OLÁ, PRIMEIRO-TRABALHO EM UMA EMPRESA QUE TEM A SEGUINTE NORMA: TEMOS DIREITO A 4 FOLGAS MENSAIS( 3 DURANTE A SEMANA, E QUANDO FOLGO 1 DOMINGO PERCO MINHA FOLGA DA SEMANA), ISSO É JUSTO? SEGUNDO-FALTEI UM DIA, BEM FOI AVISADO COM ANTECEDÊNCIA, MAS NÃO FOI POR MOTIVOS MÉDICOS, ENTÃO NÃO DEI ATESTADO, MAS É CORRETO DESCONTAR COMO SE FOSSE 2 DIAS DE FALTA, FOI ISSO Q ACONTECEU, E NO HOLERITE VEIO COMO DSR. É CORRETO PORQUE EU TRABALHO TODOS OS SÁBADOS E TBM 3 DOMINGOS NO MÊS?

Respostas

  • -1
    A

    AninhaMariah Suspenso Quinta, 07 de novembro de 2013, 23h52min

    Está correto. Ao deixar de completar sua jornada semanal de trabalho vc perde a remuneração do dia de descanso, o valor é normalmente o mesmo que 1 dia de serviço (1/30 ávos, ou 1/31 ávos de seu salário mensal).

    A folga deve recair preferencialmente aos domingos, não obrigatoriamente em todo domingo, mas deve recair ao menos em 1 domingo do mês.

    Quando vc folga no domingo vc não perde a folga da semana porque esta folga do domingo já é a sua folga da semana.

    Avisar com antecedência de que irá faltar por motivos particulares que não representam as chamadas "ausências legais", portanto, passíveis de abonação, não é errado, muito pelo contrário!!! Demonstra respeito ao compromisso assumido com o trabalho. Isso evita ser visto como um irresponsável que, aí então, receberia advertência, e após cada novo ato de indisciplina ou entendido como insubordinação, ou mesmo outra ausência injustificada, poderia receber suspensão ao serviço sem remuneração, chegando até a dispensa por justa causa (até por motivo de ausências reiteradas).

    Em suma, sempre que precisar se ausentar, mesmo que tenha o dia descontado (se não trabalhou não é certo que receba pelo que não produziu), avise com antecedência, sua imagem de pessoa comprometida com o trabalho é meio caminho para manter seu emprego.

    Boa sorte!!

    C

    Cgsantos Terça, 22 de abril de 2014, 15h22min

    Trabalho em um Shopping em escala 6×1, no último Domingo, eu estava escalada para trabalhar e minhha folga estava marcada para ser na próxima quinta, porém faltei no Domingo, gostaria de saber se perco o direito à minha folga de quinta? E caso eu trabalhe na Quinta que era para ser minha folga se ainda assim, me pode ser descontado o Domingo em que faltei?
    E ainda se: minha folga mensal de Domingo estava marcada para o próximo Domingo, tendo eu faltado no ultimo Domingo eu perco o Direito de folgar no proximo Domingo?
    Desda já, Obrigada!

    C

    Cgsantos Terça, 22 de abril de 2014, 15h22min

    Trabalho em um Shopping em escala 6×1, no último Domingo, eu estava escalada para trabalhar e minhha folga estava marcada para ser na próxima quinta, porém faltei no Domingo, gostaria de saber se perco o direito à minha folga de quinta? E caso eu trabalhe na Quinta que era para ser minha folga se ainda assim, me pode ser descontado o Domingo em que faltei?
    E ainda se: minha folga mensal de Domingo estava marcada para o próximo Domingo, tendo eu faltado no ultimo Domingo eu perco o Direito de folgar no proximo Domingo?
    Desda já, Obrigada!

    A

    Adv. Mjane Terça, 22 de abril de 2014, 15h53min

    CGsantos sua jornada é diferenciada, para o trabalhador comum que falta durante a semana, entenda, ele não perde a folga mas perde a remuneração dela. Por isso chama-se descanso semanal REMUNERADO. Em casos específicos como de comerciários é preciso observar as normas coletivas, principalmente do seu sindicato. A meu ver como vc faltou domingo, irá perder não a folga mas a remuneração da quinta. Sobre vc trabalhar a quinta para compensar o dia de falta é possível, mas é preciso que vc converse com seu chefe. Sobre a folga mensal no domingo entendo que vc não irá perdê-la uma vez que falta injustificada e DSR são coisas diferentes, mas é provável que seu chefe convide vc a trabalhar já que na sua ausência provavelmente outro funcionário teve que trabalhar, lembre-se que as folgas nesse regime são concedidas por tabela.

    Vicente Rafael

    Vicente Rafael Terça, 28 de outubro de 2014, 20h20min

    dia 26/10 foi o dia da eleiçao pow tanto o shopp nao abriu,dia 02 domingo tbm vou estar de folga,porem todos na loja que trabalho tem folga semanal ,e certo perde a folga da samana

    Alcidelio Ferreira

    Alcidelio Ferreira Segunda, 03 de novembro de 2014, 15h29min

    ola eu trabalho em uma padaria e ele que quê eu tenha uma folga no domingo e outras 3 na semana só que eu não acimei nenham um contrato esto esta correto. por favo mim ajunta

    Adriana Araujo

    Adriana Araujo Terça, 04 de novembro de 2014, 0h23min

    Ele esta modificando sua rotina?
    Modificação do contrato inicial de trabalho so é permitida em concordancia de ambas as partes, mas não se sujeitar pode implicar infelizmente em sua demissão.

    Alcidelio Ferreira

    Alcidelio Ferreira Terça, 04 de novembro de 2014, 15h17min

    hoje eu pedir a conta porque eu não aceitei o que o meu patrão quis que eu fizete como os domingo e minha folga eu folquei e quando foi segunda feira ele quis minda uma adivesticia esto pode e eu não gosto de trabalha mais pq ele vevir pegundo no meu pé e o tempo todo quais são os meu direito na minha saída....

    Alcidelio Ferreira

    Alcidelio Ferreira Terça, 04 de novembro de 2014, 15h25min

    ola hoje e 04/11/2014 e eu acabei de pedir conta pq eu nã quis conconda com as coisa que meu pratão que que eu faço. ele fala que tudo que ele eata fazendo esta dento da lei mais como sim eu não tenho nei um contrato sobre as coisa como ele falou que eu tenho direito a uma folga no dimingo e 3 na semana e eu folquei no domingo e ele quis minda uma adivertencia e como eu não quis a sima nois discutimos e eu pide conta quai sõ os meus direito porque eu fiquei muito contranjido

    Adriana Araujo

    Adriana Araujo Terça, 04 de novembro de 2014, 15h40min

    Uma pena, vc deveria noa ter concordado e deixado q a empresa o dispensasse, mas boa sorte...

    Alcidelio Ferreira

    Alcidelio Ferreira Terça, 04 de novembro de 2014, 20h30min

    mais ele sempre falava que não despede niguem dai todos que já trabalharo la tever que pedi conta a sim como eu fis.mais mim diz eu deve coloca na justiça por que eles que que a gente faça coisa que nã esta cesto só pq ele acha que eles e a lei mais eles dizia que o que vale e oque ele fais e não oque ajente fais ele sempre fala quem que na justiça e só e pq eles tem dinheiro pra contra qualque um vc acha...

    Alcidelio Ferreira

    Alcidelio Ferreira Terça, 04 de novembro de 2014, 20h31min

    tou confussu não sei que eu faço trabalhei 2 ano em te horário de intervalo e também eu era obrigado a faze coisas que não era minha fução

    Adriana Araujo

    Adriana Araujo Quarta, 05 de novembro de 2014, 23h21min

    Cobre horario intinere e acumulo de funçao.

    Cristiano Teixeira

    Cristiano Teixeira Quarta, 14 de janeiro de 2015, 14h57min

    a enpresa pode da suspenção por que eu me recusei trabalha na minha folga .

    R

    Rafael F Solano Quarta, 14 de janeiro de 2015, 15h38min

    Se foi convocada a trabalhar no dia que seria sua folga por algum motivo de urgência, sim, vc desobedeceu ordens.

    Carolineh Laurenth

    Carolineh Laurenth Sexta, 16 de janeiro de 2015, 11h21min

    olá , eu trabalho no shopping tenho 3 folgas na semana e uma em um domingo , mais quando trabalho no domingo pergo minha folga da semana isso e justo? me responsa por favor ??

    R

    Rafael F Solano Sexta, 16 de janeiro de 2015, 12h05min

    Vc folga 3 vezes na mesma semana???

    O fato é que folga é devida 1x na semana (apenas)preferencialmente aos domingos (não obrigatóriamente neste dia). Se ocorre trabalho no dia de folga (já escalada) o empregador pode substituir a folga transferindo-a para outro dia da mesma semana, ao invés de pagar com adicional de 100%.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 16 de janeiro de 2015, 12h06min

    Caroline, acho que vc trabalha em regime de dia alternado (12X26), então, vc não teria 3 folga por semana, mas sim sua folga semanal diluida entre os intervalos entre jornadas. Por isso tem semana que vc folga domingo e na outra semana no sábado.

    Carolineh Laurenth

    Carolineh Laurenth Sexta, 16 de janeiro de 2015, 16h40min

    Não! Desculpa , eu trabalho no shopping e tenho 3 semanais e uma em um domingo por mes ... so que quando eu folgo no domingo a folga que eu iria ter na semana eu nao tenho. é outra que agente tambem nao temos folgas fixa ex: toda quinta -feira ...é eu conheso pessoas que trabalhao no shopping que tem sua folga fixa é quando trabalha no domingo nao perde sua folga da semana.?

  • -1
    R

    Rafael F Solano Sexta, 16 de janeiro de 2015, 21h18min

    Caroline, o empregador só tem mesmo que lhe conceder 1 folga por semana, sendo que 1 delas tem de recair num domingo. No seu caso não há irregularidade, está dentro da Lei,