Artigo Destaque dos editores

Um monstro esconde-se em casa.

A violência doméstica contra crianças e adolescentes

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

5. A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E O DEVER DE PROTEÇÃO DO ESTADO                              

O Poder Público por intermédio  de seu ordenamento jurídico tem o dever de proteção  de forma a garantir a tão alardeada “proteção  integral” da criança e do adolescente. A intervenção do Estado no contexto familiar tem caráter complementar, devendo assegurar políticas sociais básicas, programas  de assistência social, orientação e apoio familiar, proteção jurídica, serviços de prevenção  e atendimento às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, etc. conforme  estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 3º, 4º e 7º[25], na Constituição Federal, de 1988, em seus artigos 226 e 227[26], bem na Convenção Internacional  sobre os Direitos da Criança, de 1989, em seu preâmbulo proclama que a infância tem direitos a cuidados e assistência especiais. Reconhece a família  como  grupo fundamental da sociedade e meio natural para o crescimento e bem estar de seus membros, e em especial das crianças (recordando-se que segundo a Convenção, considera-se como criança o ser humano com menos de 18 anos de idade – art. 1º.), as quais devem receber toda proteção e assistência necessárias. Em se tratando especificamente da questão da violência, determina a citada Convenção:

Artigo 19.

1. Os Estados-partes tomarão todas as medidas legislativas, administrativas, sociais e educacionais apropriadas para proteger a criança contra todas as formas de violência física ou mental, abuso ou tratamento negligente, maus-tratos ou exploração, inclusive abuso sexual, enquanto estiver sob a guarda dos pais, do representante legal ou de qualquer outra pessoa responsável por  ela.

2. Essas medidas de proteção deverão incluir, quando apropriado, procedimentos eficazes para o estabelecimento de programas sociais que proporcionem uma assistência adequada à criança e às pessoas encarregadas de seu cuidado, assim como outras formas de prevenção e identificação, notificação, transferência a uma instituição, investigação, tratamento e acompanhamento posterior de caso de maus-tratos a crianças. acima mencionadas e, quando apropriado, intervenção judiciária.      

O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 129, prevê uma série de medidas que devam ser aplicadas aos pais ou responsáveis que violem os direitos dos infantes e  jovens.

A possível efetividade do artigo 129 está a exigir a criação de programas de promoção à família, de tratamento e orientação a alcoólatras e toxicômanos, e ainda exige as condições necessárias para que se possa realizar, quando necessário, o tratamento psicológico ou psiquiátrico, caso em que, mais uma vez, será necessária a conscientização e mobilização da sociedade civil na conquista desses serviços, imprescindíveis para que o Estatuto da Criança e do Adolescente produza seus efeitos no mundo fático, que não o abstrato e “perfeito” das normas jurídicas.

Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável:

I – encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;

II – inclusão em programa oficial ou comunitário  de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;

III – encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;

IV – encaminhamento a cursos ou programas de orientação;

V – obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar;

VI – obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;

VII - advertência;

VIII – perda da guarda;

XI – destituição da tutela;

Xsuspensão ou destituição do poder familiar.

A atual legislação  busca uma  mudança  profunda na conduta dos pais que agridem seus filhos, o que nos conduz a  uma mudança cultural, objetivando  obter êxito através dos instrumentos previstos na própria legislação de proteção à criança e ao adolescente. 

A prevenção pode ser considerada a parte mais importante da legislação.  A norma por si mesmo não tem força para mudar uma  conduta individual e social. É necessário um consenso geral na aceitação. A norma, fundamentalmente, é educativa e tende a obter a aceitação das pessoas para evitar as medidas coercitivas. Devemos fomentar a sensibilização e proporcionar a formação e capacitação sobre como prevenir a violência  intrafamiliar, através de  programas educativos que sensibilizem e conscientizem a população sobre a importância de se prevenir e combater a mesma, bem como promover ações e  programas de proteção social  as vítimas da violência.        

O Estatuto da Criança e do Adolescente, através de suas medidas protetivas  pretende criar uma nova cultura  familiar, enfrentando o problema que hoje se apresenta como  um dos mais graves em nossa sociedade e que nos leva a uma  desintegração ou mesmo na descrença neste importante núcleo societário.

Num primeiro momento cabe à família, principalmente aos pais, garantir o cumprimento das funções básicas de assistência material, moral, cultural e jurídica a quem têm direito as crianças e adolescentes face ao seu processo de desenvolvimento. Neste contexto, compreende-se que a intervenção estatal na ordem familiar tem caráter complementar, ou seja, na falha do mecanismo familiar, torna-se necessária a intervenção do Estado para suprir as necessidades básicas da criança e do adolescente.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, parte do pressuposto de que o Estado será capaz de promover assistência social em geral. Porém, quando olhamos para a realidade presente, muitas vezes percebe-se que norma e fatos não coincidem. Segundo Silva, isto ocorre quando os fatos não reproduzem no real o enunciado da norma, como por exemplo os programas de proteção à família previstos na Constituição Federal, em seus artigos 203 e 204 para os que deles necessitarem serão executados e coordenados pelos municípios. Essa é uma norma constitucional. Analisando a realidade, porém, constatamos que nem todos os municípios organizam ou se preparam para organizar tais programas. E muitos dos que eventualmente fazem, fazem-no de forma irregular[27].

Deixando o Estado de cumprir seu papel, poderá ser responsabilizado pelo não cumprimento das normas que ele mesmo traçou. O Estado  deve ter como principal finalidade a  garantia da dignidade da pessoa humana, a obrigação de garantia e realização dos direitos fundamentais. “A  Constituição de qualquer Estado que se diga democrático de direito deve ter essa mesma orientação, ou seja, não só garantir, mas também realizar os direitos fundamentais[28].”


6. ALGUMAS REFLEXÕES

A família é a base fundamental para o desenvolvimento do ser humano, pois é nela que a criança vai  se inteirando consigo mesma  e com os outros.  Desde  os primeiros momentos da vida, através de um vínculo regular e contínuo com as pessoas que a constituem, a criança se comunica com o ambiente que deve oferecer-lhe todos os estímulos necessários para um desenvolvimento adequado, daí a importância  do afeto, do aconchego familiar para que a criança possa crescer e se estruturar de forma sadia e equilibrada.

Uma criança que nasce dentro de um ambiente familiar violento  e desequilibrado, que não respeita seus direitos fundamentais de pessoa em desenvolvimento, é uma criança que carece de elementos constitutivos fundamentais.

A violência que ocorre no interior das quatro paredes de uma casa é sentida pela criança e pelo adolescente como uma guerra, pois os  agressores estão próximos, e o mais paradoxal é que tal violência se estabelece no lugar onde  espera  acolhida, proteção e respeito.

A criança que sofre violência no seio de sua família, na maioria das vezes terá sérias conseqüências no decorrer de sua vida, quando adolescente e adulto. Ela poderá internalizar valores e normas  distorcidos da realidade, tornar-se extremamente agressiva, amarga e, infelizmente,  com enormes possibilidades de vir a ser portadora de uma estrutura de personalidade “anti-social”. 

Na realidade, essa criança  terá uma enorme tendência a repetir o que viveu, o que experienciou no ambiente familiar, afinal estes são os registros que lhe foram passados. Uma criança que foi vítima de violência doméstica poderá repetir esse modelo, tornando-se uma mãe ou pai violentos.

A personalidade do indivíduo refere-se ao modo relativamente constante de perceber, pensar e agir do mesmo. Esse “todo” peculiar a cada um é, de fato, marcado por valores, crenças, habilidades, atitudes, desejos, emoções, o modo de comportar-se. Assim sendo, não temos como separar a personalidade do indivíduo das experiências de sua infância, dos ensinamentos recebidos, dos estímulos do meio em que vive.                                                              

Lamentavelmente, apesar de várias décadas de evolução da humanidade, dos notáveis avanços tecnológicos, de verdadeiros milagres no campo da genética, na cura de doenças, no aprimoramento da democracia, na igualdade entre os sexos, não conseguimos evoluir no sentido de protegermos nossas crianças de todos os tipos de violência a que estão submetidas, principalmente a violência doméstica, a que  nos parece mais preocupante, considerando ser justamente no lar  o ambiente  apropriado para que a criança possa desenvolver-se, sentir-se segura e amada, é o local em a que maltratam e a espancam.

Há que se observar, de igual modo, que a legislação que protege a criança e o adolescente de qualquer tipo de violência e abuso é primorosa, mas  ainda encontra-se distante a sua efetiva aplicabilidade.

Para que os direitos fundamentais de toda criança, de todo adolescente não se restrinjam à norma, faz-se necessário que ocorra uma mudança estrutural e de mentalidade da sociedade, pois, o problema da violência não é fruto somente de questões vinculadas à economia  e seus fracassos, ela está também relacionada com a falta de solidariedade, do egoísmo, da quebra de valores e da busca desenfreada  de bens materiais. Chegamos  em um estágio de nossas vidas em que não mais valorizamos o ser e sim o ter, e neste contexto vamos nos perdendo enquanto  filhos, mães, pais, enfim, como seres humanos.

