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Imagens da educação atual

Agenda 02/07/2014 às 16:23

Refletindo a maneira como a escola, o professor, o ensino e a formação dos professores vêm se apresentando e repensando o papel da escola na sociedade e novos preceitos a se pensar para alcançar a educação que queremos.

Imagens da educação atual

Refletindo a maneira como a escola, o professor, o ensino e a formação dos professores vêm se apresentando e repensando o papel da escola na sociedade e novos preceitos a se pensar para alcançar a educação que queremos.

A escola nos últimos anos vem sendo assoberbada de funções (missões) sociais, algumas instituições veem tanto nisto seu papel, que acabam deixando em segundo plano a sua função primordial que a é a aprendizagem. É claro que não se pode esquecer do compromisso social da escola, mas tão pouco se pode deixar de lado o seu maior objetivo que é a aprendizagem de todos.

Atualmente, o professor regressou ao foco de destaque no campo educacional. Isto faz urgir a necessidade dos docentes assumirem sua profissionalização, também em espaços públicos, sendo ele o comunicador com a sociedade, assumindo a função de representar-se, expondo seus anseios, necessidades e trabalho que desenvolve, não esperando e deixando apenas que entidades, estudiosos, investigadores em educação e políticos falem por ele. Alias, estes nem estão dentro da realidade escolar, mas falam e decidem pelos educadores.

Teoria e pratica devem caminhar juntas e a partir da reflexão sobre as experiências e praticas deve ocorrer o desenvolvimento do trabalho docente, este baseado na busca de uma aprendizagem que sirva para o sucesso de todos, com um ensino-aprendizagem verdadeiramente para todos.

Sabe-se que é preciso que o professor seja reflexivo, que a escola seja ativa e consciente de seu papel, que se envolva os pais, como nos fala Isabel Alarcão, em seu livro Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. Que é necessário uma educação critica, criativa e emancipatória, como nos dizia Paulo Freire. Um ensino inclusivo, que rompe com barreiras, como exposto no livro Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”-de Carvalho. Um currículo flexível, com uma base comum e uma parte diversificada, que abranja conteúdos e temas significativos para o aluno. Uma educação multiculturalista- Gonçalves, que valorize uma cultura de paz, o respeito, sem discriminação ou preconceito, como nos diz Muganga, em suas reflexões expostas em A questão do Negro no Brasil de hoje. Que a avaliação seja ponto de inicio e não de chegada, sendo contínua e sistemática, como diz Jussara Hoffamann.

É importante praticas de ensino interdisciplinares, que se persista a tão sonhada trandiciplinariedade-fala de Fazenda. Uma aprendizagem de sentido para o aluno e que esteja de acordo com o contexto do educando, tendo um enfoque globalizador, permitindo que o aluno amplie seus conhecimentos de mundo- é essencial segundo Zabala. Um ensino que possibilite aos educandos o desenvolvimento de habilidades e competências, para que este saiba mobilizar saberes para resolver situações-Perrenoud.

A LDB, coloca como objetivo da educação escolar a formação para a cidadania e para o mundo do trabalho, e como principio a livre escolha de concepções pedagógicas. Expõem ainda que a educação é direito de todos. Mais do que assegurar um ensino para todos, é preciso assegurar uma aprendizagem para todos, pois mesmo hoje em dia, pleno século XXI, existe ainda a ideia de que o sucesso escolar é para alguns e que o fracasso escolar já esta designado a outros. É preciso atender a demanda diversificada de alunos de hoje com qualidade, dando iguais oportunidades de construir conhecimentos, efetivando o conceito de equidade.

O educador independente da concepção teórica, a qual é adepto deve buscar a reflexão de sua práxis, de sua experiência, analisando e fazendo parcerias colaborativas com outros professores e outros profissionais para melhor desenvolver seu trabalho. Tendo em vista, seu papel em sala de aula como de organizador das aprendizagens, mediador entre conhecimento e alunos, e não mais de mero transmissor, possibilitando que os alunos aprendam a construir seu próprio conhecimento de forma autônoma, sabendo pesquisar, analisar, comparar, refletir e agir em sua realidade, buscando transformá-la.

É preciso que o educador administre sua formação continuada e busque sempre atualizar-se, pois na era da informação e da comunicação, na qual estamos, é indispensável que o educador esteja sempre na busca por novas metodologias e instrumentos que possam tornar melhor e mais eficiente suas aulas.

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Importante, também, que a formação docente se de dentro da profissão, no contato com a realidade escolar, que haja a troca de experiências entre educadores, para que se faça uma reflexão e busque-se meios para alcançar a aprendizagem de todos, ou seja, é preciso embasar a teoria na prática.

Antonio Novoa, nos diz que o professor deve embasar-se não apenas em teorias “mais antigas”, mas postuladas , como as de Piaget e Vygotsky, mas busquem instrumentalizar-se em novos conhecimentos que também contribuem para o trabalho pedagógico, como a neurociência e outros estudos que acabam não recebendo a atenção que merecem. Castorina, no seu livro Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate, mostra que é possível ser Piagetiano e ao mesmo tempo ter como eixo a mediação social, então, porque não ir além? Abranger em nosso trabalho outras vertentes teóricas, outros estudos contemporâneos, isso só irá enriquecer nossa práxis.

Na verdade sabe-se o que é preciso, o que falta é o “agir”, é a ação, o fazer o ato educativo como o queremos de fato, mas para isto é preciso compromisso e comprometimento social de todos com a escola e principalmente do professor com o sujeito que se pretende formar, é preciso ações comprometidas em abrir novos futuros, mobilizar-se em razão da causa.

Não é mais permissível que o educador permaneça só nos discursos, ideias e “modismo”-termo usado por Celso Vasconcellos, é preciso responsabilizar-se com o sistema educacional, com alunos, buscando não apenas uma educação com o objetivo de que o sujeito supere desvantagens sociais- como expõem Méskáros, em seu livro: A Educação para além do capital-mas que sirva para que o aluno desenvolva sua autonomia, sua identidade enquanto sujeito histórico, critico, ativo, reflexivo e consciente de seu papel no mundo. Para tudo isso, é indispensável bons professores, comprometidos com seu papel, para que tenhamos uma escola eficiente para enfrentar os desafios deste século.

Sobre a autora
Estela Mari Santos Simões

<br><br><br>Currículo <br>Nome: Estela Mari Santos Simões<br>Nascimento: 18/10/1989<br>RG: 7099774841<br>CPF:025.382.440-05<br>Estado civil: Solteira<br>Telefone: (55) 81254590<br>E-mail: Estelasimoes89@gmail.com<br>CNH: Categoria B<br><br>Formação:<br> Informática, nos seguintes cursos: Manutenção de Computadores, Micro-informática, Tradutores de textos, Recursos Multimídia, Datilografia Informatizada, Internet, Windows, Microsoft Word XP, Microsoft Excel XP, Microsoft Power Point XP, Corel draw.<br>Magistério, Ensino Médio-Instituto Estadual de Educação Borges do Canto – Palmeira das Missões.<br> Capacitação UFRGS: Diversidade no ambiente escolar: ênfase em infâncias de 0 á 10 anos de idade. (180horas).<br> Capacitação Fundação Pró-Menino: ECA na Escola (120horas).<br>Curso de Extensão: Mídias na Educação (660 horas).<br>Curso de Extensão: Políticas Públicas e Planejamento da Educação (300 horas).<br>Curso de Extensão: Inspeção Escolar (660 horas)<br>Licenciatura em Pedagogia- Universidade Castelo Branco.<br>Pós-graduação em Psicopedagogia-Universidade de São Paulo.<br><br>Experiências:<br><br>Escola: Centro de Educação Infantil Fundo de Quintal<br>Endereço: Centro- Palmeira das Missões - RS<br>Cargo: Professora Titular Período: início dia 23 de julho de 2008 a 30 de março de 2010.<br>Funções desempenhadas: Professora da Pré-escola nível A<br><br>Instituto Adventista de Educação e Assistência Social Lar Infantil Nosso Amiguinho<br>Endereço: Bairro Lütz - Palmeira das Missões - RS<br>Cargo: Pedagoga<br>Período: início dia 04 de janeiro de 2010 á 30 de dezembro de 2011. <br>Funções desempenhadas: Professora de reforço escolar- noturno. <br><br>Escola: Colégio Jesus Maria José- JMJ<br>Endereço: Centro- Palmeira das Missões - RS<br>Cargo: Professora séries iniciais<br>Período: início dia 05 de abril de 2010 - atualmente no turno da tarde.<br>Funções desempenhadas: professora de reforço escolar; professora de educação infantil e series iniciais.<br><br>Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Julio Pereira<br>Endereço: Santa Rosa- Palmeira das Missões - RS<br>Cargo: Professora<br>Período: início dia 12 de março de 2012 - atualmente no turno da amanhã.<br>Funções desempenhadas: professora de séries iniciais.<br><br>Cursos de aperfeiçoamento:<br><br>Entidade: FAI – Faculdade de Itapiranga-SC<br>Assunto: Os desafios da Inclusão na Escola (40horas)<br><br>Entidade: Universidade de Passo Fundo-UPF<br>Assunto: Atualização de professores alfabetizadores (100horas)<br><br>Entidade: Secretaria de Educação de Palmeira das Missões<br>Assunto: I Fórum Nacional de Educação- Educação: Desafio, em permanente construção. (40 horas).<br><br>Entidade: Lar Infantil Nosso Amiguinho- Palmeira das Missões<br>Assunto: Quem Ama Ensina (10horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Dificuldades de Aprendizagem (30 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Capacitação Profissional em Educação Inclusiva e Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual (120 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Estimulação Cognitiva (42 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Aprendizagem e Transferência (60 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Construindo uma Escola Inclusiva (45 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Psicologia infantil e o contexto escolar (60 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Processo social de alfabetização e letramento (40 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: O professor e as mídias na educação (40 horas).<br><br>Entidade: Learncafe- Cursos online<br>Assunto: Metodologia da Matemática (200 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Jogos em Sala de Aula (120 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Artes Visuais na Educação Infantil (200 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Avaliação Escolar- formação continuada (100 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Educação Ambiental e outros conceitos (30 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Historia da Educação Infantil no contexto brasileiro (25 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Concepções Pedagógicas e Currículo (20 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Coordenação Pedagógica: Habilidades e Competências (40 horas).<br><br>Entidade: Learncafe- Cursos online<br>Assunto: Edgar Morin e os sete saberes necessários à educação do futuro (24 horas).<br><br>Entidade: Learncafe- Cursos online<br>Assunto: Elaboração de Projetos Culturais (120 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Bases teóricas sobre Libras (10 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Falando com as mãos (40 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Educação Pública Independente (10 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Avaliação escolar algumas reflexões (12 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Porque trabalhar o lúdico? (20 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: O Papel da Escola e do Professor na Construção do Saber Crítico do aluno (40horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: A escola e as drogas (60 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: ECA 8069/90 Abrigamento (100 horas).<br><br>Entidade: Learncafe- Cursos online<br>Assunto: ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (10 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Como elaborar uma Proposta Pedagógica- minicurso (40 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Bullying (20 horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Leitura na Educação Infantil (30horas).<br><br>Entidade: Associação Brasileira de Educação à distância- ABED<br>Assunto: Aprendizagem através da informática (10 horas).<br><br>Entidade: Learncafe- Cursos online<br>Assunto: Gestão e Planejamento de Estudos (80 horas).<br><br>Entidade: Fundação Getúlio Vargas- FGV<br>Assunto: Recursos Humanos (30horas).<br><br>Entidade: Fundação Getúlio Vargas- FGV<br>Assunto: Ciência e Tecnologia (60horas).<br><br>Entidade: Fundação Getúlio Vargas-FGV<br>Assunto: Filosofia e sociologia (60horas).<br><br>Entidade: Learncafe- Cursos online<br>Assunto: Avaliação da Aprendizagem (60 horas).<br><br>Entidade: Lar Infantil Nosso Amiguinho- Palmeira das Missões<br>Assunto: Capacitação: As Questões Acerca do Acolhimento Institucional e Rede Social de Apoio. (10horas).<br><br>Entidade: Paróquia Santo Antônio- Palmeira das Missões<br>Assunto: Formação Teológica e Pastoral ( 120 horas).<br><br>Entidade: Rede Católica de Educação<br>Assunto: Circuito Docente (10 horas).<br><br>Entidade: Fundação Bradesco<br>Assunto: Microsoft Windows Server 2003 ( 74 horas).<br>

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ao refletir assuntos educacionais, resolvi escrever minha opinião baseando-me em outros autores contemporâneos, sobre a situação atual do sistema educativo brasileiro.

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