Mesmo após a Copa do Mundo, Brasil continua perdendo da Alemanha. Já é hora de virar o jogo.

Nas questões de retorno de tributos arrecadados à população também ficamos atrás

05/08/2014 às 18:24
Leia nesta página:

Não foi apenas no futebol que o Brasil perdeu da Alemanha. Nas questões de retorno de tributos arrecadados à população também ficamos atrás.

Não foi apenas no futebol que o Brasil perdeu da Alemanha. Nas questões de retorno de tributos arrecadados à população também ficamos atrás. De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), dos 30 países com maior carga tributária, o Brasil está em ultimo lugar - pelo quarto ano consecutivo. Por outro lado, a Alemanha se encontra numa posição intermediária, 15º lugar.

Mas pra quem vive no Brasil e sobrevive diariamente às desventuras de serviços públicos inadequados essa informação não é nenhuma novidade. Educação, saúde e infraestrutura ruim é uma constância. Em comparação com o País germânico estamos anos luz atrás.

Entretanto, isso não deve ser motivo de pânico. As comparações entre os dois países não devem ser absolutas. Com uma porcentagem de arrecadação sobre o PIB praticamente igual – Alemanha com 37,10% e Brasil com 36,02% - devemos observar as diferenças entre os dois estados, principalmente no sentido histórico.

Por exemplo, a formação dos dois países é completamente diferente. A partir desse principio  já é possível verificar uma vantagem alemã diante do Brasil. Afinal, formada a partir das civilizações no primeiro século da era atual, a Alemanha passou por diversas transformações durante sua história. Dentre elas unificação, duas guerras mundiais e foi centro de um conflito ideológico por mais de 50 anos.

O Brasil por sua vez, apesar de ter sofrido transformações políticas, é bem mais novo que o País europeu. Com pouco mais de 500 anos de existência, teve seus primeiros anos marcados por uma colonização com a finalidade unicamente extrativista e exploradora. Além disso, mesmo depois da independência não foi tratado com o esmero necessário, e até a proclamação da República passou por crises politicas que formaram a base dos nossos parlamentares atuais. Baseado numa politica interesseira não progrediu o tanto necessário.

Sobre democracia, estamos aprendendo ainda como se faz. A sequência democrática atual é a maior de toda a história do Brasil. No passado, com os diversos golpes de Estado a partir da década de 30, nunca houve alternância de poder livre e clara como hoje. E cabe salientar que desde a promulgação da Constituição de 1988 o País mudou muito.

Claro que isso não é uma desculpa para pararmos e ficarmos agradecidos com esses avanços. É necessário seguir em frente. E muita coisa ainda tem que mudar. O momento é favorável para isso. Com toda a tecnologia a nosso dispor está cada vez mais fácil fiscalizar a administração pública. Nunca antes houve tanta transparência fiscal e politica como temos hoje. Sim, há diversos esquemas escusos e sofisticados de corrupção atualmente, mas há ferramentas a altura para combatê-lo também. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Carlos Braga Monteiro

CEO fundador do Grupo Studio.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos