Foi multado por excesso de velocidade em radar fixo (pardal)? Recorra!

22/05/2014 às 11:03
Leia nesta página:

Quem nunca foi viajar e passou pelo dissabor de ser autuado por excesso de velocidade em radar fixo? Poucos sabem que tais equipamentos estão em funcionamento completamente eivados de ilegalidades.

Quem nunca foi viajar e passou pelo dissabor de ser autuado por excesso de velocidade em radar fixo que atire a primeira pedra. Não são poucos os casos de multa gerada pelos aparelhos eletrônicos aferidores de velocidade nas vias públicas, também conhecidos como pardais ou lombadas eletrônicas, cuja correta denominação é Instrumento de Medição de Velocidade de Operação Autônoma.

Não se pode olvidar que tais aparatos eletrônicos tenham conseguido diminuir a quantidade de acidentes em algumas vias. Entretanto, poucos sabem que tais equipamentos, por mais que tragam um certo benefício social, estão em funcionamento completamente eivados de ilegalidades e inconstitucionalidades, desviando o que seria o foco principal da utilização de tais aparelhos, qual seja a prevenção de acidentes, para o locupletamento ilícito da Administração Pública e das empresas privadas em tratativa com os agentes públicos.

Isto porque a competência para a lavratura do auto de infração de trânsito é exclusiva de servidor público, seja ele celetista ou estatutário, ou ainda, de policial militar, conforme bem preconizado no artigo 280, § 4º, do CTB, que prescreve:

 § 4º - O agente da autoridade de trânsito competente para lavrar o auto de infração poderá ser servidor civil, estatutário ou celetista ou, ainda, policial militar designado pela autoridade de trânsito com jurisdição sobre a via no âmbito de sua competência.

Logo, pode-se concluir, através de uma simples interpretação literal do aludido dispositivo legal, que um equipamento eletrônico não possui personalidade e, portanto, não se mostra apto à lavratura de autos de infração, eis que jamais poderá ser considerado um agente público, posto que se o mesmo ocorresse, estaríamos cometendo o despautério de atribuir-se caráter humano às máquinas.

Com efeito, é cediço que todo ato administrativo deve possuir como um dos seus pressupostos de validade o sujeito, o qual pode ser definido como “quem ou aquele que pratica o ato, seja pessoa física (agente público) ou o órgão que representa o Estado” (OLIVEIRA, Régis Fernandes de. Ato Administrativo. 4.Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. p. 60) e não uma máquina.

Ainda, o equipamento eletrônico, sem o referendo de um agente público, conforme disposto no art.12, §1º, V, da Resolução nº 141/2002 do CONTRAN, não possui a menor validade, já que esta condição se constitui num dos itens essenciais que devem constar do auto de infração obtido por meio eletrônico:

Art. 12. (...)

§ 1º - o comprovante da infração deverá permitir a identificação do local, da marca e da placa do veículo e conter: (...)

V – a identificação do agente de trânsito, quando se tratar de aparelho, de equipamento ou de qualquer outro meio tecnológico do tipo estático, portátil ou móvel. (grifo nosso)

Por conseguinte, pode-se afirmar que falta previsão legal para a utilização dos radares na expedição de atos administrativos sancionadores extravasa a inconteste ilegalidade e arbitrariedade da Administração Pública ao tomar certas atitudes.

Por fim, não se trata o presente texto de uma demonstração de “brecha na lei”, jargão comumente utilizado, mas sim de pura informação, ao povo, do Direito que lhes cabe, e que muitas vezes “passa batido” por simples ausência de conhecimento. Portanto, diante de multa oriunda de radares fixos, não fique de braços cruzados. Contate seu advogado de confiança. Trata-se de verdadeira medida de Justiça e de Direito, que se impõe.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Guilherme R. Mueller

Advogado inscrito na OAB/RS sob nº 100.164. Funcionário do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande por três anos, em gabinete. Autor de diversos artigos jurídicos. Cursos em Direitos Autorais e Sociedades, Solução de Controvérsias Privadas e Patentes e Bases Legais, ambos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos