Artigo Destaque dos editores

Constitucionalização do Direito Civil e seus efeitos na responsabilidade civil

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Outrossim, vem os doutrinadores neoconstitucionalistas aclamarem portanto talvez, em alguns momentos, mais que outros, os paradigmas principiológicos e suas influências diretas na modernização das Codificações pátrias. É certo, porém que a modernização das sociedades e de suas relações gera o próprio Direito Positivo. Entretanto, para estes juristas e pensadores da sociedade e do Direito, a própria estrutura do Estado Democrático do Direito não permite aos legisladores ações a passos tão largos, incumbindo, portanto, aos juristas a interpretação da sociedade e solucionar suas lides dentro da base constitucional, principalmente no que tange a possibilitar aos individuais dos danos gerais por estes sofridos, ainda que nos mais diversos moldes hoje levado a seu conhecimento e decisão. Isto, posto, recai diretamente nas aplicações do Código Civil.

            Encontramos ainda aqueles autores conservadores que analisam com maior respaldo a “onda” constitucionalista dizendo que nossa Democracia é ainda muito nova para suportar estes ideais sociais e este rápido crescimento do Direito Brasileiro. Existe por partes destes uma grande critica, principalmente quanto ao Dano Moral, hoje largamente aceito e reconhecido tanto pela doutrina quanto pela jurisprudência brasileira. Na verdade o que se questiona é não o cabimento do dano, mas a forma que este tem sido analisado, valorado, “medido”. Para estes conservadores, o que tem ocorrido é uma “mercancia” do Dano Moral, uma enxurrada comercial em torno do mesmo, e não a intenção real de reparação de dano efetivamente ocorrido.

            Devemos, porém atentar que o Reparar do atual entendimento jurídico vem atender não só a função de voltar ao status quo ante, mas também reparar a própria falha deixada pelo legislador quanto à demora em atualizar a Lei Positiva temporalmente à sociedade que esta rege. É dizer que neste momento emerge um direito mais humano, focalizando a tutela da pessoa, buscando o bem-estar social, com fundamentos na dignidade do ser humano. È cumprir não só a regularidade da relação dos individuais, mas também trazer ao próprio Estado a responsabilidade de reparar suas falhas para com os seus indivíduos.

            Esta é a importância maior da Constitucionalização do Direito Civil, trazer, independente de culpa do agente, a reparação equivalente a aquele que sofreu o dano, preservando-o de um novo, talvez ainda maior, por parte do particular ou do Estado, se este for privado e deixado em estado ulterior, sem o mínimo já reservado pela Constituição Brasileira de 1988. Este mínimo, porém, deixa de ter caráter patrimonialista e sim, uma tutela qualitativamente diversa, tendo por centro a dignidade da pessoa humana, não sendo possível afirmar a prevalência dos interesses da personalidade no direito privado, necessitando de uma reconstrução do direito civil, pelo qual não se vislumbra uma maior ou menor tutela das situações individuais e patrimoniais.


4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBOZA, Heloisa Helena Gomes. Perspectiva do Direito Civil Brasileiro para o Próximo Século. Revista da Faculdade de Direito do EERJ. Rio de Janeiro, n.6, 1999.

BOBBIO, Norberto. Teoria da Norma Jurídica. 4. ed. São Paulo: Edipro, 2008.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. 7º Volume. Responsabilidade Civil. 18. Ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

DWORKIN, Ronald. Uma Questão de Princípios. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

_________________. A Virtude Soberana. 1. ed. . São Paulo: Martins Fonte, 2005.

HESSE, Konrad. A Força Normativa da Constituição. Tradução por Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris.

HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes. Os contornos jurídicos da responsabilidade afetiva na relação entre pais e filhos – além da obrigação legal de caráter material. Disponível em: http://www.ibdfam.org.br . Acesso em 08 de março de 2012.

____________________________________________. Pressupostos, elementos e limites do dever de indenizar por abandono afetivo. Disponível em http://www.ibdfam.org.br . Acesso em 09 de março de 2012.

MORAES, Maria Celina. Constituição e Direito Civil: Tendências: IN Revistas dos Tribunais, n. 779, 2000.

MULLER, Friedrich. Quem é o povo?. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

PERLINGIERE, Pietro. Perfis do Direito civil: Introdução ao Direito Civil Constitucional. Tradução por Maria Cristina de Cicco. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

SCHUH, Lizete Peixoto Xavier. Responsabilidade civil por abandono afetivo: a valoração do elo perdido ou não consentido. Revista Brasileira de Direito de Família, São Paulo, n° 35, junho de 2006.

SILVA, Cláudia Maria da. Indenização ao filho. Revista Brasileira de Direito de Família, São Paulo, n° 25, p.123-160, setembro de 2004.

SILVA, Rafael Peteffi. Responsabilidade Civil Pela Perda de Uma Chance. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

STOCO, Rui. Tratado de Responsabilidade Civil. 6 .ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

www.tjmg.jus.br < acesso em 23 de marco de 2012>.

www.tjrs.jus.br < acesso em 23 de março de 2012>.          

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Joana D. R. G. Cegala

Bacharela em Ciências Contábeis - FACCO/MG. Pós-graduada em Marketing em Propaganda - PUC Poços de Caldas. Bacharelanda em Direito - FADIP/PN/MG. Bacharel em Direito pela UFV. Professora universitária. Mestre em Direito Público.

Douglas Luis de Oliveira

Mestre e graduado pela Universidade Federal de Viçosa, coordenador do programa de pós-graduação em Direito e Gestão Pública, professor a área de Direito Público, nas Faculdades Univiçosa e Dinâmica.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CEGALA, Joana D. R. G. ; OLIVEIRA, Douglas Luis. Constitucionalização do Direito Civil e seus efeitos na responsabilidade civil. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 17, n. 3216, 21 abr. 2012. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/21575. Acesso em: 16 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos