Recuperação judicial impede a cobrança da dívida de codevedores?

Leia nesta página:

Análise do do Recurso Repetitivo n. 1.333.349.

A PRIMEIRA QUESTÃO 

Um credor propõe execução forçada contra devedor coobrigado a uma dívida da qual o outro devedor é uma empresa QUE teve deferido o processamento de seu pedido de recuperação judicial. 

Por exemplo, suponhamos que um Banco (credor) tenha ajuizado uma execução forçada contra o avalista de uma Cédula de Crédito Bancário em que o avalizado (devedor principal) é empresa em recuperação judicial.

Aqui, estou me referindo ao deferimento do processamento da recuperação judicial de que tratam os arts. 6º, caput, e 52, inciso III, da Lei n. 11.101/2005, no sentido de que "Estando em termos a documentação exigida no art. 51 desta Lei, o juiz deferirá o processamento da recuperação judicial e, no mesmo ato"... "ordenará a suspensão de todas as ações ou execuções contra o devedor".

A questão é: a execução forçada ajuizada contra o devedor coobrigado deve também ser suspensa, em razão do deferimento do processamento da recuperação judicial da empresa codevedora, ou pode tal execução ter seguimento? 

A PRIMEIRA RESPOSTA

A execução judicial contra o devedor coobrigado deve ter seguimento. No caso do nosso exemplo, é a execução do Banco contra o avalista da Cédula de Crédito Bancário (mas poderíamos tomar por exemplo outras dívidas, decorrentes de um título de crédito ou de um contrato, como fiança). 

Isso porque a Lei n. 11.101 de 2005 diz expressamente (observe a exceção do parágrafo primeiro):

Art. 49. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos.

§ 1º Os credores do devedor em recuperação judicial conservam seus direitos e privilégios contra os coobrigados, fiadores e obrigados de regresso." (Grifei)

A SEGUNDA QUESTÃO

Vejamos agora a mesma questão (seguimento ou suspensão da execução contra o devedor coobrigado), em situação semelhante da acima disposta, porém, com a peculiaridade de que o plano de recuperação judicial da empresa codevedora agora foi aprovado pela Assembleia de Credores e a recuperação foi concedida por sentença. 

Neste momento, já estou, portanto, tratando da aprovação do plano de recuperação judicial e da novação daí resultante, conforme art. 59, caput, da Lei n. 11.101 de 2005. 

A questão, então, passa a ser: aquela execução forçada contra o devedor coobrigado (em nosso exemplo, o avalista da Cédula de Crédito Bancário) deve ser suspensa?

A SEGUNDA RESPOSTA.  

Diz a Lei n. 11.101 de 2005:

Art. 59. O plano de recuperação judicial implica novação dos créditos anteriores ao pedido, e obriga o devedor e todos os credores a ele sujeitos, sem prejuízo das garantias, observado o disposto no § 1º do art. 50 desta Lei.

§ 1º A decisão judicial que conceder a recuperação judicial constituirá título executivo judicial, nos termos do art. 584, inciso III, do caput da Lei n.º 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil."

E, por sua vez, diz o Código Civil: 

Art. 364. A novação extingue os acessórios e garantias da dívida, sempre que não houver estipulação em contrário. Não aproveitará, contudo, ao credor ressalvar o penhor, a hipoteca ou a anticrese, se os bens dados em garantia pertencerem a terceiro que não foi parte na novação.

Art. 365. Operada a novação entre o credor e um dos devedores solidários, somente sobre os bens do que contrair a nova obrigação subsistem as preferências e garantias do crédito novado. Os outros devedores solidários ficam por esse fato exonerados." (Grifei)

Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi chamado, por diversas vezes, para decidir a questão e sedimentou o seguinte entendimento, no Recurso Repetitivo n. 1.333.349 (2010/0142268-4), conforme voto do Ministro Relator Dr. Luis Felipe Salomão:

Com efeito, percebe-se de logo que a novação prevista na lei civil é bem diversa daquela disciplinada na Lei n. 11.101⁄2005. Se a novação civil faz, como regra, extinguir as garantias da dívida, inclusive as reais prestadas por terceiros estranhos ao pacto (art. 364 do Código Civil), a novação decorrente do plano de recuperação traz, como regra, ao reverso, a manutenção das garantias (art. 59, caput, da Lei n. 11.101⁄2005), as quais só serão suprimidas ou substituídas 'mediante aprovação expressa do credor titular da respectiva garantia', por ocasião da alienação do bem gravado (art. 50, § 1º). 
Por outro lado, a novação específica da recuperação desfaz-se na hipótese de falência, quando então os 'credores terão reconstituídos seus direitos e garantias nas condições originalmente contratadas' (art. 61, § 2º). 
Daí se conclui que o plano de recuperação judicial opera uma novação sui generis e sempre sujeita a condição resolutiva, que é o eventual descumprimento do que ficou acertado no plano, circunstância que a diferencia, sobremaneira, daqueloutra, comum, prevista na lei civil. (...) 
Portanto, muito embora o plano de recuperação judicial opere novação das dívidas a ele submetidas, as garantias reais ou fidejussórias são preservadas, circunstância que possibilita ao credor exercer seus direitos contra terceiros garantidores e impõe a manutenção das ações e execuções aforadas em face de fiadores, avalistas ou coobrigados em geral
Deveras, não haveria lógica no sistema se a conservação dos direitos e privilégios dos credores contra coobrigados, fiadores e obrigados de regresso (art. 49, § 1º, da Lei n. 11.101⁄2005) dissesse respeito apenas ao interregno temporal que medeia o deferimento da recuperação e a aprovação do plano, cessando tais direitos após a concessão definitiva com a decisão judicial." (Grifei)

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Desse modo, a execução forçada contra o devedor coobrigado também tem seguimento mesmo que a empresa (devedora principal) tenha em seu favor, até mesmo, a sentença da recuperação judicial - ainda que transitada em julgado. 

O ENTENDIMENTO FIXADO NA JURISPRUDÊNCIA. 

A partir do Recurso Repetitivo n. 1.333.349, foi fixada a seguinte tese pela Segunda Seção do STJ, à unanimidade:

A recuperação judicial do devedor principal não impede o prosseguimento das execuções nem induz suspensão ou extinção de ações ajuizadas contra terceiros  devedores solidários ou coobrigados em geral, por garantia cambial, real ou fidejussória, pois não se lhes aplicam a suspensão prevista nos arts. 6º, caput, e 52, inciso III, ou a novação a que se refere o art. 59, caput, por força do que dispõe o art. 49, § 1º, todos da Lei n. 11.101/2005." (Grifei)
  • Numa só frase:
  • A suspensão (prevista no art. 6º, caput, da Lei n. 11.101 de 2005) de todas as ações e execuções em face do devedor,  beneficia somente a empresa devedora em regime de recuperação judicial, não impedindo o curso das execuções contra os coobrigados, fiadores e obrigados de regresso. 


Antigamente, a propósito, a concordata preventiva do devedor já não impedia a execução do credor contra os avalistas e devedores solidários do concordatário e, também, a lei falencial anterior (Decreto-Lei n.º 7.661, de 21 de junho de 1945), no já revogado art. 148, dispunha que "A concordata não produz novação, não desonera os coobrigados com o devedor, nem os fiadores dêste e os responsáveis por via de regresso". 

MAIS DOIS COMENTÁRIOS

 1º) Também é beneficiado pela suspensão das ações e execuções contra si ajuizadas o sócio de responsabilidade solidária da empresa devedora. Assim, se este sócio (de responsabilidade solidária) for devedor coobrigado, a ação ou execução em relação a ele será suspensa, também, pelo deferimento do processamento da recuperação judicial da empresa. Realmente, dispõe o art. 6º da Lei n. 11.101 de 2005: 

Art. 6º A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial suspende o curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedorinclusive aquelas dos credores particulares do sócio solidário."  (Grifei)
 

E há vários precedentes do STJ quanto a isso. Por exemplo:

Conforme o disposto art. 6º da Lei n. 11.101/05, o deferimento de recuperação judicial à empresa co-executada não tem o condão de suspender a execução em relação a seus avalistas, à exceção do sócio com responsabilidade ilimitada e solidária." (STJ - AgRg nos EDcl no REsp 1280036/SP, Rel. Ministro SIDNEI BENETI, TERCEIRA TURMA, julgado em 20/08/2013, DJe 05/09/2013)

Na categoria de sócio de responsabilidade ilimitada estão quaisquer dos sócios, na sociedade em nome coletivo (art. 1.039 do CC/2002), o comanditado, na sociedade em comandita simples (art. 1.045 do CC/2002) e o acionista-diretor, na sociedade em comandita por ações (art. 1.091 do CC/2002). 

2º) Quando nem mesmo a empresa em recuperação é beneficiada pela Lei n.º 11.101/05, é óbvio que o devedor coobrigado também não o será. Por exemplo, em qualquer caso, seja contra a empresa, seja contra o devedor coobrigado, terá prosseguimento a ação em que se demandar quantia ilíquida (que continuará a correr no juízo no qual já estiver se processando). Para informações mais completas a esse respeito, será útil ler §§ 1º, 2º e 7º, do art. 6º; §§ 3º e 4º, do art. 49; inciso II, do art. 86; e inciso III, do art. 52, todos da Lei n.º 11.101/2005. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Thiago Cássio D'Ávila Araújo

Procurador Federal da Advocacia-Geral da União (PGF/AGU) em Brasília/DF. Foi o Subprocurador Regional Federal da Primeira Região (PRF1). Ex-Diretor Substituto e Ex-Diretor Interino do Departamento de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal (DEPCONT/PGF), com atuação no STF e Tribunais Superiores; Ex-Coordenador do Núcleo de Assuntos Estratégicos do Departamento de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal (NAEst/DEPCONT/PGF); Ex-Coordenador-Geral de Matéria Finalística (Direito Ambiental) e Ex-Consultor Jurídico Substituto da Consultoria Jurídica do Ministério do Meio Ambiente (CONJUR/MMA); Ex-Consultor Jurídico Adjunto da Matéria Administrativa do Ministério da Educação (MEC); Ex-Assessor do Gabinete da Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça. Desempenhou atividades de Procurador Federal junto ao Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), dentre outras funções públicas. Foi também Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2001) e Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/2010). Em 2007, aos 29 anos, proferiu uma Aula Magna no Supremo Tribunal Federal (STF).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos