O Governo brasileiro buscou uma forma de organizar todas as informações dos trabalhadores do país no que diz respeito às áreas trabalhistas e previdenciárias.
Com isso, no ano de 1989 criou o CNIS. O cadastro nacional de informações sociais é um relatório que contem as principais informações do trabalhador e fica em um banco de dados do Governo federal.
Pois bem, por ser um documento muito importante, o cidadão precisa saber todas as formas de consultar sua CNIS.
FORMAS DE CONSULTA
- Agência do INSS
A forma mais antiga e ainda bastante utilizada nas cidades interioranas do país é ir pessoalmente a um dos postos de atendimento do INSS.
Ao chegar na INSS você irá informar o número do seu NIS e pedir para que servidor retire seu extrato CNIS. Também entregue a ele um documento de identificação com foto para facilitar a consulta.
Essa atividade pode ser realizada tanto pelo próprio trabalhador, quanto por seu advogado.
E o bom de ir pessoalmente a um dos postos de atendimento para verificar se você possui dois números de NIS. Já que isso é comum isso ocorrer.
- Agência bancária
Um meio bem comum e prático para consultar o seu CNIS é ir em uma das agências bancárias vinculadas ao Governo.
Como é o caso do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Dessa forma, existem outras opções dentro dessa, como por exemplo; você pode ir pessoalmente em uma agência, pode tirar o CNIS pelo caixa eletrônico ou fazer isso pelo site oficial do banco.
Escolha o melhor modo de consulta da sua agência bancária.
- MEU INSS
A última opção de consulta do CNIS é pela internet através do site meu INSS.
Esse site reúne os principais serviços disponibilizados pelo Instituto Nacional e o extrato previdenciário CNIS não poderia ficar de fora.
Para realizar sua consulta é só procurar "Meu INSS" no google e realizar o seu cadastro.
O cadastro é feito em alguns minutos, basta preencher todos os dados e esperar um código de confirmação. Recebido o código, ligue para a central pelo número 135 e confirme os mesmos.
Feito isso, procure dentre as opções que ficam elencadas no lado esquerdo “Extrato Previdenciário (CNIS)”.
Coloque os dados necessários para a consulta e ao final imprima a folha, basta apertar “CTRL-P”.
Caso tenha ficado qualquer dúvida sobre o assunto, você pode ver o guia completo aqui.
FALTA DE INFORMAÇÃO
Infelizmente, como qualquer outro serviço do governo, o segurado da Previdência Social encontra diversos problemas ao tentar consultar seus benefícios na internet.
Para piorar, a Previdência Social ainda coloca pouca ou nenhuma ajuda sobre o tema, sobrando para o trabalhador que tem que se virar sózinho para conseguir realizar simples procedimentos no site.
O principal problema encontrado pelo segurado do INSS é na hora de visitar o website é de o mesmo não estar acessível naquele horário. Isso geralmente ocorre pela falta de capacidade do servidor e a grande quantidade de pessoas naquele momento.
A única solução é simplesmente tentrar entrar em outro horário com menos acesso, de preferência depois do horário de movimento, como no final da noite.
Para tirar suas dúvidas, é só mandar sua pergunta pelos comentários abaixo.