5 CONCLUSÃO
O presente artigo teve como objetivo verificar se caberia ou não a desapropriação realizada pelo Estado sobre o Direito Autoral quando este não cumpre a sua função social.
Vale ressaltar que existe o Decreto Lei 3.365/1941, criado para estipular em quais seriam os casos onde se aplicaria a desapropriação por utilidade pública ou interesse social, que contém alínea específica, a alínea “o”, que trata de desapropriação de obras científicas, artísticas e literárias, mais especificadamente sobre a reedição e divulgação de tais bens.
O texto legal existe, mas conforme observado, não houve aplicação prática do assunto nesses mais de setenta anos de vigor da lei. Isso gerou o questionamento se tal prática seria ou não válida e útil a sociedade e o motivo de não ser colocada em prática.
O direito autoral é composto por várias ramificações de direitos menores dentro de um todo. A desapropriação incidiria sobre o direito material e patrimonial do autor sobre sua obra, garantindo-se sempre os direitos morais sobre ela e personalíssimos.
Dado isto o fundamento seria o cumprimento ou não da função social que o bem possui. A função social do direito autoral segundo a pesquisa realizada é promover o atendimento fiel e direto a informação e ao conhecimento que se presta a passar.
Sendo assim, uma vez não cumprida esta função social caberia a desapropriação para que o estado viesse a garantir, por força deste instituto, o direito ao conhecimento e a informação que é fundamental para o avanço da sociedade.
O motivo do esquecimento parece ser um tanto quanto notável, a falta de interesse em tratar sobre este assunto que não é algo muito visado e que não colocariam em alta os nomes de quem os abordasse. Há uma barreira sobre o assunto que dificilmente será superada, mas que devia ser para o bem da sociedade brasileira.
A solução encontrada para o caso é de difícil aplicação, mas não merece ser descartada. O tema deveria ser colocado em pauta para discussões, porque se trata de direito a educação, protegido pela Constituição Federal, e não deve ser deixado em face de interesses de particulares visando apenas à rentabilidade de reedições e divulgações de obras.
Os conhecimentos que poderiam ser obtidos com a livre divulgação de obras que não cumprem sua função social proporcionando são mais valiosos do que qualquer interesse de particular material, visto que o objetivo é um dos mais dignos que se podem ser obtidos, o avanço cultural e educacional de toda uma sociedade.
REFERÊNCIAS
BRANCO, Sérgio. O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro. São Paulo: Lúmen Juris, 2011.
BRASIL. Constituição (1988). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 1 out. 2013.
BRASIL, Decreto-Lei 3.365 de 21 de junho de 1941. Dispõe sobre desapropriações por utilidade pública. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3365.htm>. Acesso em: 30 jul. 2013.
COSTA NETTO, José Carlos. Direito autoral no Brasil. São Paulo: FTD, 1998.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 22ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Direito das Coisas. 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
DOWER, Nelson Godoy Bassil. Curso Moderno de Direito Civil: Direito das Coisas. São Paulo: Nelpa, 2004.
FRANÇA, Rubens Limongi. Manual prático das desapropriações. Rio de Janeiro: Forense, 1987.
FRANCO SOBRINHO, Manoel de Oliveira. Desapropriação. São Paulo: Saraiva, 1989.
JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito Administrativo. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
LIMA, Paulo Jorge de. Desapropriação por interesse social. São Paulo: Fulgor, 1965.
MAURO, Laerson. 1000 perguntas de direito das coisas. 5ª ed. Rio de Janeiro: Thex Editora – Universidade Estácio de Sá, 2001.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 27ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm>. Acesso em: 10 jun. 2013.
PIMENTA, Eduardo Salles et al. Direitos Autorais: Estudos em homenagem a Otávio Afonso dos Santos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
RODRIGUES, Silvio. Direito Civil: Direito das coisas. 28ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
SOUZA, Carlos Affonso Pereira de. O domínio público e a função social do direito autoral. Liinc em Revista. Disponível em: <http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/428>. Acesso em: 7 fev. 2013.