Artigo Destaque dos editores

Razoabilidade e proporcionalidade no exercício do poder disciplinar laboral

Exibindo página 2 de 2
16/08/2012 às 15:03
Leia nesta página:

5. Conclusão

A doutrina e a jurisprudência são unânimes quanto ao entendimento de que o exercício das prerrogativas decorrentes do poder empregatício, em seu aspecto disciplinar, não é irrestrita, impondo-se ao empregador a observância de requisitos decorrentes da aplicação dos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.

Citados princípios orientam no sentido de que, quando o ordenamento jurídico oferece certa margem de liberdade na escolha do ato que será praticado, deve ser eleito aquele que melhor atende às finalidades pretendidas, levando-se em conta a situação concreta que o ensejou.

Encontram fundamento na Constituição Federal em seus arts. 3º, I, que impõe ao Estado Brasileiro o objetivo de construir uma sociedade livre, justa e solidária, e 5º, LIV, que enuncia o princípio do devido processo legal, notadamente em sua dimensão material ou substantiva. 

E tendo em vista a unidade do ordenamento jurídico e a força normativa da Constituição, os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, cujo conteúdo enuncia direitos fundamentais, vinculam inclusive as relações jurídicas entre particulares, fenômeno denominado eficácia horizontal dos direitos fundamentais.

Constituem irradiações desses princípios na legislação infraconstitucional aplicável às relações privadas os arts. 187 e 413 do Código Civil, cujas diretrizes comportam interpretação extensiva, servindo de parâmetro à concretização da razoabilidade e da proporcionalidade em todas as relações jurídicas entre particulares.

Conclui-se, portanto, que a necessidade de que o exercício do poder disciplinar seja guiado pelos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade encontra fundamento nos arts. 3º, I, e 5º, LIV, da Constituição Federal, 187 e 413 do Código Civil, aplicáveis na espécie por força da eficácia horizontal dos direitos fundamentais.


6. Referências Bibliográficas

ARAUJO PINTO, Cristiano Paixão. Arqueologia de uma distinção – o público e o privado na experiência histórica do direito. In: OLIVEIRA PEREIRA, Claudia Fernanda (org.). O novo direito administrativo brasileiro. Belo Horizonte: Forum, 2003.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário n. 175.161. Relator: Min. Marco Aurélio. Diário Oficial da Justiça da União, Brasília, 14  mai. 1999.

BRASIL. Tribunal  Superior do Trabalho. Recurso de Revista n. 180200-92.2004.5.08.0008. Relator: Min. Lelio Bentes Corrêa. Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho, Brasília, 17 jun. 2011.

COUTINHO, Aldacy Rachid. Poder Punitivo Trabalhista. São Paulo: LTr, 1999.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 9. ed. São Paulo: LTr, 2010.

FERREIRA, Olavo Augusto Viana Alves. O devido processo legal substantivo e o Supremo Tribunal Federal nos 15 anos da Constituição Federal. In: TAVARES, André Ramos et al (Coord.). Constituição Federal. 15 anos. Mutação e Evolução. São Paulo: Editora Método, 2003.

MARINONI, Luiz Guilherme. Teoria Geral do Processo. 3. ed. São Paulo: Editora Revistas dos Tribunais, 2008.

MESQUITA, Gil Ferreira de. O devido processo legal em seu sentido material: breves considerações. Revista de Informação Legislativa, Brasília, n. 170, p. 209-220, jun. 2006.

MESQUITA, Luiz José de. Direito Disciplinar do Trabalho. 2. ed. São Paulo: LTr, 1991.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Legitimidade e discricionariedade. Rio de Janeiro: Forense, 1989.

PEREIRA, Sebastião Tavares. Devido Processo Substantivo. Florianópolis: Conceito Editorial, 2008.

PINTO, Nuno Abranches. Instituto Disciplinar Laboral. Coimbra: Coimbra Editora, 2009.

RODRIGUEZ. Américo Plá. Princípios de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 1978.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 9. ed. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2007.

SILVA, Virgílio Afonso da. Direitos Fundamentais. Conteúdo Essencial, Restrições e Eficácia. 2. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2010.


Notas

[1] Alinhamo-nos com aqueles que entendem que a nomenclatura ora adotada acerca do fenômeno contratual em foco, poder empregatício ou poder intra empresarial, quando comparada com a denominação poder hierárquico, também usualmente utilizada, revela-se mais consentânea com o conteúdo que lhe é atribuído contemporaneamente, destacando sua característica democrática e sujeita a limitações decorrentes do sistema legal e constitucional vigentes. Nesse sentido é a lição do Professor Maurício Godinho Delgado (2010, p. 598).

[2] A doutrina diverge acerca da identidade ou diversidade de conteúdos entre os princípios da proporcionalidade   e da razoabilidade. Contudo, por tratar-se de questão cuja profundidade foge ao escopo do presente trabalho, não será ela analisada nesta oportunidade. Cumpre registrar, de toda sorte, estudo apresentado pelo Professor Gil Ferreira de Mesquita a esse respeito no artigo científico “O devido processo legal em seu sentido material: breves considerações” (2006, p. 218-219).   

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Inácio André de Oliveira

Graduado pelo Centro Universitário do Triângulo. Assessor de Ministro no Tribunal Superior do Trabalho.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

OLIVEIRA, Inácio André. Razoabilidade e proporcionalidade no exercício do poder disciplinar laboral. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 17, n. 3333, 16 ago. 2012. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/22427. Acesso em: 29 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos