A CRIMINALIZAÇÃO DO PORTE DE ARMA DESMUNICIADA

Leia nesta página:

Breve consideração sobre se o porte de arma desmuniciada constitui crime, abordando os princípios constitucionais penais e teoria constitucionalista do delito.

O referido tema em questão trás bastantes controvérsias e discussões. Destarte observar a divisão de opiniões no próprio Supremo Tribunal Federal que trás no ROHC 81057-SP a descaracterização de crime no porte de arma desmuniciada e em contrário, no HC 96922-RS dizendo que o porte de arma desmuniciada constitui crime.

            Porém é relevante observar as condições necessárias para a tipificação do delito em questão. Trata-se de porte de arma desmuniciada, incapaz de ceifar vidas, o que não pode trazer riscos à integridade das pessoas.

            Entretanto, a arma desmuniciada é capaz de intimidar as pessoas quando usada em concurso com outro crime, como por exemplo, no roubo. Assim como cita o referido ROHC 81057-SP, outros objetos também são capazes de intimidar, como da faca à pedra e do caco ao vidro, e estes não são caracterizados como arma de fogo e respectiva munição. Importante ressaltar também a visão do jurista Luis Flávio Gomes ao dizer que sem a arma estar municiada não há a possibilidade de crime sem lesão ou perigo concreto de lesão ao bem jurídico.

            Em posição contrária, no HC 96922-RS diz que “para a configuração do crime de porte de arma de fogo não importa se a arma está ou não municiada ou, ainda, se apresenta regular funcionamento”.

            Ainda no mesmo HC 96922-RS, “a norma incriminadora prevista no art. 10 da Lei 9.437/97 não fazia qualquer menção à necessidade de se aferir o potencial lesivo da arma”.

            Diante da indagação de qual bem jurídico a norma do artigo 14 da Lei do Desarmamento quer tutelar, arrisco a dizer que a incolumidade pública estaria em primeiro lugar.

            Portanto, baseando-se no princípio da ofensividade, é notável dizer que mesmo a arma estando desmuniciada, se ela é capaz de intimidar e ofender a integridade física e psíquica das pessoas (pois sem laudo pericial à primeira vista não se é capaz saber se a arma está municiada ou não), o porte de arma desmuniciada constitui crime sim. Ainda mais que o tipo penal diz que somente o porte de arma já caracteriza o crime, independente se está municiada ou não, sendo desnecessária a comprovação lesiva da arma por laudo pericial.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

GOMES, Luis Flávio.  Arma desmuniciada não constitui crime. Portal LFG. São Paulo, 05 julho 2004. Disponível em: <http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20040705164616375> . Acesso em: 10 jun. 2010.

SILVA, Luciana Carneiro da. O porte ilegal de arma de fogo desmuniciada constitui crime? E a posse de munição?. Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n. 2243, 22 ago. 2009. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=13377>. Acesso em: 10 jun. 2010.

STF. HC 96922 / RS – Rio Grande do Sul. Relator(a):  Min. Ricardo Lewandowski. Julgamento em 17/03/2009 . Órgão Julgador:  Primeira Turma. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudencia.asp?s1=HC96922&base=baseAcordaos> . Acesso em: 10 jun. 2010.

STF. RHC 81057 / SP – São Paulo. Recurso em Hábeas Corpus. Relator: Min. Ellen Gracie. Relator para Acórdão: Min. Sepúlveda Pertence. Julgamento em  25/05/2004. Órgão Julgador:  Primeira Turma. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudencia.asp?s1=(RHC$.SCLA. E 81057.NUME.) OU (RHC.ACMS. ADJ2 81057.ACMS.)&base=baseAcordaos>. Acesso em: 10 jun. 2010.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Cecília Cardoso Silva Magalhães Resende

Graduada em Direito pela Universidade de Uberaba em 2009. Pós-graduada em Ciências Penais pela Uniderp/Anhanguera em 2012. Advogada militante em Uberaba/MG nas áreas: Criminal, Cível, Família e Previdenciária.<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos