Quando escolheram a data de sua manifestação, aqueles que querem destruir o regime constitucional em vigor colocaram nas nossas mãos a chave para descobrir quem eles são e o que pretendem.

Todo ato humano tem ou pode ter um valor simbólico. A manifestação em defesa da Petrobras, da legalidade e do mandato de Dilma Rousseff ocorreu num dia 13, número utilizado pela petista para ser eleita. Em 2015 entramos no 13o. ano de mandatos petistas.

Os tucanos escolheram o dia 15 de março para fazer o ato pró-impedimento. O número do partido é 45, portanto, a própria data em si deve ter sido levada em conta nas discussões que resultarão no agendamento do ato pelos defensores do autoritarismo e da destruição do regime constitucional em vigor.

Júlio César foi assassinato em 15 de março. Ele era homem, militar e autoritário. Dilma é mulher, tolerante e foi vítima dos militares. Portanto, a presidenta do Brasil não pode ser equiparada ao conquistador da Gália esfaqueado nas escadarias do Senado de Roma.

Ernesto Geisel foi empossado em 15 de maço de 1974. João Baptista Figueiredo recebeu a faixa presidencial nesta mesma data em 1979. Vários organizadores da marcha em favor da privatização da Petrobras e da entrega do Pré-Sal aos norte-americanos não escondem sua simpatia pela ditadura militar. Portanto, é possível que eles tenham escolhido a data de 15 de março para homenagear o regime autoritário e aqueles que comandaram o mesmo.

Em 15 de março de 1789, Joaquim Silvério dos Reis delata os conjurados ao Visconde de Barbacena. Esta delação deu início à devassa que abortou a primeira tentativa de implantar um regime republicano no Brasil. Tiradentes foi preso, condenado, enforcado e esquartejado. Os outros conjurados foram todos degredados, inclusive Tomás Antônio Gonzaga contra quem nada se provou.

Uma delação detonou o escandalo da Lava Jato, que tem sido colocado no centro da crise política (muito embora seu causador tenha sido FHC e Gilmar Mendes, os dois autores do Decreto que dispensou a Petrobras de fazer licitações). Os organizadores do ato em favor do golpe de estado não aceitam o resultado das eleições. Portanto, eles acreditam que a “soberania popular” não deve ser o fundamento do poder político no Brasil. Como os aristocratas do período colonial, eles parecem acreditar que nasceram para governar. Em razão disto, eles podem sim ter escolhido o dia da delação Joaquim Silvério dos Reis porque pretendem fazer o Brasil voltar no tempo, provocar o renascimento das estruturas de poder anti-democráticas que existiam no tempo da Colônia.

A pretensão dos organizadores do ato do dia 15 de março de privatizar a Petrobras e revogar a Lei que regulamenta a exploração do Pré-Sal indica que eles estão comprometidos com uma nova Colonização do nosso país. Mas desta vez os EUA e não Portugal será a metrópole de onde emanarão as cartas régias que irão regular e limitar nossa vida econômica, política e social.

No dia 15 de março de 1938 as tropas da Alemanha nazista invadiram a Tchecoeslováquia sem enfrentar resistência. Os neo-nazistas brasileiros odeiam o PT e defendem a deposição violenta de Dilma Rousseff. Muitos deles se escondem no PSDB, agremiação que tem ficado mais e mais parecida com o NSDAP há medida que não consegue convencer o povo brasileiro a votar nos seus candidatos. A data escolhida pelor organizadores do golpe de estado certamente agradou os neo-nazistas. O nazismo, contudo, foi derrotado na Europa com a ajuda do Brasil. Os brasileiros pegaram em armas para aniquilar os nazistas no passado e farão isto no futuro se necessário for.

Até aqui analisei a simbologia da data da manifestação anti-democracia do ponto de vista dos seus organizadores. Farei agora algumas considerações simbólicas levando em conta outro critério.

De todos os acontecimentos, o que mais ajuda a compreender o que ocorreu no terceiro domingo de março de 2015 é a estréia do filme “O Poderoso Chefão” em 15 de março de 1972. A saga de Francis Ford Coppola retrata a vida de uma família mafiosa. Nos últimos anos vários membros do PSDB foram presos e/ou perderam seus mandatos por decisões judiciais. Há tucanos na lista dos mafiosos que depositaram dinheiro sujo no HSBC da Suíça, um deles foi assessor próximo de FHC durante as privatizações. O tucanato paulista opera como se fosse uma verdadeira máfia e vários dos líderes do partido em São Paulo estão implicados na roubalheira do Metrô em São Paulo.

Mafiosos geralmente são violentos, intolerantes e intransigentes. Um mafioso não hesita em usar a força para submeter seus capangas. Uma família mafiosa se impõe pela força sobre a comunidade que domina ou pretende dominar. O regime de vida entre os mafiosos não é e não pode ser democrático. Como os tucanos que organizaram e participarão do ato no próximo dia 15 de março de 2015, os mafiosos detestam e desdenham coisas como: soberania popular, igualdade jurídica nas urnas, respeito à legalidade e às decisões do TSE, etc…

Dilma Rousseff é odiada intensamente pelos tucanos, pois sob seu governo o combate à corrupção tem sido exemplar e implacável como até Hillary Clinton reconheceu há algum tempo http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-estabelece-padrao-mundial-contra-a-corrupcao-afirma-hillary-clinton,862122. A operação Laja Jato desmontou a máfia que nasceu e cresceu dentro da Petrobras à sombra do Decreto assinado por FHC e Gilmar Mendes.

Os mafiosos vivem nas sombras. Eles gostam de agir criminosamente sem ser vistos como sendo os protagonistas dos crimes que cometem. Um bom mafioso usa “mão de gato” como sugeriu FHC aos seus capangas http://jornalggn.com.br/noticia/fhc-propoe-mao-de-gato-do-psdb-nas-passeatas-pro-impeachment . Portanto,o filme “O Poderoso Chefão” (estreado em 15 de março de 1972) pode ser considerado uma importante chave simbólica para entender as relações dos mafiosos tucanos com o que ocorreu em 15 de março de 2015.



Informações sobre o texto

Atualizações necessárias no texto, pois o mesmo foi escrito antes do 15/03/2015 e já estamos em 17/03/20105.

Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT)

RIBEIRO, Fábio de Oliveira. 15 de março de 2015, aspectos simbólicos. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 20, n. 4276, 17 mar. 2015. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/37213>. Acesso em: 22 maio 2019.

Comentários

20

  • 0

    FRANCISCO REGINALDO DE LIMA

    retrato do BRASIL : RAINHA DOS BAIXINHO mãe solteira fez filme porno criança 14 anos
    REI FUTEBOL não reconhece paternidade mesmo com exame
    SALÁRIO de UM presidiário e maior que de um pai de FAMILIA
    MENOR na febem 01 mês custa mais doque uma criança na escola publica durante um 1 ano todo.
    PARLAMENTARES agora tem direito até pagamento de viagem para esposa ou esposo.
    SÓ falta liberar visita intima naS ASSEMBLEIAS
    MUDAR sabe quando NUNCA.............

  • 0

    Meiri Luci Vieira Fernandes

    Caro Doutor, deixando de lado a simbologia da data que, entendo, ancora a sua argumentação, tudo o mais é a pura verdade, acredito e concordo plenamente. Parabéns pela bravura e sinceridade - como já dito por outro comentarista, nunca desista dos seus ideais! Quanto à alguns comentários ofensivos à sua pessoas e entendimento, releve; este é um espaço democrático e a divergência de idéias só nos fortalece - se o comentarista limita-se à ofensas vazias de argumentação, uma coisa é certa: - o senhor desestabilizou-o, portanto ele não está convicto das próprias idéias!

  • 0

    lexmelo@yahoo.com.br

    Acho que o sr. divagou nos pensamentos. e esqueceu um simples detalhe: dia 15 de março foi domingo, domingo é mais fácil de reunir pessoas em vários lugares diferentes. Esqueceu que a Constituição permite a manifestação dos cidadãos. Muda lá pra Venezuela, lá que está bom. Ah! Se for, leva papel higiênico pois lá falta, leva também comida, roupa, etc, mas daqui uns dias, aliás , já foram as compras, aqui também já está faltando, não tanto quanto lá, mas já falta.

  • 0

    daniela

    Obrigada Fábio. É realmente sinistra a coincidência de datas e muito mais a reação golpista. Crise? Há, com certeza. Corrupção idem. Mas seria interessante também investigar o escândalo do metrô de SP e até mesmo o aeroporto de Cláudio e os 500kg de cocaína no helicóptero do ex-governador de minas que mora no Rio de Janeiro. As pessoas clamam pela cabeça de Dilma mas se esquecem que atrás dela virá Eduardo Cunha; E não esqueçamos que infelizmente a Lei de Gerson impera neste país, e portanto acho que falta auto-crítica na maioria dos críticos vorazes. Precisamos de reforma política já! E que não seja pelas mãos do PMDB... Cadê o PSDB com essa proposta?

  • 0

    Leonardo Guimarães Mares

    Só para lembrar um pouquinho do porque, que, os políticos não sabem a razão das manifestações que acontecem pelo Brasil.






    A HISTORIA É A MÃE DE TODAS AS VERDADES


    1985 -
    O PT É CONTRA A ELEIÇÃO DE TANCREDO NEVES E EXPULSA OS
    DEPUTADOS QUE VOTARAM NELE.
    1988 -
    O PT VOTA CONTRA A NOVA CONSTITUIÇÃO QUE MUDOU O RUMO DO BRASIL.
    1989 -
    O PT DEFENDE O NÃO PAGAMENTO DA DÍVIDA BRASILEIRA, O QUE
    TRANSFORMARIA O BRASIL NUM CALOTEIRO MUNDIAL.
    1993 -
    PRESIDENTE ITAMAR FRANCO CONVOCA TODOS OS PARTIDOS PARA UM
    GOV ERNO DE COALIZÃO PELO BEM DO PAÍS. O PT FOI CONTRA E NÃO
    PARTICIPOU.
    1994 -
    O PT VOTA CONTRA O PLANO REAL E DIZ QUE A MEDIDA É ELEITOREIRA.
    1996 -
    O PT VOTA CONTRA A REELEIÇÃO. HOJE DEFENDE.
    1998 -
    O PT VOTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA TELEFONIA, MEDIDA QUE HOJE
    NOS PERMITE TER ACESSO A INTERNET E MAIS DE 150 MILHÕES DE LINHAS
    TELEFÔNICAS.
    1999 -
    O PT VOT A CONTRA A ADOÇÃO DO CÂMBIO FLUTUANTE.
    1999 -
    O PT VOTA CONTRA A ADOÇÃO DAS METAS DE INFLAÇÃO.
    2000 -
    O PT LUTA FEROZMENTE CONTRA A CRIAÇÃO DA LEI DA
    RESPONSABILIDADE FISCAL, QUE OBRIGA OS GOVERNANTES A GASTAREM APENASÂ O
    QUE ARRECADAREM, OU SEJA, O ÓBVIO QUE NÃO ERA FEITO NO BRASIL.
    POR QUE SERÁ?
    2001 -
    O PT VOTA CONTRA A CRIAÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS NO GOVERNO
    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:
    BOLSA ESCOLA, VALE ALIMENTAÇÃO, VALE GÁS,
    PETI E OUTRAS BOLSAS SÃO CLASSIFICADAS COMO ESMOLAS ELEITOREIRAS E
    INSUFICIENTES.
    QUASE TODA ESTRUTURA SÓCIO-ECONÔMICA DO BRASIL FOI CONSTRUÍDA NO
    PERÍODO LISTADO ACIMA.
    O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
    HOJE ROUBAM TODOS OS AVANÇOS QUE OS OUTROS PARTIDOS PROMOVERAM E POSAM
    COMO OS ÚNICOS CONSTRUTORES DE UM PAÍS DEMOCRÁTICO.
    JÁ QUE O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS DESDE A SUA FUNDAÇÃO, FICA
    UMA PERGUNTA PARA QUE OS LEITORES RESPONDAM:
    EM 10 ANOS DE GOVERNO, QUAIS AS REFORMAS QUE O PT PROMOVEU NO BRASIL
    PARA MUDAR O QUE OS SEUS ANTECESSORES DEIXARAM?

Veja todos os comentários

Livraria