Direito sucessório dos inseminados post mortem

Exibindo página 2 de 2
11/11/2015 às 18:51
Leia nesta página:

[1]PEREIRA, Lafayette Rodrigues, Direito de Família. Anotações e adaptações ao Código Civil por José Bonifácio de Andrada e Silva, 5ª ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1956, p. 255.

[2]BEVILÁQUA, Clóvis, Código Civil dos Estados Unidos do Brasil comentado. Vol. II. 11ª, atualizada por AchillesBeviláqua. Rio de Janeiro: Editora Paula de Azevedo, 1956, p. 233

[3]RODRIGUES, Silvio. Direito Civil: volume 6,. 27ª ed., atualizada por Francisco Cahali, com anotações ao novo Código Civil (Lei n. 10.406, de 10-1-2002). São Paulo Saraiva, 2002, p.321.

[4] Art. 226. A família base da sociedade tem especial proteção do Estado.

§ 7º Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e na paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas.

[5] Art. 1.565. Pelo casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condição de consortes, companheiros e responsáveis pelos encargos da família.

§ 2º O planejamento familiar é de livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e financeiros para o exercício desse direito, vedado qualquer tipo de coerção por parte de instituições privadas ou públicas.

[6] RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Família. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 15 e 16.

[7] DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 8. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011, p. 360.

[8] Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

III - a dignidade da pessoa humana

[9]SCALQUETTE, Ana Cláudia S. Estatuto da Reprodução Assistida – São Paulo: Saraiva, 2010, p. 305

[10] Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

[11] DIAS, Maria Berenice. Manual das Sucessões. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008, p. 321-322

[12] Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

§ 6º Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação

[13] Art. 1.596. Os filhos, havidos ou não da relação de casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

[14]SCALQUETTE, Ana Cláudia S. Estatuto da Reprodução Assistida – São Paulo: Saraiva, 2010, p. 302

[15] GOLÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: direito das sucessões, v.7 – 9. Ed – São Paulo: Saraiva, 2015, p. 19

[16]GOLÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: direito das sucessões, v.7 – 9. Ed – São Paulo: Saraiva, 2015, p. 20

[17] Art. 1.798. Legitimam-se a suceder as pessoas nascidas ou já concebidas no momento da abertura da sucessão.

[18] Art. 1.799. Na sucessão testamentária podem ainda ser chamados a suceder:

I – os filhos, ainda não concebidos, de pessoas indicadas pelo testador, desde que vivas estas ao abrir-se a sucessão;

[19]GOLÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: direito das sucessões, v.7 – 9. Ed – São Paulo: Saraiva, 2015, p. 69

[20] PINTO, Carlos Alberto Ferreira. Reprodução Assistida: Inseminação Artificial Homóloga Post Mortem e o Direito Sucessório. São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/textosjuridicos/879805. Acesso em: 2 de maio de 2015.

[21]SCALQUETTE, Ana Cláudia S. Estatuto da Reprodução Assistida – São Paulo: Saraiva, 2010, p. 58

[22]MALUF, Adriana Caldas do Rego Freitas Dabus. Curso de bioética e biodireito /Adriana Caldas do Rego Freitas Dabus Maluf – 2ª ed. – São Paulo: Atras, 2013, p.194

[23]SCALQUETTE, Ana Cláudia S. Estatuto da Reprodução Assistida – São Paulo: Saraiva, 2010, p. 70

[24]Art. 1.597. Presumem-se concebidos na constância do casamento os filhos:

III - havidos por fecundação artificial homóloga, mesmo que falecido o marido;

[25] Art. 4º O consentimento livre e esclarecido será obrigatório para ambos os beneficiários, nos casos em que a beneficiária seja uma mulher casada ou em união estável, vedada a manifestação da vontade por procurador, e será formalizado em instrumento particular, que conterá necessariamente os seguintes esclarecimentos:

VII – as condições em que o doador ou depositante autoriza a utilização de seus gametas, inclusive postumamente;

[26] 106 – Art. 1.597, inc. III: para que seja presumida a paternidade do marido falecido, será obrigatório que a mulher, ao se submeter a uma das técnicas de reprodução assistida com o material do falecido, esteja na condição de viúva, sendo obrigatório, ainda, que haja autorização escrita do marido para que se utilize seu material genético após sua morte.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

[27]DINIZ, Maria Helena. O estado atual do biodireito – 9ª ed. rev., aum. e atual. de acordo com o Código de Ética e Medicina – São Paulo: Saraiva, 2014, p 688.

[28] Acórdão n.820873, 20080111493002APC, Relator: NÍDIA CORRÊA LIMA, Relator Designado:GETÚLIO DE MORAES OLIVEIRA, Revisor: GETÚLIO DE MORAES OLIVEIRA, 3ª Turma Cível, Data de Julgamento: 03/09/2014, Publicado no DJE: 23/09/2014. Pág.: 139

[29]Art. 1.800. No caso do inciso I do artigo antecedente, os bens da herança serão confiados, após a liquidação ou partilha, a curador nomeado pelo juiz.

§ 4o Se, decorridos dois anos após a abertura da sucessão, não for concebido o herdeiro esperado, os bens reservados, salvo disposição em contrário do testador, caberão aos herdeiros legítimos.

[30]SCALQUETTE, Ana Cláudia S. Estatuto da Reprodução Assistida – São Paulo: Saraiva, 2010, p. 75

[31] Art. 1.973. Sobrevindo descendente sucessível ao testador, que não o tinha ou não o conhecia quando testou, rompe-se o testamento em todas as suas disposições, se esse descendente sobreviver ao testador.

Art. 1.974. Rompe-se também o testamento feito na ignorância de existirem outros herdeiros necessários.

Art. 1.975. Não se rompe o testamento, se o testador dispuser da sua metade, não contemplando os herdeiros necessários de cuja existência saiba, ou quando os exclua dessa parte.

[32] SCALQUETTE, Ana Cláudia S. Estatuto da Reprodução Assistida – São Paulo: Saraiva, 2010, p. 75

[33] NÓBREGA, Dario Alexandre Guimarães. A Reprodução Humana Assistida Post Mortem e o Direito Sucessório do Concebido – uma Interpretação Constitucional da Legitimidade Sucessória a partir do Princípio da Isonomia. Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões. Porto Alegre: Magister; Belo Horizonte: IBDFAM. Ano XII. nº 20, Fev-Mar 2011, p. 57

[34]Art. 1.800. No caso do inciso I do artigo antecedente, os bens da herança serão confiados, após a liquidação ou partilha, a curador nomeado pelo juiz.

§ 4o Se, decorridos dois anos após a abertura da sucessão, não for concebido o herdeiro esperado, os bens reservados, salvo disposição em contrário do testador, caberão aos herdeiros legítimos.

[35]Art. 1.824. O herdeiro pode, em ação de petição de herança, demandar o reconhecimento de seu direito sucessório, para obter a restituição da herança, ou de parte dela, contra quem, na qualidade de herdeiro, ou mesmo sem título, a possua.

[36]Art 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos