Publicações de Renata
A mulher brasileira nos espaços públicos e privados
O presente artigo tem por objeto a análise da figura feminina como personagem principal de uma revolução que, desde tempos remotos, busca a igualdade e o reconhecimento de seu espaço como detentora de conhecimento.
O fenômeno da “Pejotização” nas relações entre médicos e os estabelecimentos da área da saúde.
As novas relações trabalhistas permitidas em lei, que tiveram como elementos originários a flexibilização das relações trabalhistas, o vislumbre da valorização do acordado sobre o legislado e a liberdade de contratar.
A aplicação da Responsabilidade Civil em decorrência do fim da relação amorosa
A união gera obrigações que possibilitaria ressarcimento e indenização no caso de dano e, se tratando de uma relação sentimental, causa estranheza o instituto de compensação numa relação de vínculo essencialmente afetivo.
O idoso e a legislação brasileira: considerações acerca das garantias dadas ao idoso no Estado do Ceará
COM O AUMENTO DA LONGEVIDADE DE NOSSA POPULAÇÃO TORNA-SE NECESSÁRIO A APLICAÇÃO E CRIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS CAPAZES DE SATISFAZER E AMPARAR ESSA NOVA FAIXA POPULACIONAL.
Banco de horas para prestadores de serviços de saúde hospitalar: vantagens e desvantagens
É válido o sistema de compensação de horário quando a jornada adotada é a denominada “semana espanhola”, que alterna a prestação de 48 horas em uma semana e 40 horas em outra, podendo ser ajustado mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Convenção coletiva de trabalho e hospitais privados do Ceará
Contexto histórico do Direito do Trabalho no mundo e no Brasil e um breve relato sobre a flexibilização e irrenunciabilidade de direitos trabalhistas vigentes.