Artigo Destaque dos editores

Direitos dos animais e a ausência de maus-tratos em touros de rodeios

Exibindo página 3 de 3
Leia nesta página:

5 O TREINAMENTO DE TOUROS PARA RODEIOS NA COMPANHIA TONY NASCIMENTO EM CARDOSO MOREIRA - RJ

Na entrevista realizada no dia 30 de maio de 2010 com Tony Nascimento, proprietário da Companhia de Rodeio Tony Nascimento, situado na Fazenda Santo Antônio no município de Cardoso Moreira - RJ, onde funciona o centro de treinamento de touros para rodeio, foram levantadas diversas questões relacionadas ao rodeio, as quais foram prontamente respondidas pelo entrevistado, conforme relato transcrito abaixo:

Na fazenda os animais são tratados com ração balanceada todos os dias na parte da manhã, existe acompanhamento veterinário ao longo da vida dele; eles são escalados para viajar para os rodeios e nessas viagens eles vão de carretas climatizadas com toda a segurança até chegar ao destino do rodeio, lá tem dois capatazes que tratam deles o tempo todo e tem o médico veterinário que fica acompanhando o tempo todo e assim fica até o dia de voltar para a fazenda e serem trocados, sempre é feito um revezamento, os que viajam naquela semana descansam e na próxima são outros que vão. As nossas carretas são bem mais altas para evitar que o animal bata com a cabeça, são mais largas, ela é puxada por uma Scania, se tem capacidade pra trinta animais a gente leva só vinte e três para que eles possam ir folgados e não se machucar. Os touros de rodeios eles são como atletas, então eles têm que estar bem fisicamente, eles não podem sofrer stress ou aperto dentro da carreta, então desde o momento que ele passa a ser um atleta do rodeio a gente faz de tudo para que ele tenha uma vida longa no rodeio, para que ele sempre ganhe uma premiação para que seja um boi famoso para dar pontuações altas aos peões e a gente faz de tudo pra encontrar esses grandes atletas, são coisas difíceis pra se encontra, um touro de rodeio é muito difícil de encontrar, na verdade o que a gente consegue de aproveitamento no nosso centro de treinamento é de três a quatro por cento.

Sobre o preparo dos touros relatou:

No nosso caso nós temos a FUNDENOR, que acompanha toda a boiada, todos os touros nossos eles fazem os exames que é de rotina e para a legislação de trânsito, tirar o GTA, que é a guia de transporte de animais para a gente sair para as festas de rodeio, se não tiver com todas as vacinas em dias, com todo o tratamento em dia, você não consegue viajar.

Quanto ao assunto do sedém, se ele viesse a causar maus- tratos nos animais, ao longo da vida do touro ele apresentaria sintomas que mostraria que ele estaria debilitado, o animal fica de oito, cinco ou até onze anos pulando no rodeio, se esses animais sofressem maus - tratos por algum equipamento ele mostraria debilitado, com alguma infecção, fisicamente eles estariam magros e não é o que acontece nos rodeios. A prova que os equipamentos não causam maus - tratos nos animais é que os touros dão pulos regulares, e se tivesse mau trato pelos os equipamentos eles iam pular de maneira diferente iam ficar desorientados e não é o que acontece, um touro de rodeio ele tem o estilo dele de pular, ele vai pular uma, duas, dez, cem vezes da mesma maneira tem bois que dão quatro pulos pra frente roda pra direita outros roda pra esquerda isso é constante. O sedém pode ser comparado a um aperto de um cinto que a gente coloca em uma calça, tem trabalhos científicos que comprovam que os animais se alimentam mesmo com o uso do sedém e também faz o ato reprodutivo com o sedém.

Com relação às rosetas estas são padronizadas, com normas a serem cumpridas; e caso algum competidor não utilizar a roseta certa que é a que não tem ponta, ela tem que ser lisa e grossa, o peão é automaticamente desclassificado da competição.

A escolha dos animais é feita praticamente no dia do rodeio, justamente porque a gente verifica a boiada, a tropa, e escala os melhores animais, os que estejam saudáveis, caso aconteça de ter um animal ferido por ter tido uma briga com outro touro ele é excluído da competição ele não pula mais, ai os veterinários vão rapidamente medicá-lo e colocar ele no pasto até o dia de voltar pra casa.

O rodeio hoje pode ser considerado um esporte, o competidor tem profissão como peão de rodeio e os benefícios do rodeio são para as cidades do Brasil todo. Hoje é tido como um entretenimento além de empregar inúmeras pessoas, como no caso da nossa empresa, temos peões que nós tiramos das favelas e hoje são grandes competidores, aprenderam o caráter de ser homem, o esporte ensina isso então o rodeio hoje é um grande acompanhamento social de evolução do homem também. Hoje não sei bem certo os números mais são de mil e trezentos a mil e quatrocentos rodeios por ano no país, então imagina quantos empregos são gerados, quantos profissionais estariam desempregados, não estaria tendo a oportunidade de estar sustentando suas famílias com essa profissão do rodeio.

Na minha opinião o rodeio não traz nenhum dano ao meio ambiente, pois existem leis estabelecidas e que são sempre cumpridas durante a realização das festas.

Tony Nascimento conclui:

Eu tenho vinte e três anos de estrada no mundo dos rodeios, eu sou diretor fundador da Confederação Nacional de Rodeios, fui presidente da Federação de Rodeio do Rio de Janeiro durante oito anos, sou membro da IPR Internacional Prol Rodeio, represento hoje vários países pra se fazer rodeios internacionais no Brasil, que bom se tivesse tantas e tantas pessoas fazendo pesquisas sobre isso porque na verdade o rodeio é uma coisa que emprega muita gente é uma diversão, é uma profissão, é uma coisa séria não existem maus - tratos nenhum, mas infelizmente o espaço que nós temos na mídia é muito pequeno e as pessoas que não têm conhecimento às vezes nos chateiam porque eles não têm conhecimento de causa e falam coisas horríveis sobre os rodeios ao invés de ser um órgão proibidor ele tinha que ser um órgão fiscalizador, ter pessoas para fiscalizar pra ver se o que eles falam realmente é o que acontece e caso encontre irregularidades devem proibir, mas o que eles querem é proibir por proibir e essas pessoas na verdade não merece nosso respeito porque eles não têm embasamento não aceitam nenhum debate na TV com a gente porque na verdade a gente prova por A mais B que o que nós estamos falando é o que acontece realmente. Quero parabenizar você pela sua atitude porque hoje o rodeio é uma coisa que vem crescendo muito, você pode ter certeza que se tivesse pessoas como você fazendo esses estudos, esses levantamentos mostrando a realidade do que realmente acontece nos rodeios, para esclarecer as pessoas que não entendem na verdade como são os bastidores dos rodeios a realidade dos rodeios seria vista diferente.


6 CONCLUSÃO

Durante a realização do presente trabalho, ficou constatado, nos locais pesquisados, que o tratamento direcionado aos animais é como se fosse um treinamento de um atleta, desde o cuidado com a alimentação adequada, transporte em veículos especiais, até o controle veterinário.

Nas montarias todos os equipamentos utilizados pelos profissionais do rodeio são fiscalizados por juízes, fiscais, pelos próprios peões e também pelos tropeiros, os quais se preocupam com a integridade dos seus animais.

Na opinião dos representantes do Ministério Público consultados, a atividade está de acordo com a lei.

Partindo do conceito legal de maus-tratos trazido pela Lei 9.905/98 que trata dos crimes contra a fauna, não há de se falar em crime se não estiver presente qualquer um dos verbos descritos no tipo penal. Além de esta não proibir ou mesmo fazer qualquer tipo de restrição a respeito dos rodeios, existe permissão legal para o rodeio de touros na Lei 10.220/01, que inclusive profissionalizou o peão de rodeio, o que mais uma vez veio confirmar a legalidade das montarias em touros, visto que o legislador dispôs para efeitos desta lei que, para ser considerado peão profissional, este deve participar em prova de destreza no dorso de animais eqüinos ou bovinos.

Outra lei que dispõe sobre o rodeio é a Lei 10.519/02, a qual dispõe sobre a fiscalização da defesa sanitária animal nos rodeios, nesta considerando-o como as atividades de montaria nas quais são avaliados a habilidade do atleta em dominar o animal com perícia e o desempenho do próprio animal. Nesta o legislador buscou regulamentar os equipamentos usados no rodeio, a estrutura, entre outros parâmetros.

Portanto, desde que todas as normas estabelecidas por estas leis estejam sendo cumpridas, não há de se falar em proibição. O rodeio em touros é considerado esporte lícito, trazendo benefícios sociais, econômicos e culturais às regiões onde ocorrem.


BIBLIOGRAFIA

BARBOSA, Jorge Kenedy. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Aparecida de Goiânia - GO, 08 de maio de 2010.

BRAGA, Adriano Antero. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Aparecida de Goiânia - GO, 08 de maio de 2010.

BRASIL. Constituição (1988) - Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Vade mecum universitário de Direito 2009. 10. ed. São Paulo: Jurídica Brasileira, 2009.

_____. Lei 9.605/98, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9605.htm> Acesso em 07 de junho de 2010.

_____. Lei 10.220/01, de 11 de abril de 2001. Institui normas gerais relativas à atividade de peão de rodeio equiparando-o a atleta profissional. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10220.htm> Acesso em 07 de junho de 2010.

_____. Lei 10.519/02, de 17 de julho de 2002. Dispõe sobre a promoção e a fiscalização da defesa sanitária animal quando da realização de rodeio e dá outras providências.

Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10519.htm> Acesso em 07 de junho de 2010.

BUZAIM, Daniel. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Santo Antônio da Barra - GO, 02 de maio de 2010.

CAIRES, Flávio de. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Aparecida de Goiânia - GO, 08 de maio de 2010.

CAMBRA, Almir. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Fernandópolis - SP, 21 de maio de 2010.

CASTRO, Edson Fuzaro de. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Aparecida de Goiânia - GO, 08 de maio de 2010.

CHELINI, Lauro Roberto Dias. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Rio Verde - GO, 07 de junho de 2010.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE RODEIOS. Equipamentos e acessórios. Disponível em: <http://www.cnar.org.br/equipamentos.asp.> Acesso em: 26 de junho de 2010.

CORNELIO, Gilson Rosa. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Paraúna - GO, 12 de junho de 2010.

COSTA, Eduardo Silva. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Santo Antônio da Barra, 02 de maio de 2010.

CUNHA, Alessandro. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Aparecida de Goiânia - GO, 08 de maio de 2010.

DINIZ, Ivan Alves. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Rio Verde - GO, 08 de junho de 2010.

FARIA, Wagner Luiz de. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Rio Verde - GO, 09 de junho de 2010.

FELIX, Francisco. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Fernandópolis - SP, 21 de maio de 2010.

FERREIRA, Aurélio Buarque Holanda de. Míni Aurélio. 7ªed. Curitiba - PR: positivo, 2009. 278p.

FILHO, João Batista Silva. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Aparecida de Goiânia - GO, 08 de maio de 2010.

FLORA, Ted Alan. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Aparecida de Goiânia - GO, 08 de maio de 2010.

FREITAS, Wesley Lourenço. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Santo Antônio da Barra, 02 de maio de 2010.

MACHADO, Paulo Afonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 17ª ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

MARTINS, Jurandir José. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Santo Antônio da Barra, 02 de maio de 2010.

NASCIMENTO, Tony. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Cardoso Moreira - RJ, 30 de maio de 2010.

_____. A potência do rodeio brasileiro! Glossário. Disponível em: <http://www.tonynascimento.com.br/tony2009/index.asp?page=curiosidades&p=29>. Acesso em 26 de junho de 2010.

NICOLETTI, Fabrício Barros de. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Rio Verde - GO, 08 de junho de 2010.

OLIVEIRA, Jair Honório de. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Cajamar - SP, 15 de maio de 2010.

OLIVEIRA JÚNIOR, Lúcio Cândido de. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Rio Verde - GO, 25 de maio de 2010.

PORTELA, Marcelo Martins. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Rio Verde - GO, 11 de junho de 2010.

PRATA, Henrique Duarte. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Fernandópolis - SP, 21 de maio de 2010.

RESENDE, Emilio. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Fernandópolis - SP, 21 de maio de 2010.

RIBEIRO, Esnar. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Fernandópolis - SP, 22 de maio de 2010.

RIBEIRO, Sebastião Procópio. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Fernandópolis - SP, 21 de maio de 2010.

RODRIGUES, Gleydson. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Cajamar - SP, 15 de maio de 2010.

SANTOS, Ailton Amorim dos. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Cajamar - SP, 16 de maio de 2010.

SANTOS, Evandro Constatino dos. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Fernandópolis - SP, 21 de maio de 2010.

SILVA, Denis Henrique. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Fernandópolis - SP, 20 de maio de 2010.

SILVA, João Ricardo Vieira da. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Fernandópolis - SP, 21 de maio de 2010.

SOUZA, Rogério Pereira de. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Aparecida de Goiânia - GO, 08 de maio de 2010.

SUZUKI, Marcio Souza de. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Cajamar - SP, 15 de maio de 2010.

VULPINI, Vinícius. Entrevista concedida a Angélica Nunes Lopes Cruvinel. Cajamar - SP, 16 de maio de 2010.


Nota

  1. Ver Glossário, para o significado de cada termo.
Assuntos relacionados
Sobre a autora
Angélica Nunes Lopes Cruvinel

Bacharel em Direito,Título de Membro do Conselho Internacional do Direito e Justiça.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CRUVINEL, Angélica Nunes Lopes. Direitos dos animais e a ausência de maus-tratos em touros de rodeios. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15, n. 2584, 29 jul. 2010. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/17068. Acesso em: 26 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos