A recusa de fornecimento de medicamentos X o direito à saúde

09/04/2015 às 11:20
Leia nesta página:

A recusa do Estado de fornecer medicamentos e tratamentos para doenças graves como hepatite C, câncer, mal de Parkinson etc, afronta diretamente a Constituição Federal e a legislação ordinária, ferindo o direito à vida, saúde e dignidade dos cidadãos.

Os portadores de doenças graves, dependentes de tratamentos caros e sofisticados vivem uma situação no mínimo paradoxal: O mesmo Estado que afirma que a saúde é direito dos cidadãos e dever primordial é o que sistematicamente se recusa a fornecer medicamentos e tratamentos, quando solicitados.

Pacientes com insuficiência renal crônica, hepatite viral B e C, osteoporose, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, transplantados, diabéticos, entre outros, sabem o calvário que enfrentam para conseguir que o Estado forneça os medicamentos de que dependem, tendo de lutar bravamente para derrubar as barreiras que o SUS levanta por meio de listagens, protocolos e exigências, que apesar de compreensíveis pelo ponto de vista da necessidade de normatização, ferem a garantia constitucional de acesso à saúde.

Com efeito, o artigo 196 da Constituição Federal estabeleceu que a saúde é como um direito social, público e subjetivo:

“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Do ponto de vista jurídico, a tutela do direito à saúde apresenta duas faces – uma de preservação e outra de proteção. Enquanto a preservação da saúde se relaciona às políticas de redução de risco de uma determinada doença, numa órbita genérica, a proteção à saúde se caracteriza como um direito individual, de tratamento e recuperação de uma determinada pessoa[1].

E é claro que a eficácia de qualquer tratamento depende, em grande medida, de medicamentos que são os “responsáveis pelo restabelecimento das funções de um organismo eventualmente debilitado”[2]

Assim, é no mínimo contraditória a rotineira recusa de fornecimento de medicamentos pelo SUS, em face da obrigação do Poder Público de promover a proteção da saúde dos cidadãos, não sendo admissível que o Estado permaneça indiferente ao problema da saúde da população, sob pena de incidir, ainda que por censurável omissão, em grave comportamento inconstitucional, que tem levado cada vez mais as pessoas a buscarem na via judicial o que não tem encontrado administrativamente:

“A notória precariedade do sistema público de saúde brasileiro, bem como o insuficiente fornecimento gratuito de medicamentos, muitos dos quais demasiadamente caros até paras as classes de maior poder aquisitivo, têm feito a população civil socorrer-se, com êxito, das tutelas de saúde para a efetivação do seu tratamento médico, através de provimentos judiciais liminares, fenômeno esse que veio a ser denominado de “judicialização” da Saúde[3]”.

O crescente número de ações judiciais vem tendo êxito, porque é inconcebível a recusa no fornecimento gratuito de remédios e/ou tratamentos a paciente em estado grave, sem condições financeiras de custear as respectivas despesas.

A recusa do Estado de fornecer remédios e tratamentos sob alegação de que não estão normatizados, não constam das listagens e protocolos existentes é desumana. Mais do que isso, é cruel, é criminosa.

A hepatite viral do tipo C, por exemplo, doença gravíssima que atinge quase 2% da população mundial, é tratável e pode ser curada, se o paciente tiver acesso aos medicamentos mais modernos e eficazes que existem no mercado. Relatos médicos dão notícia de que cerca de 90% dos pacientes submetidos aos tratamentos e remédios adequados se livram da carga viral.

São medicamentos caros? Sim, são caríssimos! São inacessíveis a maior parte dos pacientes, mas não é por essa razão que devem ser negados aos que deles necessitam.

Ainda mais porque não há alternativa. Ou se faz o tratamento, ou se tomam os remédios prescritos, ou não se tratam as doenças, entregando-se passivamente à morte.

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes do STF teve oportunidade de se manifestar sobre esta questão, registrando num julgamento que o alto custo dos medicamentos, necessitados pelo paciente que buscou a Justiça, “não seria motivo para a recusa no fornecimento “ainda mais por se tratarem dos “únicos medicamentos eficientes para as moléstias apresentadas” registrando também que os protocolos clínicos do SUS não seriam inquestionáveis, admitindo a contestação pela via judicial.”l[4]

Evidentemente, a questão financeira é relevante, mas cabe ao Estado se organizar e buscar uma forma de custeio, que viabilize o tratamento.

Não podemos aceitar a omissão estatal. O direito ao recebimento gratuito dos remédios é legalmente assegurada e temos de lutar por ela, mesmo que isso signifique buscar o Poder Judiciário.

Referencias:

[1] CASTRO, Henrique Hoffmann Monteiro de. Do direito público subjetivo à saúde: conceituação, previsão legal e aplicação na demanda de medicamentos em face do Estado-membro. Disponível em *jus2. Uol. Com. Br/doutrina/texto. Asp? Id=6783

[2] idem

[3] ORDACGY, André da Silva. A tutela de direito de saúde como um direito fundamental do cidadão. Disponível em http://www.dpu.gov.br/pdf/artigos/artigo_saude_andre.pdf

[4] CARVALHO, Luiza de. STF começa a decidir regras para custeio de medicamentos. Artigo publicado no jornal Valor Econômico, Caderno Legislação & Tributos. Visualizado no site da Associação dos Advogados de São Paulo. Disponível em http://www.aasp.org.br/aasp/imprensa/clipping/cli_noticia.asp?idnot=7321

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Arthur Werner Menko

Advogado especializado em Direito da Saúde, formado pela PUC/SP há mais de 20 anos, professor universitário há 10 anos. Atualmente, faço parte do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito da Saúde da Faculdade de Saúde Publica da USP

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos