Artigo Destaque dos editores

Mediação na administração pública e sua aplicação no direito brasileiro analisada à luz da experiência internacional

Exibindo página 2 de 2
27/11/2013 às 13:49
Leia nesta página:

3. INTERFACE ENTRE O SISTEMA BRASILEIRO E O SISTEMA INTERNACIONAL

A análise dos aspectos inerentes à resolução de conflitos na experiência internacional mostra diversos pontos em comum com o Direito Brasileiro. Nesse contexto, Cappelleti[19] observa que a busca por meios alternativos de resolução de disputas é consequência da terceira onda renovatória do movimento global por acesso à justiça, direito fundamental previsto no art. 5º, XXXV da CF.

No que tange à mediação no âmbito do direito público, percebe-se uma tendência mundial de modernização da administração pública, alcançando standards de boa administração, eficiência, transparência, adotando na gestão pública uma orientação voltada às formas convencionadas ou participativas, reposicionando o status jurídico do administrado frente aos serviços públicos oferecidos.

Nesta esteira, Diogo Figueiredo MOREIRA NETO ressalta que “...a consensualidade se vem sobressaindo como uma válida alternativa para incrementar a eficiência administrativa, plenamente suportada, assim no art. 37, caput, da Constituição...”[20].

Tanto no direito comparado quanto no Brasil, a mediação administrativa não está bem estabelecida e prevista nas leis em sentido estrito, fundando-se primordialmente em aspectos principiológicos, portarias ministeriais e regulamentações dos tribunais (v.g. Resolução 125, de 29 de novembro de 2010 do Conselho Nacional de Justiça).

Percebe-se que na maioria dos países analisados, predomina a mediação conduzida dentro da estrutura do poder judiciário, havendo previsão de suspensão do processo e indicação do mesmo para mediação, tornando-se esta uma condição de admissibilidade da ação.

Em consonância com a tendência de tornar obrigatória a medição, a Comissão de Juristas responsáveis pela elaboração do Anteprojeto do Novo CPC sugeriu na 1ª Audiência Pública a “obrigatoriedade da audiência de conciliação no início das demandas: sugeriu a mediação obrigatória nos escritórios de advocacia para evitar mais uma audiência a cargo do Juiz e que poderá atravancar a pauta ainda mais”[21]. Outro ponto de convergência entre o direito internacional e o anteprojeto do Novo CPC é a questão da confidencialidade, tratada em seu art. 144, §§ 2º e 3º.

Observa-se no art. 134, §1º do aludido anteprojeto uma preocupação em explicitar os princípios informadores da mediação, que também são adotados na experiência internacional, sendo eles a independência, a neutralidade, a autonomia da vontade, a confidencialidade, a oralidade e a informalidade.

A Comissão responsável pelo Novo CPC denota relevante atenção na questão da mediação entre disputas entre órgãos do governo e entre estes e os administrados, apontando a necessidade da “Criação de Câmaras de Conciliação dos órgãos estatais para que ali se trave a primeira tentativa de resolução dos problemas, para evitar processos desnecessários”. Aponta igualmente a necessidade de conferir “Maiores poderes aos advogados públicos: desistência de recursos, transação, possibilidade de não ingresso de recursos quando assim avaliar[22]”.

Abordando ainda o anteprojeto do Novo CPC, a Comissão sugere, como já ocorre no âmbito da Advocacia Geral da União, a “Inserção de uma condição de procedibilidade para que entes da Administração pública, antes de litigarem entre si, sejam obrigados a passar por Câmara de Conciliação e Arbitragem dentro do Estado[23]”.

Com relação à mediação conduzida pelo Ombudsman, adotada pelo direito alienígena, já existe no Brasil iniciativas semelhantes, como a mediação em ouvidoria pública, questão debatida pelo Ministério da Fazenda nos cursos de aperfeiçoamento em ouvidoria pública[24].

Por derradeiro, cabe ressaltar que no campo da mediação socioambiental, o Programa 2018 - Biodiversidade - do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, previsto no Plano Plurianual de 2012[25], conta com o Projeto 8286 - Educação ambiental para grupos em situação de vulnerabilidade socioambiental - prevendo a gestão e mediação de conflitos territoriais e de sobreposições, entre outras, nas Unidades de Conservação, com enfoque em estratégias de educação e gestão socioambiental envolvendo gestão participativa, educação ambiental e gestão de conflitos.

Todos os pontos abordados demonstram relativa identidade entre os procedimentos de mediação administrativa adotados pela prática internacional e as iniciativas que estão paulatinamente sendo implementadas no Brasil.


4. APLICABILIDADE DA MEDIAÇÃO ADMINISTRATIVA NO BRASIL

Um dos principais entraves contra a mediação administrativa no Brasil, senão o maior, é o mito da indisponibilidade do interesse público, o que não deixaria margem de negociação à administração pública, que estaria umbilicalmente vinculada ao princípio da estrita legalidade.

Descontruindo a ideia de que a supremacia do interesse público levaria a uma preponderância apriorística dos interesses da coletividade sobre os interesses individuais, Gustavo Binenbojm[26] assevera que a supremacia do interesse público sobre o particular, é incompatível com o comprometimento da Constituição de 1988 com a promoção dos direitos individuais, dirigida pelo princípio da dignidade da pessoa humana. Deste modo, haveria a necessidade da efetiva proteção aos interesses individuais quando ameaçados pelos interesses gerais promovidos pelo Estado, através de uma lógica de ponderação proporcional.

O mesmo autor aponta a emergência do neoconstitucionalismo como uma das causas da mudança de paradigmas adotados pela Administração Pública, principalmente o da estrita vinculação positiva à lei. E vai além ao afirmar que “[...] a vinculação da atividade administrativa ao direito não obedece a um esquema único nem se reduz a um tipo específico de norma jurídica – a lei formal.”[27] Assim, defende a adoção do princípio da juridicidade administrativa como marca da superação do positivismo legalista, com foco numa interpretação conforme a Constituição[28].

Sob o ângulo da juridicidade, a legalidade comportaria tanto uma atuação imperativa da administração quanto uma atuação consensual. O princípio da legalidade não impede que o administrador adote soluções consensuais para a resolução de conflitos. Desta forma, deve-se avaliar se a opção adotada - imperativa ou consensual – possibilita como resultado a máxima efetividade do princípio da eficiência, respeitando assim os direitos fundamentais.


CONCLUSÃO

Embora existam alguns entraves legais e políticos para a adoção da mediação no âmbito da administração pública, como indisponibilidade do interesse público e falta de previsão legal, sugere-se no presente estudo que sua adoção no Brasil traria inúmeros benefícios ao Estado e ao administrado, como: redução do número de processos administrativos e judiciais, redução de custos, celeridade, legitimidade das decisões, preservação da imagem pública da organização, otimização das formas de comunicação e combate à indesejável judicialização excessiva na implementação de políticas públicas pelo Poder Executivo, evitando o litígio judicial e dando ao administrado uma sensação de justiça, além de estreitar seu relacionamento com o Estado com vistas à prevenção de litígios futuros.

A tendência mundial de mudança dos paradigmas clássicos, modernização da administração pública e reposicionamento do administrado para uma condição de cidadão-colaborador reflete a busca por uma gestão pública por resultados em que a adoção de soluções otimizadas concretiza o princípio constitucional da eficiência, dando legitimidade às decisões baseadas na consensualidade.

O Anteprojeto do CPC reflete um grande avanço na implementação da mediação no Brasil, mas perde a oportunidade de incluir na seção III de seu Cap. IV - que trata da advocacia pública - previsão para que os procuradores de Estado tenham poderes específicos para selecionar causas aptas à mediação e resolução pacífica de controvérsias entre Administração Pública e administrados. É essencial dotar o advogado de Estado de uma postura proativa, com meios necessários à otimização da atuação do Estado frente ao clamor da sociedade por justiça e democracia.

Nesse sentido, a experiência internacional no âmbito da mediação administrativa guarda diversos pontos de contato com as iniciativas que vêm sendo implementadas no Brasil, havendo um campo frutífero para um franco e definitivo desenvolvimento, consolidando assim um modelo de boa-administração baseado na consensualidade de na otimização do interesse público.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BINENBOJM, G. Uma teoria do direito administrativo: direitos fundamentais, democracia e constitucionalização. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

BOYRON, B.T., European methods of administrative redress: Netherlands, Norway and Germany (DEPARTMENT FOR CONSTITUTIONAL AFFAIRS ed. 2004)

BRASIL. Congresso. Senado. Parecer no.875 de 2006. Diário do Senado Federal, Brasília, DF, p.23563-23591. Quarta Feira, 12 de julho de 2006.

BRASIL. Congresso Nacional. Senado Federal. Comissão de Juristas Responsável pela Elaboração de Anteprojeto de Código de Processo Civil. Código de Processo Civil : anteprojeto, 2010.

CAPPELLETTI, M., Alternative dispute resolution processes within the framework of the worldwide access-to-justice movement. The Modern Law Review, v.56, 1995.

CARNELUTTI, F., Instituições do Processo Civil. vol. 1. São Paulo: Classic Book, 2000.

China's First Environmental Civil Case Ends in Mediation. Disponível em: <http://english.caijing.com.cn/2009-09-30/110269260.html>. Acesso em: 02 de junho de 2011.

DÖLLING et al, Täter-Opfer-Ausgleich in Deutschland. Bonn: Forum Verlag, 1998.

European Mediation Conference. Disponível em: <http://www.mediationconference.eu/downloads/Pel%201.pdf>.  Acesso em: 02 de junho de 2011.

HASELGROVE-SPURIN, C. Constitutional and Administrative Law. 2.ed. Nationwide Mediation Academy UK Ltd. 2003.

KOVAC, P. Mediation and Settlement in Administrative Matters in Slovenia. Hrvatska Javna Uprava. v.10, n.3, 2010.

MEDIATOR GmbH, Mediation in Umweltkonflikten. Verfahren kooperativer Problemlösung in der BRD, Oldenburg. 1996.

MEDIATOR GmbH, Mediation im öffentlichen Bereich – Status und Erfahrungen in Deutschland 1996-2002. 2004.

MEENE, I. & WESTERVELD, M., Where mediation and administrative law meet: mutual influence between mediation and administrative law on citizens’ access to justice in administrative law disputes. Artigo apresentado no encontro anual da “Law and Society Association”; 2009.

MOREIRA NETO, D.F., Curso de direito administrativo. 15.ed, Rio de Janeiro: Forense. 2009.

RISKIN, L.L., Understanding mediators? orientations, strategies, and techniques: a grid for the perplexed. Harvard Negotiation Law Review, v.1, n.7. 1996..

SCHMITZ, T., The Transformation of Administrative Law in Europe / La mutation du droit administratif en Europe. 19 Eur J Int Law, 2008.

WALDMAN, E.A., Identifying the role of social norms in mediation: a multiple model approach. Hastings Law Journal, v.48, n.4, 1997.


Notas

[1] CARNELUTTI, F. Instituições do Processo Civil. vol. 1. São Paulo: Classic Book, 2000, p. 157.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

[2] Cf. RISKIN, L.L., Understanding mediators? orientations, strategies, and techniques: a grid for the perplexed, Harvard Negotiation Law Review, v.1, n.7. 1996.

[3] WALDMAN, E.A., Identifying the role of social norms in mediation: a multiple model approach, Hastings Law Journal, v.48, n.4, 1997, p.708. 

[4] SCHMITZ, T., The Transformation of Administrative Law in Europe / La mutation du droit administratif en Europe, Eur J Int Law, v.9,  2008, p. 629.

[5] Disponível em: <http://english.caijing.com.cn/2009-09-30/110269260.html>. Acesso em 02 de junho de 2011.

[6] BOYRON, B.T., European methods of administrative redress: Netherlands, Norway and Germany. DEPARTMENT FOR CONSTITUTIONAL AFFAIRS, ed. 2004. p.324.

[7] Disponível em: <http://www.nadr.co.uk/articles/published/AdrLReports/COWLvPLYMOUTH.CA2001.pdf.> Acesso em 02 de Junho de 2011.

[8] Disponível em : <http://www.mediationconference.eu/downloads/Pel%201.pdf>. Acesso em 02 de junho de 2011.

[9] Evento realizado no dia 30 de agosto de 2010 na PGE-RJ, em parceria com a AGU.

[10] Cf. DÖLLING et al, Täter-Opfer-Ausgleich in Deutschland. Bonn: Forum Verlag, 1998.

[11] MEDIATOR GmbH, Mediation in Umweltkonflikten. Verfahren kooperativer Problemlösung in der BRD, Oldenburg. 1996

[12] MEDIATOR GmbH, Mediation im öffentlichen Bereich – Status und Erfahrungen in Deutschland 1996-2002. 2004.

[13] Disponível em: <http://www.aigpol.be/en/mediation.htm>. Acesso em 05 de agosto de 2012.

[14] Ur. l. RS (Official Gazette of the Republic of Slovenia), nos. 80/99, 70/00, 52/02, 73/04, 119/05, 105/06-ZUS-1, 126/07, 65/08, 8/10.

[15] KOVAC, P. Mediation and Settlement in Administrative Matters in Slovenia HRVATSKA JAVNA UPRAVA. v.10, n.3, 2010, p. 743–769.

[16] Disponível em: <http://consensus.fsu.edu/Leadership-Letters/leadrship_june2002.html>. Acesso em 05 de agosto de 2012.

[17] Institucionalização de contra-poder no Estado, significando representante do povo, independente, e com funções de zeladoria, controle e promoção de interesses públicos manifestados pelos cidadãos.

[18] HASELGROVE-SPURIN, C. Constitutional and Administrative Law. 2.ed. Nationwide Mediation Academy UK Ltd. 2003. cap.11, p.19.

[19] CAPPELLETTI, M., Alternative dispute resolution processes within the framework of the worldwide access-to-justice movement. The Modern Law Review, v.56, 1995,p.287.

[20] MOREIRA NETO, D.F. Curso de direito administrativo, 15.ed, Rio de Janeiro: Forense. 2009. p. 109.

[21] BRASIL. Congresso Nacional. Senado Federal. Comissão de Juristas Responsável pela Elaboração de Anteprojeto de Código de Processo Civil. Código de Processo Civil : anteprojeto, 2010. pag.308.

[22] Ibidem, pag.318.

[23] Ibidem, pag.327.

[24] Disponível em: https://portal.ouvidoria.fazenda.gov.br/ouvidoria. Acesso em 30 de agosto de 2012.

[25] Disponível em: http://www.ibama.gov.br/acesso-a-informacao/ppa-plano-plurianual-2012. Acesso em 30 de agosto de 2012.

[26] BINENBOJM, G. Uma teoria do direito administrativo: direitos fundamentais, democracia e constitucionalização. Rio de Janeiro: Renovar, 2006. p.30.

[27] Ibidem, p. 140

[28] Ibidem, p. 141.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rodrigo Cardoso Magno

Servidor Público Federal.<br>Especialista em Direito Público pela Universidade Católica de Petrópolis.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MAGNO, Rodrigo Cardoso. Mediação na administração pública e sua aplicação no direito brasileiro analisada à luz da experiência internacional. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 18, n. 3801, 27 nov. 2013. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/25947. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos