresa financeiramente, preservar empregos e manter suas operações enquanto negocia com credores sob supervisão do Judiciário.
Americanas: recuperação judicial. Estudo de caso
Resumo: Por meio de análise de dados sobre a recuperação judicial das Grupo Americanas, foi realizado um exercício de reflexão a respeito da lei 11.101 e seus institutos, bem como a sua relação intrínseca com a manutenção da Ordem Econômica...
Americanas: desprezo pelo acionista minoritário
Os controladores têm o dever ético, moral e fiduciário de lealmente respeitar e atender aos direitos e interesses dos minoritários.
Insolvência e recuperação judicial da Americanas
Examinam-se os direitos dos acionistas minoritários para propor soluções que visam a proteger seus investimentos e garantir a sustentabilidade da empresa. Abordam-se questões sobre fraude contábil, diluição das ações e responsabilidade dos controladores.
Ainda sobre Americanas: A Responsabilidade da CVM e dos Agentes Externos
Após o escândalo da Americanas, muito se questiona acerca dos responsáveis pelo fato. Em consequência disso, a LDE resolveu promover um artigo abordando a responsabilidade da CVM e dos Agentes Externos.
Americanas, Antígona, balanço e os seus acionistas majoritários
Quando a sociedade se vê diante do derretimento do valor de uma empresa tradicional, como as Lojas Americanas, na fragilidade evidente das suas informações contábeis, somos levados à muitas reflexões, afinal o investimento em bolsa, apesar de ser de risco,...