Isto posto, entendemos que se faz urgente recuperar o humanismo e  impedir que  toda a nossa construção civilizatória se volte contra si mesma,  portanto, é imperioso que conquistemos a nossa real humanidade, reconhecendo a si mesmo e ao outro.


REFERÊNCIAS:

BEVILÁQUA, Clóvis. Direito de família. Rio de Janeiro: Rio Editora, 1976.

BOCK, Ana M. Bahia e outros. Estudo das psicologias. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

FREUD, S. A teoria da análise infantil. In: O tratamento psicanalítico de crianças. Rio de Janeiro: Ímago, 1971.

GOLDEMBERG, Gita W. A Violência doméstica e a “Lei do Pai”. In: Átler Ágora, n. 3,  Florianópolis, 1995.

GUERRA, Viviane Nogueira de Azevedo. Violência de pais contra filhos: procuram-se vítimas. São Paulo: Cortez, 1988.

_______ Violência de pais contra Filhos: a tragédia revisitada. 3. ed. São Paulo: Cortez,  1998.

KALINA, Eduardo e Kovadloff, Santiago. Drogadição: indivíduo, família e sociedade. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1996.

KAPLAN, H. I,  SADOCK B. J. Psicoterapia. Baltimore: Williams & Wilkins, 1981.

KOLB, Lawrence. Psiquiatria clínica. São Paulo: Interamericana, 1990.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

LACAN, Jacques. Os Complexos familiares. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1987.

MARINHO, Nelson Janot.  Construindo a cidadania. São Paulo: PUC–Editora Saraiva, 1996.

PEREIRA, Caio  Mário da Silva. Instituições de direito civil. V. 5. Rio de Janeiro: Forense, 1989.

PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Direito de Família e Psicanálise. Caderno de Estudos Jurídicos, Belo Horizonte, v.3. p.156, jul. 1998.

PEREIRA, Tânia da Silva. Direito da Criança e do Adolescente: uma proposta interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 1996.

ROURE, Glacy Q. de. Vidas silenciadas – A violência com crianças e adolescentes. Campinas: Unicamp, 1996.

SANTOS, Hélio de Oliveira. Crianças espancadas. Campinas: Papirus, 1998.

SATTLER, Marli Kath. De quem é a responsabilidade na violência intrafamiliar. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n. 7, p. , mês. 1997.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 1999.

TRINDADE, Jorge. A delinqüência juvenil: uma abordagem interdisciplinar. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999.

VERONESE, Josiane Rose Petry & MOTA, Moacyr.  A tutela jurisdicional dos direitos da criança e do adolescente. São Paulo: Ltr, 1998.

__________. & PETRY, João Felipe Corrêa. Adoção Internacional e Mercosul: aspectos jurídicos e sociais. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.

__________. Direito da criança e do adolescente.(Resumos Jurídicos. Vol. 5). Florianópolis: OAB editora, 2006.

__________. Entre violentados e violentadores? São Paulo: Ed. Cidade Nova, 1998.

__________. et all. Infância e adolescência, o conflito com a Lei: algumas discussões. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2001.

__________.Interesses difusos da criança e do adolescente. Belo Horizonte: Del Rey, 1997.

__________; VIERA, Cleverton Elias. Limites na educação: sob a perspectiva da Doutrina da Proteção Integral, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Florianópolis: OAB/SC Editora, 2006.

_________. Os direitos da criança e do adolescente. São Paulo: Ltr, 1999.

_________ .  Temas de direito da criança e do adolescente. São Paulo: LTr, 1997.

__________ (org.). Violência e exploração sexual: crimes contra a humanidade. Florianópolis: OAB editora, 2005.

_________ & COSTA, Marli Marlene Moraes da. Violência doméstica: quando a vítima é criança ou adolescente. Florianópolis: OAB editora, 2006.

WINNICOTT, D.W. Privação e delinqüência. São Paulo: Martins Fontes, 1997.


Notas

[3] GUERRA, Viviane Nogueira de Azevedo. Violência de pais contra Filhos: a tragédia revisitada. 3. ed. São Paulo: Cortez,  1998. p.76.

[4]  Idem, ibidem, p.76.

[5]  Idem, ibidem, p. 78.

[6] ROURE, Glacy Q. de. Vidas silenciadas: a violência com crianças e adolescentes. Campinas: Unicamp, 1996.

[7] SANTOS, Hélio de Oliveira. Crianças espancadas. Campinas: Papirus, 1998.

[8] SANTOS, H. de O. Op. Cit.

[9] GUERRA, Viviane N. Azevedo. Violência de pais contra filhos: procuram-se vítimas. São Paulo: Cortez, 1988.

[10] PEREIRA, Caio  Mário da Silva. Instituições de direito civil. V. 5. Rio de Janeiro: Forense, 1989.

[11] BEVILÁQUA, Clóvis. Direito de Família. Rio de Janeiro: Rio Editora, 1976.

[12] BOCK, Ana M. Bahia et al. Estudo das psicologias. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

[13] LACAN, Jacques. Os Complexos familiares. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

[14] FREUD, S. A teoria da análise infantil. In: O tratamento psicanalítico de crianças. Rio de Janeiro: Ímago, 1971.

[15] BOCK, A. M. Op. cit., p. 239.

[16] TRINDADE, Jorge. A delinqüência juvenil: uma abordagem interdisciplinar. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999.

[17] SATTLER, Marli Kath. De quem é a responsabilidade na violência intrafamiliar. Barbarói. Santa Cruz do Sul, n. 7, p. 1-23,  set. 1997.

[18] DSM IV (1995).

[19] KOLB, Lawrence. Psiquiatria clínica. São Paulo: Interamericana, 1990.

[20] KALINA, Eduardo e KOVADLOFF, Santiago. Drogadição: indivíduo, família e sociedade. Rio de Janeiro:  Francisco Alves, 1996.

[21] KAPLAN, H. I,  SADOCK, B. J. Psicoterapia. Baltimore: Williams & Wilkins, 1981.

[22] WINNICOTT, D.W. Privação e delinqüência. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

[23] TRINDADE, J., p. 112.

[24] GOLDEMBERG, Gita W. A Violência doméstica e a “Lei do Pai”. In: Átler Ágora, n. 3,  Florianópolis, 1995.

[25] Artigo 3º -  “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais a pessoa humana, sem prejuízo integral de que trata esta lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade”.

Artigo 4º - “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alienação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”

Artigo 7º -  “A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.”

[26] Em seu artigo 226, a Constituição normatizou que “a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”.

 O artigo 227 dispõe que:  “É dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

[27] SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 1999.

[28] MARINHO, Nelson Janot.  Construindo a cidadania. São Paulo: PUC-Editora Saraiva, 1996.


 
Abstract: This article aims to lead the reader to think about domestic violence against children and adolescents and its consequences in training and structuring of their personality. Besides that, an analysis of the advances provided by the Constitution of the Federative Republic of Brazil, 1988, and the Statute of the Child and Adolescent, Law nº 8.069/90 is done to ensure the physical, mental, moral, spiritual and social childhood and adolescence of our country, without discrimination, exploitation, violence, cruelty and oppression.
 
Key-words: children; adolescent;  domestic violence.
Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Marli Marlene Moraes da Costa

Pós-Doutora em Direito pela Universidade de Burgos/Espanha, com Bolsa Capes. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Professora da Graduação em Direito na FEMA – Fundação Educacional Machado de Assis de Santa Rosa, Coordenadora do Grupo de Estudos “Direito, Cidadania e Políticas Públicas” da UNISC. Psicóloga com Especialização em Terapia Familiar – CRP n. 07/08955, autora de livros e artigos em revistas especializadas. Coordenadora do Projeto de Extensão financiado pelo PAPEDS, “O brincar e a construção da cidadania nas escolas”. Integrante do projeto CNPq (PUC/RS) Relações de Gênero e Sistema Penal: violência e conflitualidade nos Juizados Especiais de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Sub-coordenadora do Projeto de Implementação do CIEPP – Centro Integrado de Políticas Públicas na Universidade de Santa Cruz do Sul –RS – com verba do FINEP. Coordenadora do Projeto “O Direito de proteção contra a exploração do Trabalho Infantil e as Políticas Públicas de Saúde no Brasil”, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Instituto Ócio Criativo.

Josiane Rose Petry Veronese

Professora Titular da disciplina Direito da Criança e do Adolescente, da Universidade Federal de Santa Catarina, na graduação e nos Programas de Mestrado e Doutorado em Direito. Doutora em Direito. Pós-doutorado na Faculdade de Serviço Social da PUC/RS. Coordenadora do Curso de Direito da UFSC. Coordenadora do NEJUSCA – Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente e sub-coordenadora do Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade CCJ/UFSC. Autora de vários livros e artigos na área do Direito da Criança e do Adolescente.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

COSTA, Marli Marlene Moraes ; VERONESE, Josiane Rose Petry. Um monstro esconde-se em casa.: A violência doméstica contra crianças e adolescentes. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 4089, 11 set. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/29443. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos