Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br
Artigo Selo Verificado Destaque dos editores

Uma análise analítica-comportamental e econômica da propaganda eleitoral antecipada

Exibindo página 3 de 3
Agenda 07/04/2022 às 14:40

REFERÊNCIAS

ADORNO, Theodor e HORKHEIMER, Max. A Indústria Cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

ALBUQUERQUE, Afonso de (1999). Aqui você vê a verdade na tevê A propaganda política na televisão. Niterói, RJ, MCII/UFF.

ALDÉ, Alessandra. Telejornal e a formação da opinião política: recepção e processamento de informações. Projeto de tese apresentado ao Programa de Doutorado em Ciência Política/IUPERJ, 1997.

ALONSO, Alejandro Muñoz et alii (1992). Opinión pública y comunicación política. Madri: Eudema Universidad.

AMARAL, Roberto, BONAVIDES, Paulo e BAETA, Herman. Democracia, meios de comunicação e eleições. Comunicação & política, volume V, nº 3, nova série, setembro-dezembro de 1998.

ARROW, Kenneth J. (1978): Social Choice and Individual Values, New Haven, Yale University Press.

BARREIRA, Irlys Alencar. Identificação versus competência: o debate televisivo nas eleições presidenciais. Comunicação & Política, n.s. v. V, nº 3, setembro-dezembro de 1998.

BERELSON, Bernard R, LAZARSFELD, Paul F, McPHEE, William. Voting: a study of opinion formation in a presidential campaign. Chicago, The University of Chicago Press, 1954.

BLANCO, Vítor F. Sampedro. Efectos de los médios de comunicación sobre la opinión pública: los paradigmas sobre el poder del público. Comunicação e Política, n.s. v.VI, nº 1, janeiro-abril 1999.

BLUMLER, J.G.; KATZ, E. (1974) The Uses of Mass Comunication: current perspectives in gratification research. Beverly Hills, CA: Sage.

BOUDON, Raymond. A Ideologia ou a origem das idéias recebidas. São Paulo, Ática, 1989.

_______________ A Desigualdade das Oportunidades: a mobilidade social nas sociedades modernas industriais. Brasília: UNB, 1978.

_______________ The Art of Self-persuasion. Cambrigde, Polity Press & Blacwell Publishers Ltd., 1994.

BOURDIEU, Pierre: A economia das trocas simbólicas, São Paulo, Perspectiva, 1992.

_______________ Razões Práticas: sobre a teoria da ação, Campinas, Papirus, 1996.

BRANSFORD, John D., McCARRELL, A Sketch of a Cognitive Approach to Comprehension: Some Thoughts About Understanding What it Means to Comprehend Cognition and the Symbolic Processes. WEIMER , W.B.E. PALERM D.S., Eds., New York, Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 1974.

CADEMARTORI, Daniela; NETO, Elias Jacob. Poder, meios de comunicação de messas e esfera pública na democracia constitucional. Seqüência (Florianópolis), n. 66, p. 187-212, jul. 2013.

CAMPBELL, Angus. The american voter. Chicago, The University of Chicago, 1976.

CAMPELLO, Cristiane Cavalcanti Barreto. A propaganda eleitoral antecipada após a Lei nº 13.165/2015 e a ferramenta de impulsionamento de publicações nas redes sociais. Revista de Estudos Eleitorais, número 1, 2017.

CANEL, Maria Jose. Comunicación Politica : tecnicas y estrategias para la sociedad de la infórmacion. Madrid, Tecnos, 1999.

DADER, José Luis. La Evolución de las Investigaciones sobre la Influencia de los Medios y su Primera Etapa: teoria del impacto directo. In: ALONSO, Alejandro Muñoz et alii. Opinión Pública y Comunicación Política. Madrid: Eudema Universidad, 1992.

DOWNS, Anthony : An Economic Theory of Democracy. NY, Harper & Row Publishers, 1957.

DUBY,Georges. História social e ideologias das sociedades. In: História: novos problemas. LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre(orgs). Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1979.

ECHEGARAY, Fabian. Voto Econômico ou Referendum Político? Os determinantes das eleições presidenciais na América Latina, 1982- 1994. Opinião Pública, vol. III, nº 2, agosto de 1995.

FIGUEIREDO, Marcus Faria. Democracia, Comportamento Eleitoral e Racionalidade do Voto. Tese de Doutoramento apresentada ao Departamento de Ciência Política da USP, São Paulo, 1988.

FREEDMAN, Jonathan, CARLSMITH, J. M., SEARS, David. Psicologia Social. São Paulo: Editora Cultrix, 1973.

GADE, Christiane. Psicologia do Consumidor e Propaganda. São Paulo: EPU, 1998.

GARRAMONE, Gina et alii. Effects of Negative Political Advertising on the Political Process. Journal of Broadcasting & Eletronic Media, vol.34, nº3, verão de 1990.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

GLASER, Barney, STRAUSS, Anselm. The Discovery of Grounded Theory, Chicago, Aldine Publishing Company, 1967.

GLASS, David. Evaluating presidential candidates: who focuses on their personal attributes? Public Opinion Quarterly, Chicago: American Association for Public Opinion Research/ University of Chicago, n4, 1985, vol.49.

GRABER, Doris. Processing the News: How People Take the Information. New York, University Press of American, 1988.

HAGUETTE, Teresa Maria. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

HILLYSGUS, Dione Sunshine; JACKMAN, Simon. Voter decision making in election 2000: campaign effects, partisan activation, and the Clinton Legacy. American journal of political sicence, V.47, nº4, outubro 2003, p-583-96.

HOVLAND, C. , JANIS, I.; KELLEY, H. (1953). Comunication and persuasion: psychological studies of opinion change. New Haven: Yale University Press.

HOVLAND, C.; HARVEY, O; SHERIF, M. (1957). Assimilation and Contrast Effects in Reaction to Comunication and Attitude Change. Journal of Social Psychology, nº 55. pp 252-255.

HELLER, Agnes (1970). O Cotidiano e a História. São Paulo, Paz e Terra.

JORGE, Vladimyr Lombardo. O Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral a Democracia Brasileira, 1997

KATZ, E.; BLUMLER, J.;GUREVITCH, M. (1974). Uses of Mass Communication by the Individuals. In: DAVISON, F. Yu, Mass Communication Research. Nova York: Praeger Publishers.

KEY JR. Valdimer Orlandi. The responsible electorate: Rationality in presidencial voting. New York, Vintage Books, 1966.

KINZO, Maria DAlva. Representação Política: perspectivas teóricas e um exame da experiência brasileira. Dissertação de mestrado apresentada a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1978.

KRAMER, Gerald: Short-Term Fluctuations in US Voting Behavior: 1896-1964. In: The American Political Science Review. Vol 65, 1971.

KRÜGER, Helmuth. Estrutura Psicológica do Ato Moral. Revista da Universidade Católica de Petrópolis. nº 13, maio a agosto de 1996.

________________ Características Psicossociais da Era Contemporânea e a Realidade Brasileira. Revista da Universidade Católica de Petrópolis. nº 6, maio a agosto de 1994.

LANE, Robert E. Political Ideology: why the American common man believes what he does. New York, The Free Press of Glencoe, 1962.

LAZARSFELD, Paul, BERELSON, Bernard, GAUDET, Hazel: The Peoples Choice, New York, Columbia University Press, 1948.

LIMA, Sandra Barbosa. Análise das Formas de Participação Social no Cotidiano da População. Participação Social no Cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 1983.

LUPIA, Arthur e McCUBBINS, Mathew. The Democracy Dilemma: can citizens learn what they need to know? Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

MAGALHÃES, Raul F.(2000). Racionalidade e Retórica. Teoria Discursiva da Ação Coletiva. Tese de Doutorado em Ciência Política, IUPERJ.

MARCUSE, Hebert. A Arte na Sociedade Unidimensional. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

MILLS, Theodore. A Sociologia dos Pequenos Grupos. In: Parsons, Talcott (org.). A Sociologia Americana: perspectivas/ problemas métodos. São Paulo: Cultrix, 1968.

MOISÉS, José Álvaro (1995). Os Brasileiros e a Democracia: bases sociopolíticas da legitimidade democrática. Editora Ática.

McCOMBS, M; SHAW, D. (1972). The Agenda Setting Function of the Mass Media. In: Public Opinion Quartely, nº 36. pp 176-187.

McGUIRE, William J., Persuasion In: Communication , Language and Meaning Psychological Perspectives, MILLER, George, New York, Basic Books Publishers, 1973.

McQUAIL D., WINDHAL, S. Modelos para el estudio de la comunicación colectiva. Pamplona, Eunsa, 1981.

MUNDIM, Pedro Santos. Imprensa e Voto nas eleições presidenciais brasileiras de 2002 e 2006. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 20, n. 41, 2012.

NEISSER, F. G. . Aspectos Regulatórios da Redução do Tempo das Campanhas Eleitorais e seu Efeito na Formação do Voto do Eleitor. In: Lembo, Claudio; Caggiano, Monica Herman S.. (Org.). Reforma Política: um mito inacabado. 1ed.Barueri: Manole, 2017, v. 1, p. 180-221.

OLABUÉNAGA, José Ignácio. Metodología de la investigación cualitativa. Bilbao: Universidad de Deusto, 1999.

POPKIN, Samuel L. The Reasoning Voter. Chicago, The Chicago University Press, 1991.

RIBEIRO, Darcy (1995). O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo; Companhia das Letras.

ROSEMBERG, Shawn, MCCAFFERTY, Patrick. The Image and the Vote: manipulating voters preferences. Public Opinion Quarterly. Chicago: American Association for Public Opinion Research/ University of Chicago, n1, 1987, v.51.

SALAZAR, Carlos Eduardo C. Los grupos de discusión como propuesta metodológica. In: BARBA, Cecília C. e RUIZ, Enrique S. Investigar la Comunicación, Guadalajara, 1994.

SALGADO, Eneida Desiree; LOPES, Ana. Propaganda partidária e os limites da liberdade de expressão: O ordenamento jurídico brasileiro e o Partido Social Cristão. Ballot. Rio de Janeiro: UERJ. Volume 1 Número 1 Junho 2015. pp. 202-216. Disponível em: [https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ballot]

SANTOS, Wanderley Guilherme dos (1998). Décadas de Espanto e uma Apologia Democrática. Rio de Janeiro: Rocco.

SCHUMPETER, Joseph (1984). Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Zahar.

SCHUTZ, Alfred: Estudios Sobre Teoria Social ,Buenos Aires, Amorrortu, 1974(a).

______________ El Problema de la Realidad Social ,Buenos Aires, Amorrortu, 1974(b).

SEEMAN, Melvin. On the Meaning of Alienation. American Sociological Review. Volume 24, nº6, December 1956.

SINGER, André. Esquerda e Direita no Eleitorado Brasileiro. São Paulo: Edusp, 2000.

SILVEIRA, Flávio. A Decisão do Voto no Brasil. Porto Alegre, EDIPUC/RS, 1998.

STOPPINO, Mário: Ideologia. In: BOBBIO et alii: Dicionário de Política, Brasília, UNB, 1986.

STRAUBHAAR, Joseph, OLSEN, Organ e NUNES, Marcia Cavaliari. The Brazilian Case: influencing the voter. In: The Transition to Democracy in Latin America .

TARDE, Gabriel. A Opinião e as massas. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

VEIGA, Luciana F. Horário Eleitoral, o eleitor e a formação da preferência. Comunicação & política, volume V, nº 3, nova série, setembro-dezembro de 1998.

VEIGA, Luciana F. e GONDIM, Sônia. Revista Opinião Pública.

VELHO, Gilberto. Subjetividade e Sociedade: uma experiência de geração. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

WEISS, Robert S. Learning from stranger: the art and method of qualitative interview studies, New York, The Free Press, 1994.

ZALUAR, Alba. As mulheres e a Direção do Consumo Doméstico: estudo de papéis familiares nas classes populares urbanas. In: ALMEIDA, Maria Suely et alii. Colcha de Retalhos: estudo sobre a família no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

ZIOLKOWSKI, Januz. DEMOCRACY, PUBLIC OPINION AND THE MEDIA. Disponível em <www.pass.va/content/dam/scienzesociali/pdf/acta6/acta6-ziolkowski.pdf>.2001. Acesso em 16 de novembro de 2017.


Notas

  1. A utilização dessa expressão justifica-se pela expressão dada para campanhas eleitorais Horserace que define a propaganda como uma corrida de cavalos, com todas as táticas utilizadas para vencer a corrida ao fim, sendo que um dos principais elementos dessa corrida é a sua própria duração (IYENGAR; NORPOTH, HAHN, 2004).

  2. SALGADO, Eneida Desiree; LOPES, Ana. Propaganda partidária e os limites da liberdade de expressão: O ordenamento jurídico brasileiro e o Partido Social Cristão. Ballot. Rio de Janeiro: UERJ. Volume 1 Número 1 Junho 2015. pp. 202-216. Disponível em: [https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ballot]

  3. ZIOLKOWSKI, Januz. DEMOCRACY, PUBLIC OPINION AND THE MEDIA. Disponível em <www.pass.va/content/dam/scienzesociali/pdf/acta6/acta6-ziolkowski.pdf>.2001. Acesso em 16 de novembro de 2017.

  4. CADEMARTORI, Daniela; NETO, Elias Jacob. Poder, meios de comunicação de messas e esfera pública na democracia constitucional. Seqüência (Florianópolis), n. 66, p. 187-212, jul. 2013

  5. Art. 36-A. Não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos, que poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive via internet.

  6. § 3o A violação do disposto neste artigo sujeitará o responsável pela divulgação da propaganda e, quando comprovado o seu prévio conhecimento, o beneficiário à multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), ou ao equivalente ao custo da propaganda, se este for maior.

  7. TSE de 03/10/2006 no Respe nº 26.273.

  8. MUNDIM, Pedro Santos. Imprensa e Voto nas eleições presidenciais brasileiras de 2002 e 2006. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 20, n. 41, 2012.


Abstract: The work aims to study electoral campaigns based on economic and behavior-analytic of the law, focusing specifically on the institute of advance advertisement provided for in Article 36-A of the Elections Law. The behavioral analysis aims to identify the relevant premises and the social goal resulting from the imposition of the fence on the anticipated electoral propaganda, as well as the favorable and unfavorable results of the norm. Regarding the economic analysis, the proposal of the article is to analyze if the possible sanctions applicable for the account of irregular advance advertisement have or do not have the power to curb the practice of illegality in the required legal contours.

Keywords: : propaganda, advance advertisement, ethics, politics, limits, sanction, behavior-analytic, economic analysis.

Sobre o autor
Luciano Leite Pereira

Delegado de Polícia Federal. Ex Agente de Polícia Legislativa – Câmara dos Deputados, Ex Técnico Judiciário do MPU e do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá.; Especialização em Direito Constitucional pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Parnaíba – FATAP; Especialização em Ciências Criminais pela Universidade Estácio de Sá – UNESA e Especialista em direito internacional aplicado pelo EBRADI.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PEREIRA, Luciano Leite. Uma análise analítica-comportamental e econômica da propaganda eleitoral antecipada. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 27, n. 6854, 7 abr. 2022. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/97150. Acesso em: 22 nov. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!