Artigo Destaque dos editores

Lógica jurídica, argumentação e racionalidade

Exibindo página 3 de 3
21/07/2012 às 10:35
Leia nesta página:

REFERÊNCIAS

AGUIAR JÚNIOR, Ruy Rosado de. Interpretação. Revista AJURIS, v. 16, n. 45, 1989, disponível em <<www.stj.jus.br/internet_docs/ministros/.../INTERPRETAÇÃO.doc>>. Acesso em 20.05.2011.

ALDISERT, Ruggero J.; CLOWNEY, Stephen;  PETERSON, Jeremy D. Logic for Law students: how to think like a lawyer. University of Pittsburgh Law Review, Vol. 69, No. 1, 2007. Disponível em <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=966597##>. Acesso em 12.05.2011.

ALEXY, Robert. El concepto y la validez del Derecho. 2. ed. Barcelona: Gedisa, 1997

______. Teoria da argumentação jurídica. São Paulo: Landy, 2001.

______. Justicia como corrección. Doxa- Cuadernos de Filosofía del Derecho. Nº 26.  Alicante: Espagrafic, 2003. Disponível em <http://descargas.cervantesvirtual.com>. Acesso em 10.08.2010.

______. Teoria dos direitos fundamentais. São Paulo: Malheiros, 2008

BECCARIA, Cesare Bonesana. Dos delitos e das penas. 11ª. Ed. São Paulo: Hemus, 1995

CARNEIRO, Maria Francisca. O conceito de lógica e sua relação com o Direito. Disponível em <http://www.parana-online.com.br/canal/direito-e-justica/news/425150/?noticia=O+CONCEITO+DE+LOGICA+E+SUA+RELACAO+COM+O+DIREITO>. Acesso em 22.05.2011.

COELHO, Fábio Ulhoa. Para entender Kelsen. São Paulo: Max Limonad, 1995 

______. Hermenêutica kelseniana. In DI GIORGI, Beatriz; CAMPILONGO, Celso Fernandes e PIOVESAN, Flávia. Direito, cidadania e Justiça. Ensaios sobre lógica, interpretação, teoria, sociologia e filosofia jurídicas.  São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 1995.

______. Roteiro de lógica jurídica. 6ª. edição. São Paulo: Saraiva, 2009

FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Por que ler Kelsen, hoje. In COELHO, Fábio Ulhoa. Para entender Kelsen. São Paulo: Max Limonad, 1995

FRANCO MONTORO, André. Lógica jurídica, ferramenta do jurista. In DI GIORGI, Beatriz; CAMPILONGO, Celso Fernandes e PIOVESAN, Flávia. Direito, cidadania e Justiça. Ensaios sobre lógica, interpretação, teoria, sociologia e filosofia jurídicas.  São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 1995.

HESSE, Konrad. A Força Normativa da Constituição. Porto Alegre: Sérgio fabris, 1995

KALINOSWKY, Georg.   Introdución a La lógica jurídica. Buenos Ayres: EUDEBA, 1973.

KELSEN, Hans. Derecho y Logica. 1965, Disponível em <http://www.juridicas.unam.mx/publica/librev/rev/boletin/cont/21/pr/pr18.pdf>. Acesso em 27.05.2011

______. Teoria geral das normas. Porto Alegre: Sérgio Fabris, 1986

______. Teoria pura do Direito. 6ª. Ed. 3ª. Reimpressão. São Paulo: Martins fontes, 1999.

MANSON, Manuel.  Recasens Siches y la lógica jurídica formal Revista chilena de derecho,  Vol. 4, Nº 1-6, 1977, p. 196-212. disponível em http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2649263 .  Acesso em  17.05.2011.

MONTESQUIEU, Barão de La Bréde e de. Do Espírito das Leis. Vol. 1, coleção Os Pensadores, São Paulo: Nova Cultural, 1997.

PEDRON, Flávio Quinaud.  Comentários sobre as interpretações de Alexy e Dworkin. Revista do CEJ. n. 30, p. 70-80, jul./set. 2005

PERELMAN, Chaim. Prefacio a La edición francesa de 1965. In: Kalinowski, Georg. Introdución a la lógica jurídica, Buenos Ayres: EUDEBA, 1973.

______. Lógica jurídica: nova retórica.São Paulo: Martins fontes, 1998.

PRADO, Lídia Reis de Almeida. Alguns aspectos sobre a lógica do razoável na interpretação do direito (segundo a visão de Luis Recaséns Siches). In     BEATRIZ DI GIORGI; CELSO FERNANDES CAMPILONGO e FLÁVIO PIOVESAN, Direito, Cidadania e Justiça. Ensaios sobre lógica, interpretação, teoria, sociologia e filosofia jurídicas.  São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 1995.

SIEVERS, Juliele Maria. Kelsen sobre o lugar da lógica no âmbito normativo. Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Filosofia Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

VIGO,Rodolfo. Balance de la teoría jurídica discursiva de Robert Alexy.  Doxa - Cuadernos de Filosofía del Derecho. Nº 23, p. 203-224. Disponível em <http://publicaciones.ua.es/filespubli/pdf/02148676RD44747684.pdf> Acesso em 25.05.2011

WEINREB, Lloyd. A razão jurídica, São Paulo: Martins fontes, 2008.


Notas

[1] “A lógica é a força vital do Direito Americano.  Caso após caso, promotores, defensores, advogados e juízes se baseiam nas regras da lógica para estruturar seus argumentos.  Os professores de Direito, por seu turno, exigem que os estudantes defendam seus argumentos com uma lógica identificável e coerente. Atualmente, todos estamos familiarizados com a ótima frase dita pelo professor Kingsfield no romance "The paper Chase": vocês chegam aqui com a cabeça cheia de mingau, e saem pensando como advogados. (...) A lógica ancora o Direito. A insistência do Direito em uma racionalidade explícita e clara afasta advogados e juízes da possibilidade de fundar seus argumentos em palpites soltos, sem princícios e descompromissados”. (tradução livre)

[2] Vale ressaltar que a questão relativa ao sentido em que a pirâmide é construída, se de baixo para cima ou de cima para baixo (isto é, do geral para o especial ou vice-versa), é objeto de muita controvérsia, mas a análise dessa complexa questão iria nos afastar demasiadamente dos limites do presente trabalho.   Para maior aprofundamento, consultar Weinreb, Loyd. A razão jurídica, 2008.

[3] Quando o jurista defende uma interpretação lógica do direito, quando seus adversários respondem que  “ a vida do direito não é a lógica, mas a experiência”; quando os advogados se acusam mutuamente de não respeitarem a lógica, a palavra “lógica” não designa, em nenhum desses casos, a lógica formal, a única que é praticada pela maioria dos lógicos profissionais, mas a lógica jurídica, que os lógicos modernos ignoram por completo. (tradução nossa)

[4] São muito comuns entre os filósofos e os lógicos discussões acerca da natureza da lógica, com alguns a caracterizando como ciência teórica, outros como uma ciência normativa e outros, ainda, como uma arte ou técnica.Tais discussões, por óbvio, não cabem nos estritos limites desse trabalho. Conferir SANTOS, Mário Ferreira, Lógica e dialética, 1954 e KALLINOWSKI, George, introdución a La lógica jurídica, 1973.

[5] “(...) a lógica em sentido próprio não esgota o domínio do racional e por outro lado a retórica e a argumentação em direito (incluindo também a interpretação jurídica) não estão condenadas ao irracional (mas devem tomar cuidado para não caírem nele). Em consequência, e levando em conta o caráter analógico do conceito de lógica e do seu significado, é possível, seguindo o exemplo de Perelman e de Gregorowicz, estender o nome de lógica jurídica ao estudo da argumentação jurídica de caráter retórico e ao estudo das regras “extra-lógicas” de aplicação do direito”.  (tradução nossa)

[6] Vale ressaltar que aqui se procura discutir se os princípios e leis da lógica são aplicáveis ao direito, e não se são, de fato, aplicados pelos operadores do direito nos casos concretos.  A questão relativa à efetiva aplicação não só pressupõe que a aplicabilidade abstrata já esteja demonstrada, mas também implica necessariamente numa incursão sobre as práticas jurídicas reais, empreitada atinente ao campo da Sociologia jurídica que somente uma extensa pesquisa de campo poderia enfrentar.

[7] São essas as razões que justificam, por exemplo, a escolha de Siches ao invés de Chaim Perelman, dado que apesar deste último ter elaborado sua teoria com profundidade consideravelmente maior do que Siches, as conclusões e as premissas de ambos são bem parecidas e a lógica do razoável de Siches ganhou projeção maior entre nós do que a nova retórica de Perelman.  Também foi com base nesses critérios que se optou pela análise da argumentação de Alexy à teoria da interpretação de Dworkin, já que, apesar deles chegarem a conclusões significativamente diversas em relação à correção e à existência de uma única resposta correta, suas teorias apresentam muitos pontos de contato, notadamente no que diz respeito à admissão de valores na análise normativa, à busca por critérios limitadores e justificadores das decisões e a uma visão do Direito como produto de uma construção interpretativa, sendo que Dworkin acaba por construir um modelo de Direito como integridade (com a tese da única resposta correta como critério substancial), ao passo que Alexy opta por um modelo procedimental metodológico em que a análise lógica tem função extremamente importante, o que o torna mais adequada ao escopo do presente trabalho.  De qualquer forma, não se desconhece o fato de que a escolha dos autores a serem analisados reflete também, a par da limitação de espaço, uma opção feita pelo autor do artigo a partir de suas preferências político-ideológicas. 

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

[8] “Verdade e falsidade são qualidades ou propriedades de uma asserção. A validade, entretanto, não é qualidade ou propriedade de uma norma, mas sua existência, sua específica existência, não uma existência material, mas ideal. Que uma norma é válida, significa que existe; que uma norma é inválida significa que não existe, “existe” no sentido ideal do termo. Uma norma inválida, isto é, uma norma não existente, não é norma de modo algum.  Porém, uma asserção que falsa é, todavia uma asserção, como o é uma asserção verdadeira; uma asserção existe ainda quando ela seja falsa”. (tradução nossa)

[9] “A lógica do humano ou do razoável é uma razão impregnada de pontos de vistas estimativos, de critérios de valoração, de pautas axiológicas que, além de tudo, traz consigo os ensinamentos colhidos da experiência própria e da do próximo, através da história”. (tradução nossa)

[10] “Há que se explorar a razão jurídica dos conteúdos das normas de Direito, o que permite superar o abalo e a confusão que sentem muitos juristas ao  perceberem que a lógica tradicional quebra no mundo da interpretação e do desenvolvimento do Direito.  Sem embargo, essa razão jurídica material deverá ser, ao fim e ao cabo, uma espécie da razão vital e história, melhor dizendo, uma lógica da ação, a qual é razão, ratio, logos, conceito rigoroso” (tradução nossa).

[11] De notar que a tese de Alexy diferencia-se da tese de Reale porque, enquanto para Reale a tridimensionalidade é ontológica (o Direito é tridimensional), para Alexy a tridimensionalidade é epistemológica, ou seja, o direito deve ser estudado a partir dessas três dimensões (GUERRA FILHO, 1995, p. 152)

[12] “[...] o nível das regras e dos princípios não proporcionam um quadro completo do sistema jurídico. Nem princípios nem regras regulam por si mesmos sua aplicação. Eles representam apenas os pilares passivos do sistema jurídico. Se se quer obter um modelo completo, deve-se agregar aos pilares passivos um ativo, referindo-se ao procedimento de aplicação das regras e princípios. Portanto, os níveis das regras e dos princípios têm de ser completados por um terceiro. Em um sistema orientado por um conceito de razão prática, esse terceiro nível pode ser apenas o de um procedimento que assegure a racionalidade.  Dessa maneira, surge um modelo de sistema jurídico que pode ser chamado ‘modelo de regras/princípios/procedimento”. (tradução nossa)


ABSTRACT: This article deals with the relationship between logic and law, and starts questioning the ideas that the law is a logical system and that the application of the laws to a specific case is merely a simple logical-deductive operation. It is defended that the adoption of an broader concept of logic, which includes not only formal logic but also the non-deductive reasoning, would allow to overcome the controversy about the existence of a legal logic, showing its existence as a branch knowledge with an object wider than the one of the formal logic, embracing, besides the strictly logical-formal procedures such as deduction and induction, extra-logical methods to justify judicial decisions, such as analogy and rhetorical arguments. It analyzes the role of principles or laws of logic in legal processes of rational justification of judicial decisions in pure theory of law of Kelsen, the logic of reasonable Recasens Sicher and argumentation theory of Robert Alexy.

Key words: formal logic, law logic, reasoneable logic, Argumentation

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcio Luiz Coelho de Freitas

Juiz Federal titular da 2ª Vara da Seção Judiciária do Amazonas. Mestrando em Direito Ambiental pela Universidade Estadual do Amazonas. Professor da Escola Superior de Magistratura do Estado do Amazonas.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

FREITAS, Marcio Luiz Coelho. Lógica jurídica, argumentação e racionalidade . Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 17, n. 3307, 21 jul. 2012. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/22271. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos