Artigo Destaque dos editores

Análise do crime de homicídio na cidade de Navegantes (SC) no ano de 2009

Exibindo página 2 de 2
22/07/2012 às 10:46
Leia nesta página:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados obtidos a partir da análise da mortalidade por homicídios na cidade de Navegantes no ano de 2009, ratificam a elevada ocorrência destes óbitos nesta faixa do território catarinense.  O risco de um morador de Navegantes ser vítima de homicídio é diferencial por uma série de atribuições sociais e demográficas, tais como sexo, idade, local de residência, entre outras.

Outro ponto que merece destaque, observado neste trabalho, é a crescente magnitude que estas mortes vêm assumindo ao longo dos anos, em grande parte devido ao aumento do número de mortes por armas de fogo e, sobretudo, envolvimento de crianças e adolescentes com o comércio de entorpecentes.

A relevância do tema foi apresentada, os objetivos traçados foram alcançados, o tema conceituado através da verificação e especificação dos homicídios registrados na cidade de Navegantes no ano de 2009. Foi verificado que as taxas de homicídios aumentaram de modo substancial em todos os continentes, com ênfase para a América Latina, sendo que no Brasil, as taxas de homicídios que estavam concentradas nas regiões Nordeste e Sudeste estão em crescimento vertiginoso nas regiões interioranas dos estados brasileiros. Tal verificação implica em uma gama de problemas, vista a falta de estrutura e capital para investimentos na redução da criminalidade nas cidades de menor porte - fato este que sugere abordagens diferenciadas e adaptadas à realidade de cada comunidade.

As conseqüências das altas taxas de homicídios no Brasil serão o crescimento da sensação de insegurança pública, da criminalidade violenta e da cobrança pelos setores organizados por uma resposta do poder estatal. 

Em um segundo momento, as classes mais abastadas substituirão as instituições de segurança pública por seguranças privados, que são o embrião de formação das milícias  pelo privado (seguranças), posteriormente, as classes carentes farão o mesmo, sendo que no lugar de empresas de segurança ocorrerá o retorno das milícias medievais. 

Em um terceiro momento, a população local sofrerá patologias típicas de países em conflito armado ou sob ataques terroristas, turistas evitarão o país por medo da criminalidade, a economia sofrerá vieses devido à perda de capital humano masculino em seu momento de maior produção e o país será obrigado a investir grandes quantias em programas sociais e na segurança pública, visto o caos urbano nacional implantado.

O mapeamento das mortes por homicídios e a análise das características demográficas e sociais das vítimas são instrumentos relevantes para o monitoramento deste crime, ao passo que tais estudos podem servir de pilar para o planejamento de ações na área de segurança, no sentido de procurar minimizar esta questão que preocupa a todos os cidadãos brasileiros.


REFERÊNCIAS 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado Federal,1998.

BRASIL. Código Penal. Brasília, DF, Senado Federal, 2011.

CRETELLA, J JOSÉ.. Direito Administrativo da Ordem Pública. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1998.

ESCRITÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DROGAS E CRIMES. Disponível em: http://www.unodc.org. Acessado em 18 abril 2011.

FÓURM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Disponível em: http://www2.forumdeseguranca.org.br. Acessado em 24 abril 2011.

FERREIRA,  A. B. HOLANDA . Dicionário Aurélio ilustrado. Curitiba: Positivo, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acessado em 22 abril 2011.

INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Disponível em: http://www.isp.rj.gov.br. Acessado em 26 maio 2011.

KHAN, Túlio. Indicadores em prevenção municipal de criminalidade. Em: SENTO-SÉ, João Trajano (org). Prevenção da violência: O papel das cidades (Coleção Segurança e Cidadania). Rio de Janeiro, Civilização Brasileira,2005.

LAZZARINI, ÁLVARO. Estudos de Direito Administrativo. 2 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

LEITE, Márcia Pereira. Violência, risco e sociabilidade nas margens da cidade: Percepções e formas de ação de moradores de favelas cariocas. Em: MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio (org). Vida sob cerco: Violência e rotina nas favelas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.

LIMA, Renato Sérgio de. Conflitos sociais e criminalidade urbana: Uma análise dos homicídios cometidos no Município de São Paulo. Dissertação apresentada como pré-requisitos para obtenção do título de mestre em sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. 2001

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Disponível em: http://www.pnud.org.br/seguranca/reportagens/index.php?id01=313&lay=jse. Acessado em 17 abril 2011.

PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano da América Central. PNUD, 2009/2010.

UNICEF. Retrato estatístico das mortes de crianças e jovens por causas violentas: Brasil. 1979-1993.

POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA. Disponível em: http://www.pm.sc.gov.br. Acessado em 15 abril 2011.

SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. Mapa da Violência. Disponível em: http://www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br/publicacoes/mapa_homic_brasil.pdf. Acessado em: 13 maio 2011.

SILVA, Klarissa Almeida. Tipologia dos homicídios consumados e  Tentados: Uma análise sociológica das denúncias oferecidas pelo Ministério Público de Minas Gerais. Dissertação apresentada à UFMG – como pré-requisitos para obtenção do título de mestre no curso de Sociologia do Departamento de Sociologia e Antropologia. Belo Horizonte, 2006.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA. Disponível em: http://www.brasilia.unesco.org/. Acessado em: 22 maio 2011.

UNESCO. Relatório vidas poupadas (setembro de 2005). Ministério da Justiça e Ministério da Saúde. Disponível (on-line) em: www.rolim.com.br/2002/_pdfs/vidas_poupadas.pdf. Acessado em 14 de janeiro de 2011.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rafael Vicente

1º Tenente da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina – Pós Graduando Curso de Especialização em Gestão e Políticas Públicas de Segurança: Universidade Estácio de Sá - Bacharel em Segurança Pública: Universidade do Vale do Itajaí - Bacharel Curso de Formação de Oficiais: Polícia Militar de Santa Catarina – Graduando Curso de Direito: Faculdade União Bandeirantes

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

VICENTE, Rafael. Análise do crime de homicídio na cidade de Navegantes (SC) no ano de 2009. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 17, n. 3308, 22 jul. 2012. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/22234. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos