Estoque de abertura: conceito

06/02/2015 às 10:15
Leia nesta página:

Beneficio concedido a pessoa jurídica na mudança de regime de tributação gera créditos decorrentes do estoque de abertura

Primeiro, deve se ter conhecimento que o estoque de abertura consiste em bens adquiridos de pessoa jurídica domiciliada no País para revenda ou para utilização como insumo na prestação de serviços e na produção ou fabricação de bens destinados à venda, bem como pelos produtos acabados e em elaboração, como disposto nos incisos I e II do artigo 3º das Leis nº. 10.833/2003 e Lei nº. 10.637/2002.

Esse beneficio é concedido as pessoas jurídicas que migram dos regimes de tributação do Imposto de Renda do Lucro Presumido e do Simples Nacional para o do Lucro Real, sendo assim sujeitas à incidência não-cumulativa do PIS e da Cofins. Em razão dessa mudança, a pessoa jurídica terá o direito de descontar créditos correspondentes a estas contribuições calculados sobre o estoque de abertura, devidamente comprovado.

Sobre os valores em estoque, a empresa poderá creditar-se de 0,65% de PIS e 3% de Cofins desde que siga o valor total desse crédito distribuídos em 12 parcelas iguais e sucessivas a serem aproveitadas no ano-calendário subsequente. Caso a empresa venha depois sair do Lucro Real e migrar para o Lucro Presumido ou Simples Nacional, o dia que retornar ao Lucro Real terá novamente direito a esse tipo de crédito.

No cálculo desse crédito, serão considerados exclusivamente os bens adquiridos na composição do estoque existente na data da mudança de regime. Basicamente, o governo concede esse beneficio para que na mudança de um regime de tributação para o outro a empresa não tenha prejuízos, garantindo a igual competitividade entre as outras tributadas por essa base de cálculo.

Observando a mudança de regimes, verifica-se que ao entrar no Lucro real, a pessoa jurídica passa a fazer parte do regime não-cumulativo de PIS e Cofins. A vantagem de se estar nesse regime é que a empresa poderá abater do valor a ser pago de tal imposto e contribuição o valor que ela pagou (de forma indireta) na compra.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Carlos Braga Monteiro

CEO fundador do Grupo Studio.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos