Análise de acidente do trabalho com material perfuro cortante em um hospital de rede privada de são paulo

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na análise dos resultados verificou-se que todas as categorias de profissionais de enfermagem e outros profissionais que estão sujeitos a acidentes com material perfurocortante, que ao realizar o trabalho, deva ser realizada com muita atenção, focar o procedimento realizado.

Além da utilização das precauções padrão como medida preventiva, encontram-se disponíveis alguns dispositivos considerados seguros, como os sistemas sem agulhas, os de agulhas retráteis e os sistemas protetores de agulhas.

As ações reparadoras para o controle das medidas preventivas devem ser constantes, como adequação da altura das caixas de descarte de materiais perfurocortante, inspeções de acordo com a Norma Regulamentadora NR-32 da portaria 3214/78, reorientação no ato da analise e investigação do acidente e treinamento e campanhas específicas que oriente os trabalhadores da área da saúde sobre os riscos biológicos e a importância do descarte correto bem como orientação da vacinação contra hepatite B. com isso contribui para a diminuição dessas ocorrências desse tipo de acidente.

As circunstâncias que levam ao acidente dependem parcialmente de como foi realizado o procedimento e conduta no paciente, seguido de uma atenção na realização do descarte de material contaminado.

Em relação aos fatores predisponentes, a desatenção no manuseio de agulhas foram os principais fatores identificados nas pesquisas analisadas, outros fatores, no entanto, são atribuídos pelos autores como repetidamente à ocorrência de acidentes de trabalho dessa natureza tais como: situações de urgência, sobrecarga de trabalho, fadiga e transporte de material perfurocortante.

O sucesso de qualquer programa educativo está diretamente ligado à participação e reconhecimento por parte dos trabalhadores e apoio da instituição, é necessário todo esforço possível da instituição e dos trabalhadores para prevenir um acidente com material perfurocortante devido as suas conseqüências trágicas para o trabalhador e para a instituição.

A elaboração do presente artigo permitiu compreender melhor a importância dos registros de acidentes ocupacionais, bem com a análise de seus indicadores para que medidas preventivas possam ser implantadas e melhoradas sejam minimizadas através das ações preventivas.

Todo trabalho com equipe multidisciplinar assegura que os conhecimentos práticos e gerenciais sejam amplos e que a capacidade de solução dos problemas seja elevada, reforçando a idéia de que a investigação traga benefícios para todos.

Dessa maneira, faz-se necessário o conhecimento de fatores determinantes das situações de risco, com vistas a implementar efetivas medidas preventivas e outras intervenções de biossegurança.

Os resultados dos estudos evidenciam que vários fatores predispõem a ocorrência dos acidentes, que ocorre subnotificação dos registros dos acidentes em alguns hospitais e as estratégias preventivas, conforme avalia a REPAT, 2003 - Rede de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Por esse motivo é importante incentivar o trabalhador a fazer uso de prevenção e notificar, caso ocorra acidente.


6. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

1. BRASIL - Portaria nº 3214 de 08 de junho de 1978, Aprova as Normas Regulamentadoras do Ministério de Estado do Trabalho, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no art. 200, da Consolidação das Leis do Trabalho, com redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Brasília, 1978. NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES- ANEXO XIV - AGENTES BIOLÓGICOS.

2. BRASIL - Presidência da República - Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm acesso em 26 de outubro de 2014.

3. MACHADO, M. R. M.; MACHADO, F. A. Acidentes com material biológico em trabalhadores de enfermagem do Hospital Geral de Palmas (TO). Rev. bras. saúde ocupacional, São Paulo, v. 36, n. 124, Dec. 2011, disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572011000200011 Acesso em 25 de outubro de 2014.

4. MARCELO, Fernando Vieira, Aposentadoria especial. 2° Edição. Leme: J.H. Mizuno, 2013.

5. MARZIALE, Maria Helena Palucci. Manual de informações preventivas à ocorrência de acidentes de trabalho com material perfurocortante entre trabalhadores de enfermagem. Ribeirão Preto, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo – Área de concentração: Saúde do Trabalhador. 2002. 13 pg.- Manual Educativo - http://repat.eerp.usp.br/manual, acesso em 04 de novembro de 2014.

6. MARZIALE, Maria Helena Palucci. Subnotificação de acidentes com perfurocortantes na enfermagem - Rev. bras. enferm. vol.56 no. 2 Brasília Mar./Apr. 2003 disponível em http://www.scielo.br/pdf/reben/v56n2/a11v56n2.pdf - em 25 de outubro de 2014.

7. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO, DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, Guia de Análise Acidentes de Trabalho, 2010, disponível em http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812D8C0D42012D94E6D33776D7/Guia%20AT%20pdf%20para%20internet.pdf -  acesso em 25 de outubro de 2014.

8. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. PORTARIA N.º 1.748, DE 30 DE AGOSTO DE 2011 - Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com materiais perfurocortantes - (Anexo III da Norma Regulamentadora n.º 32) disponível http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A31F92E65013224E36698767F/p_20110830_1748%20.pdf - acesso em 25 de outubro de 2014.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

9. MS– Ministério da Saúde, Classificação de risco dos agentes biológicos. 2º Edição – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.

10. MTE: Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria 3.311/89 – Estabelece os princípios norteadores do programa de desenvolvimento do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho e dá outras providências. Brasília/DF, 1989. Publicada no D.O.U. em 30/11/1989 - Seção 1 - pág.22.008 a 22.011. 9p. Acesso em 25 de outubro de 2014.

11. RAPPARINI, Cristiane. Manual de implementação: programa de prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes em serviços de saúde / Cristiane Rapparini; Érica Lui Reinhardt. - São Paulo: Fundacentro, 2010. Acesso em 25 de outubro de 2014.

12. REPAT - Rede de Prevenção de Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico Em Hospitais Do Brasil (REPAT-USP) -  http://repat.eerp.usp.br/projeto/ acesso em 25 de outubro de 2014.

13. SIMÃO, Ligia Bianchi Gonçalves, Gestão de Segurança e Medicina do trabalho: Normas Regulamentadoras e Fator Acidentário de Prevenção. 2º Edição. São Paulo: Cenofisco. Editora, 2013.

14. UNESP, Universidade Estadual Paulista, Julio de Mesquita Filho, Campus de São Jose do Rio Preto – Manual de biossegurança -http://www.crorj.org.br/biosseguranca/manual biosseguranca praticas corretas.pdf –-  acesso em 25 de outubro de 2014


Assuntos relacionados
Sobre os autores
Romilda Fernandes Teixeira

Técnica de Segurança do Trabalho, Formada pela Instituição SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional, Graduada em Licenciatura e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNG – Universidade Guarulhos, Especialista em Engenharia de Ciências Ambientais pela UNINOVE - Universidade Nove de Julho, Graduada no Curso de Engenharia Ambiental pela UNG – Universidade Guarulhos, pós-graduando de Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNG – Universidade Guarulhos. [email protected].

Clóvis Paes Marques

FISIOTERAPEUTA, MESTRE EM BIOÉTICA PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO, ESPECIALISTA EM APARELHO LOCOMOTOR PELA UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, ESPECIALISTA EM PSICODRAMA SÓCIO EDUCACIONAL PELA PUC-SP - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, DOCENTE DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO DA UNG – UNIVERSIDADE GUARULHOS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Este artigo é solicitação para conclusão de curso de Pós Graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Guarulhos - UNG

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos